Delivery online: conheça essa tecnologia e suas vantagens

Delivery online conheça essa tecnologia e suas vantagens

Aposta segura e lucrativa, o delivery online, junto com o mercado de alimentação, cresceu 27% em 2018, com projeções de acelerar o crescimento em 2019.  


Em 2017, o mercado de delivery online faturou durante o ano mais de R$ 10 bilhões. Em 2018, espera-se ao consolidar os dados um crescimento entre 10% e 17% sobre este número.

Para a americana Forbes, o negócio deixou de ser uma aposta e se concretiza entre os negócios que mais faturam ano a ano.

No Brasil, empresas como a Delivery Much, que foca suas atividades no interior do país, crescem acima do projetado. Para se ter ideia, em 2018 a startup cresceu 132% em GMV – volume bruto de mercadorias movimentadas – e 79% em número de franquias comercializadas.

Segundo Ayran Satarem, Head de Expansão da empresa, os números consolidam uma demanda reprimida de tecnologia, comodidade e segurança – oferecidas pelo delivery online – no interior do Brasil.

Em outras palavras, o delivery online é uma realidade lucrativa e com enorme potencial. Principalmente, para cidades pequenas no Brasil.


E para conhecer um pouco mais sobre como funciona esse modelo de negócio; de que forma é possível ganhar dinheiro com ele e quais são as vantagens que um empreendedor, uma empresa e um usuário tem ao contratar esse serviço. Confira:

MENU DE NAVEGAÇÃO
1 – O que é Delivery online?
2 – Como funciona um delivery online, para empreendedores?
3 – Quais as vantagens de quem contrata o serviço?

O que é o Delivery online?

Delivery online é uma forma de pedir ou oferecer mercadorias online, via aplicativo ou site. No Brasil o formato mais comum é o delivery online de comida. Porém outros modelos, chamados de delivery de tudo já são uma realidade nas grandes cidades e progressivamente estão se estendendo para o interior.

Em franca expansão, nos últimos anos, o modelo de negócio vem transformando a realidade do interior do país. Em Cacoal – RO, por exemplo, a chegado do aplicativo de delivery online da Delivery Much ajudou a modernizar a estrutura dos restaurantes e gerou a implantação de um serviço de moto boys.

“Tivemos que implementar toda uma rede de entregadores partindo do zero, também aumentamos faturamentos de empresas e com isso novas contratações foram feitas pelos restaurantes. Ajudamos os restaurantes a vender na época de crise em 2017 em RO”, relembra Enzo Rosso, franqueado DM.

Para o usuário há mais segurança e comodidade na hora de fazer o pedido. Segundo dados do Ibope, atualmente 56% dos brasileiros preferem fazer pedidos online. É o caso de Ana Paula Rieck, assistente administrativo na Athena Livraria. Usuária Delivery Much, Santa Maria, ela detalha só fazer pedidos via aplicativo, pela comodidade e segurança. “Se o restaurante não está no app não faço pedido”, completa.

Por outro lado, para os estabelecimentos há aumento de renda e diversificação de público, uma vez que é possível eliminar as limitações geográficas para o atendimento. Segundo o Sebrae, para restaurantes, as vantagens são:

– O faturamento aumenta;
– Possibilitar que as pessoas que não são do bairro conheçam a comida do restaurante;
– Aumento das vendas no restaurante, por se tornar conhecido por meio do delivery;
– Potencial para fidelização do cliente por meio da personalização dos pedidos.

Como funciona um delivery online, para empreendedores?

O funcionamento do delivery online é bem simples: o empresário cria o aplicativo ou investe em uma franquia. Capta restaurantes – no caso de delivery de comida – para se tornarem fornecedores dos produtos e cobra uma taxa de entrega para cada pedido realizado. O lucro vem a partir de uma porcentagem desse valor somada a uma mensalidade ou comissão paga pelos estabelecimentos.

A parte mais complexa desse negócio é criar o aplicativo ou o site que permita fazer esse tipo de operação logística de forma simples e intuitiva para os usuários. Depois, é só apresentar aos possíveis clientes e começar a oferecer o serviço para o seu público-alvo.

O consumidor final instala o aplicativo ou acessa o site, fornece o endereço de entrega e navega pelas listas de produtos disponíveis até encontrar o que realmente deseja adquirir. Depois é só clicar nos produtos, adicionar suas observações como adicionar ou tirar itens e concluir o pedido.

O cliente pode, inclusive, receber uma notificação na plataforma assim que a empresa visualizar a encomenda e o produto sair para ser entregue.

Quais as vantagens de quem contrata o serviço?

Se você é dono de um restaurante, por exemplo, e quer fazer as suas entregas por meio dessa nova tecnologia, a dica é buscar as melhores condições dentro das propostas disponíveis no mercado. Faça uma pesquisa não só de valores, mas também da qualidade do serviço, usabilidade da plataforma e o conhecimento que o público tem sobre essa ferramenta.

Veja abaixo algumas vantagens que você pode ter ao contratar um serviço de delivery online para a sua empresa:

  • economia: é bem mais barato oferecer os produtos em um aplicativo e entregá-los na casa dos clientes, do que contratar profissionais como os garçons para trabalhar em um restaurante fixo;
  • banco de dados: é possível guardar todas as informações a respeito de cada um dos clientes. Isso vai ajudá-lo a fazer promoções, campanhas específicas, além de melhorar o relacionamento com os consumidores;
  • análise completa: o aplicativo oferece ao empresário uma série de relatórios que permitem estudar a respeito dos ganhos, vendas, número de clientes, pedidos e outras características importantes para saber como está a situação da empresa e as chances de crescimento;
  • sustentabilidade: com o Delivery online, você não vai precisar gastar com papel, cardápio, guardanapo e outros elementos diversos que podem se transformar em lixo, já que é tudo feito digitalmente;
  • tendência de mercado: o caminho atual leva a vida humana para o lado digital. Será cada vez mais comum que as pessoas usem aplicativos para tudo, em vez de realizarem ligações, por exemplo, para fazerem seus pedidos. E essa é uma tendência irreversível!
Empreender no interior

Agora que você já sabe um pouco sobre as funcionalidades e vantagens do Delivery online, saiba como levar a primeira e única franquia do ramo do Brasil para a sua cidade. Acesse agora o nosso site e saiba como!

Compartilhe este conteúdo:
Mais posts

Preencha o formulário e fique por dentro do mercado de foodservice.

Novidades quentinhas na sua caixa de entrada.
plugins premium WordPress