mercado de delivery no Brasil

Investimentos: tendências para o mercado de delivery no Brasil e no Mundo em 2019

Com crescimento rápido, o mercado de delivery aposta na tecnologia para fidelizar clientes e aumentar receita.


Ao buscar no Google pelo termo “mercado de delivery no Brasil”, as principais notícias são relacionadas ao crescimento do setor no últimos anos. Sendo, também um dos principais responsáveis por puxar a alta do segmento de alimentação “fora de casa” no país.

Segundo dados consolidados pelo Sebrae, em 2017, o delivery movimentou mais de R$ 9 bilhões e cresce ano a ano na casa dos 12%. Número comprovado pela movimentação acima dos R$ 10 bilhões em 2018.

De acordo com a Abrasel, o setor vem se destacando por levar tecnologia, praticidade e a multiplicação de canais de venda para os usuários finais e para os restaurantes. Neste material, você vai ler:

MENU DE NAVEGAÇÃO

1 –  Projeções do mercado de delivery no mundo

2 – O mercado de delivery no Brasil

3 – Como investir no setor de delivery online

1 – Projeções do mercado de delivery no mundo

Segundo o site Statista, o delivery online de comida movimentou em 2018 US$ 82,2 milhões com previsão de movimentar em 2019 mais de US$ 94 milhões.

A taxa média de crescimento estimada para o setor é de 9,3% ao ano, resultando em um volume de US$ 134,5 milhões até 2023. Na comparação de mercados, o maior volume vem da China, que irá movimentar cerca de 40 milhões em 2019.

Na relação de formato de entrega: restaurante para o consumidor e app para o consumidor, há um crescimento projetado de 110% para as plataformas de delivery, com acréscimo de 12,6% de renda até 2020.

Os dados são baseados na projeção de penetração do modelo de delivery online que atualmente tem a seguinte configuração:

  • Américas 4%
  • Europa 14%
  • Mena (Meio oeste e norte da África) 6%
  • China 11%
  • Ásia 15%
  • Média Global de 11%

2 – O mercado de delivery no Brasil

No Brasil, atualmente, existem 4 grandes players atuando o mercado de delivery online. iFood, Ubereats e Rappi disputam as capitais e regiões metropolitanas, enquanto a Delivery Much atua com foco no interior.

Além das 4 empresas, há pelo menos outros dois players que atuam a nível nacional e concorrem no mercado. Contudo, a penetração no país é de apenas 25%. Sendo que, no interior, apenas 6,9% do mercado é atendido pelo delivery online.

Ou seja, segundo do Sebrae, são 102,41 milhões de pessoas que vivem em cidades consideradas do interior e 93,1% delas ainda fazem pedidos por telefone, Facebook ou Whatsapp.

Para Vinícius Dambros, diretor de marketing da Delivery Much (DM), o espaço aberto no interior do país permite a empresas como a DM serem protagonistas na transformação digital fora das capitais.

No caso, da Delivery Much, por atuar em modelo de franquias, a empresa conta com empreendedores locais que ajudam os restaurantes parceiros a potencializar seus negócios observando as características e especificidades de cada cidade.

Apresentação de Franquia Delivery Much

Saiba tudo sobre os números da franquia Delivery Much e como você pode empreender conosco na sua cidade.
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3 – Como investir no setor de delivery online

Não, você não precisa construir seu aplicativo do zero. Embora, esta seja uma opção, há várias outras que vão desde o licenciamento à franquias. O modelo de franquias é o mais indicado, pois o empreendedor se torna dono do negócio e dentro do que está em contrato tem liberdade para administrar seu negócio.

Entenda como funciona uma franquia online aqui: Franquias Online: o que são, melhores franquias, investimentos para 2019 e mercado.

Como funciona o processo seletivo para ser um franqueado Delivery Much?

Com presença em mais de 180 cidades, a Delivery Much Brasil, conta com mais de 230 empreendedores na rede. Todos com desempenho excelente e líderes de mercado em suas cidades.

Evidente, devido ao perfil das cidades e também dos empreendedores algumas se destacam. Dracena e São Roque em São Paulo, Cacoal em Rondônia, Formosa em Goiás e Carlos Barbosa no Rio Grande do Sul são ótimos exemplos de estratégias e boas práticas para alavancar o delivery online. Você pode ler estas histórias de sucesso aqui: 4 histórias inspiradoras de empreendedorismo no interior.

