Saiba como é o dia a dia de um franqueado da Delivery Much

Desde 2011, a Delivery Much vem transformando a forma de fazer pedidos de refeições no Brasil. Criada em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, a empresa já está presente em mais de 100 cidades do país, sendo a única franquia de delivery online reconhecida pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Qualquer pessoa que deseja empreender pode optar por ser um franqueado da marca. Para começar, é essencial que um dos sócios resida na cidade onde será aberta a unidade e que sejam feitos os investimentos iniciais de aquisição e marketing. Além dessas questões técnicas, é essencial ter uma mentalidade jovem, aberta à tecnologia e às transformações do mercado.

Mas você deve estar se perguntando: como funciona a empresa? Quais são os pilares de atuação dos gestores locais? Que atividades devem fazer parte da rotina operacional? Vamos responder essas perguntas a seguir. Acompanhe o post e entenda como funciona o dia a dia de um franqueado Delivery Much!

 

O modelo de negócio da franquia

A Delivery Much combina alimentação, franquias e tecnologia, três nichos fortes e com tendência de expansão. A ideia do sistema é oferecer um marketplace online para pedidos de refeições, usando a internet para aproximar restaurantes e clientes e democratizar processos de delivery.

Assim, ao adquirir a franquia, um empreendedor local (ou uma sociedade de empresários da região) será o dono de uma plataforma virtual exclusiva para a sua cidade. Nela, serão cadastrados os estabelecimentos de alimentação que gostariam de se beneficiar do sistema de entregas. Essa dinâmica proposta pela Delivery Much estimula o crescimento em rede e tem se mostrado um tipo de investimento interessante para desenvolver bons negócios em pequenas cidades.

O retorno sobre o investimento é percebido pelos empreendedores através de comissão: os gestores das unidades são comissionados por cada venda feita por meio do Delivery Much, em seus múltiplos canais site, aplicativo (Android e IOS) e Facebook App.  

 

Os pilares da Delivery Much

Após entrar em contato com a marca, estudar a apresentação, firmar o acordo, passar pelo processo de formalização da franquia, participar dos treinamentos e, por fim, lançar a sua unidade, os gestores locais começam, então, as operações.

O dia a dia de um franqueado Delivery Much é focado em três pilares básicos: Comercial, Marketing e Gestão. A seguir, você entenderá o que é necessário para cada um deles.

 

Comercial

Em resumo, a ideia dessa área é vender a plataforma para os restaurantes, oferecer serviço pós-venda e garantir o suporte para uso da plataforma.

Isso quer dizer que é necessário que o empreendedor faça uma análise de mercado, de modo que possa prospectar e clientes e, assim, realizar a venda dos serviços da marca. As aquisições trazem como necessidade a manutenção de boas relações com as empresas de alimentação da cidade, o que permitirá a atualização da plataforma e também a oferta de novos serviços. E, é claro, o cadastro de cardápios na plataforma está nas mãos do gestor, já que ele é responsável pela manutenção das operações em sua localidade.

 

Marketing

A Delivery Much possui critérios bem definidos de posicionamento e expansão da marca e também de direcionamento de divulgação. Esse background é de responsabilidade da franqueadora, que criou as bases de marketing e as oferece para os franqueados.

Porém, os investimentos locais nessa área são de total responsabilidade do empreendedor. Logo, o dia a dia de um franqueado Delivery Much também deve considerar:

  • atendimento e soluções de dúvidas dos consumidores finais;
  • desenvolvimento de estratégias de marketing local;
  • investimento em publicidade;
  • gerência de mídias sociais da unidade.

É preciso frisar que, mesmo assumindo a organização da divulgação local, o empresário nunca estará sozinho. As atividades de marketing contam com auxílio da franqueadora, que tem como premissa disponibilizar suporte especializado aos franqueados.

 

Gestão

Nesse último quesito, o foco é o gerenciamento operacional, considerando a questões mais administrativas da franquia. Logo, as atribuições de gestão são voltadas a manter a unidade financeiramente viável e rentável.

Para isso, dentre as funções do franqueado, estão a organização de um cronograma de reuniões de equipe (no caso de sociedade na franquia), o envio de relatórios para o consultor da franqueadora, o controle de gastos e investimentos e a cobrança de faturas das empresas cadastradas na plataforma.

As três áreas apresentadas acima resumem o envolvimento de quem decide empreender em parceria com a Delivery Much. É totalmente possível que uma pessoa sozinha abra uma unidade em sua cidade, pois a marca não exige formação de equipe e oferece a praticidade de trabalhar em formato home office. Porém, como são várias as atribuições, investir em sociedade, junto com outros empreendedores, é uma opção interessante e que permite o crescimento colaborativo, uma das premissas da franquia.

Neste artigo, apresentamos a você as atividades do dia a dia de um franqueado Delivery Much, baseadas no tripé Comercial-Marketing-Gestão. Gostou do que viu e está com vontade de empreender? Então, entre em contato e solicite a nossa apresentação!