Crescimento do mercado de delivery: dados e tendências

Crescimento do mercado de delivery dados e tendências

Descubra o papel da tecnologia no crescimento do mercado de delivery no interior. Clique para ver a transformação da economia local das pequenas cidades.

Até meados de 2015, pedir comida por aplicativo era um hábito restrito às grandes metrópoles. No interior, o telefone e o “caderninho” ainda eram os reis do balcão. Contudo, esse cenário mudou drasticamente após a pandemia.

O crescimento do mercado de delivery hoje avança para o interior, levando não apenas conveniência, mas sendo um motor do desenvolvimento regional. O app de delivery para cidades pequenas é a ponte entre o lojista e o novo consumidor digital, além de ser a fonte de receita para restaurantes, fornecedores, entregadores e toda a indústria de alimentação.

Continue a leitura para explorar os dados, o histórico e as tendências que estão mudando o varejo local.

O impacto do delivery

A digitalização dos pedidos de comida é uma das mudanças mais importantes da última década no setor de serviços. Atualmente, o crescimento do mercado de delivery não é apenas uma tendência, mas um pilar do PIB nacional.

Somente um player nacional movimentou 0,64% do PIB do país em 2024, segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Além disso, o setor de food service como um todo sustentou quase 5 milhões de empregos formais (Abrasel).

Delivery no interior em números

Em cidades de pequeno e médio porte, o delivery no interior transformou a rotina de consumidores e donos de restaurantes. A força desse serviço é comprovada pela capilaridade de plataformas locais e regionais que já operam em 1.500 municípios.

Segundo o portal Central do Varejo, os apps locais geraram R$ 2,4 bilhões em 2024, fortalecendo a economia local. Dessa forma, a tecnologia atua como um motor de desenvolvimento e inclusão digital, pois mantém o capital circulando na cidade.

 

delivery much democratiza o delivery no interior

Um exemplo é a Delivery Much que se consolidou como a maior franquia de app de delivery do Brasil. Há 14 anos, a empresa nasceu com o propósito de democratizar a tecnologia do delivery para cidades pequenas. Leia mais aqui!

A grande vantagem do app de delivery para cidades pequenas

Players de atuação nacional não conseguem acompanhar o ritmo e o jeito de fazer negócios que as cidades pequenas exigem. Os aspectos culturais são muito mais intensos e é nesse sentido que as plataformas regionais têm vantagem.

Voltando ao exemplo da Delivery Much, a marca trabalha com o modelo de franquia. Nessas cidades onde o app está ativo, o franqueado é um morador local, assim como o dono do restaurante e o usuário.

Esse detalhe faz toda a diferença porque:

  • O franqueado já conhece o comércio local;
  • Tem o mesmo sotaque;
  • consome os produtos;
  • É uma presença viva na cidade.

Essa proximidade é vital para nosso modelo de negócio e nós chamamos de “hiperlocal“. Em comparação com o hiperlocal, os players nacionais perdem prestígio com suporte via chat, sem representante local, atendimento impessoal.

3 vantagens de empreender com app de delivery no interior

  1. Suporte próximo: empreendedores de cidades pequenas valorizam o contato humano, garantindo a confiança entre restaurante e plataforma que é vital para o sucesso da parceria. Quando um estabelecimento enfrenta problemas técnicos com cardápio, emissão de notas, controle de pedidos, é o franqueado que faz o suporte pessoalmente.

  2. Taxas e modelos de receita: a frustração com as taxas de comissão (que chegam a 27% em grandes plataformas) é uma outra vantagem de apps locais. Estes costumam oferecer comissões reduzidas, atraindo pequenos negócios com margens de lucro apertadas.

  3. Gestão logística: a infraestrutura de entregadores é muitas vezes gerida pelo próprio restaurante ou pelo franqueado, garantindo que a entrega siga a reputação do estabelecimento.

 

Leia também: O que muda ao se tornar empresário? Case do franqueado de Santa Maria (RS)

Lições da China e o futuro do varejo

Desde a chegada da Meituan ao Brasil em 2025 e o retorno de investimento de apps, como 99Food e Rappi, o cenário brasileiro de delivery ficou agitado. Assim, o mercado nacional de delivery olha atentamente para o modelo chinês de inovação.

O ecossistema é o próximo passo

O crescimento do mercado de delivery está evoluindo da entrega para um ecossistema completo. A união entre tecnologia e o toque humano está acelerando as economias regionais e apoiando o surgindo de novas formas de consumo.

Um exemplo é o supermercado online. Segundo a Neogrid, 75% dos brasileiros usam app de supermercado e é por isso que a Delivery Much está investindo nesta vertical que se mostrou uma poderosa ferramenta.

Leia também: Franquia gaúcha líder em delivery aposta no nicho de supermercados

Quer saber como levar essa transformação para a sua cidade?

Clique no botão abaixo e veja como ser um franqueado Delivery Much!

Compartilhe este conteúdo:
Mais posts

Preencha o formulário e fique por dentro do mercado de foodservice.

Novidades quentinhas na sua caixa de entrada.