E com base na qualidade das franquias e manutenção do título de app líder de delivery no interior do Brasil, a Delivery Much tem um processo seletivo para escolher seus novos franqueados.

Passo a passo para ser um franqueado/empreendedor Delivery Much  

Menu de acesso rápido

1 – Faça seu cadastro

2 – Contato com consultor

3 – Apresentação Delivery Much, validação de perfil e praça desejada

4 – Documentação e pagamento da Franquia

5 – Assinatura de contrato e treinamento com consultores de sucesso do cliente

6 – Início das atividades

7 – Suporte e reuniões de acompanhamento pela equipe de sucesso do cliente

1 – Faça seu cadastro:

se você tem interesse em adquirir uma franquia Delivery Much, o primeiro passo é acessar a página de franquias e preencher o formulário de interesse. Ele é importante, para que o consultor possa entender previamente o perfil de cada proponente, validar a cidade e já traçar estratégias para o bate papo de venda;

2 – Contato com consultor:

hoje a DM tem uma equipe especializada de consultores que fazem uma pesquisa minuciosa sobre cada cidade no mapa de expansão, para entender a viabilidade e potencial do negócio.

Ou seja, quando o empreendedor preenche o cadastro, além dos dados como telefone e e-mail é obrigatório preencher a cidade de interesse – importante, a cidade de interesse não precisa ser a mesma em que o empreendedor reside.

com esses dados em mãos, os consultores buscam informações de concorrência, PIB per capita, número de restaurantes, possíveis parcerias que podem ser fechadas. Basicamente é feito um diagnóstico da cidade antes de entrar em contato com o proponente para validar o negócio. Em média o consultor entra em contato com o empreendedor em até 24h.

3 – Apresentação Delivery Much, validação de perfil e praça desejada:

esta é uma das etapas iniciais mais importantes. Nela, o empreendedor tem uma visão do todo sobre a franquia. Entende o negócio a fundo desde dedicação de tempo, investimentos de franquia e marketing e potencial da cidade, que irá variar devido a fatores como população, concorrência, número de restaurantes e maturidade tecnológica da região.

4 – Documentação e pagamento da Franquia:

após validação de perfil e da cidade, segurança de que o negócio é viável e lucrativo para o empreendedor são executadas as etapas jurídicas. Entrega de documentos para efetivação da negociação e pagamento da taxa de franquia, que varia de R$ 10 a 30 mil. Conheça as taxas aqui: Delivery Much Taxas.

5 –  Assinatura de contrato e treinamento com consultores de sucesso do cliente:

negócio efetivado, parte-se à etapa de preparação de lançamento da franquia. A partir daqui o empreendedor recebe o contato da equipe de Franchisee Success, responsável por desenhar, junto com o empreendedor, as estratégias de lançamento e projeções de crescimento da franquia nos primeiros 6 meses de atuação.

Nesta etapa também há o treinamento do franqueado, que é feito em Florianópolis – SC. No processo, o empreendedor recebe todas as informações sobre a Delivery Much e quais estratégias serão trabalhadas no lançamento oficial da franquia.

6 – Início das atividades:

todas as etapas concluídas está na hora de colocar as estratégias para rodar. Criar um novo meio de pedir delivery online na cidade, proporcionar mais renda para bares e restaurantes, medir ações, validar e lucrar com a franquia.

É importante lembrar que esta etapa é marcada pelo lançamento. Aqui o empreendedor precisa estar ciente do investimento em marketing para lançamento da franquia, que irá variar de acordo com o tamanho da cidade.

Um fator essencial aqui é a “compra de usuário”, isto é, um investimento que ocorre, em média nos primeiros 6 meses após lançamento, para acelerar a captação de usuários. Este investimento, pode por exemplo ser trabalhado em cupons de desconto, ações de entrega grátis, descontos em produtos específicos ou combos e brindes – por exemplo, compre um açaí e ganhe copo, ou seja, ações que estimulem o usuário a fazer pedidos via delivery online.

7 – Suporte e reuniões de acompanhamento pela equipe de sucesso do cliente

um dos pilares da Delivery Much é o sucesso do franqueado e de toda a cadeia envolvida no processo. Logo, após lançamento, o franqueado é acompanhado de perto pela equipe de Franchisee Success e suporte. Nesta etapa que pode levar até 10 meses, o franqueado é guiado até atingir o Breakeven, ou seja, ponto de equilíbrio, quando a franquia passa a se sustentar sozinha.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o modelo de negócio, baixe nossa Apresentação de Franquias.