Guia de microfranquias: veja as melhores oportunidades

As microfranquias são uma excelente alternativa para conquistar o negócio próprio, com um baixo custo de aquisição. Em alguns casos, você não precisa nem se preocupar com o custo de espaço físico, funcionários e outros gastos operacionais. Vem saber mais nesse guia de microfranquias!

Se você quer empreender, uma opção super viável e bastante segura são as microfranquias. Ao investir nelas, está apostando em um modelo de negócios pronto, testado e aplicado no mercado, com resultados positivos e replicados por diversos outros franqueados.

Atuar com microfranquias  não é somente investir e deixar uma equipe para comandar o negócio. Muito pelo contrário: você deve encontrar a oportunidade que mais se encaixa no que deseja.

Como chefe da franquia, você assume responsabilidades e fica à frente da unidade, aproveitando as oportunidades de crescimento.

Se você quer conhecer melhor o mundo das microfranquias e fazer sucesso no mercado de franchising, continue lendo este post.

Vamos te mostrar um passo a passo para abrir o seu próprio negócio, além de dicas para empreender com segurança. 

Navegue pelo menu

Quais são os melhores setores para empreender em microfranquias?

Começar um negócio é um desafio e tanto! A grande questão é escolher o setor que você quer empreender com a sua franquia.

Para te ajudar a escolher a melhor opção para você, separamos três opções de segmento. Confira!

Alimentação

Quem não gosta de uma boa comida, não é mesmo?

Não é à toa que atuar com serviços de alimentação, como o delivery, é uma boa opção, especialmente longe dos grandes centros.

A comercialização de refeições tem um grande apelo para as regiões menores. Afinal, é comum a movimentação de moradores de cidades do interior até as capitais para fazer passeios e aproveitar as novidades que não chegam até suas localidades.

Como esse ramo é amplo, existem várias possibilidades para investir. Por isso, abrir franquias em pequenas cidades pequenas é uma excelente oportunidade!

Farmácia

Farmácias de manipulação, convencionais ou de homeopatia são um mercado promissor, pois elas atuam com necessidades básicas da sociedade.

É comum que as pessoas se desloquem para comprar medicamentos e produtos de higiene em todos os horários do dia. 

Por isso, investir em uma franquia barata, como apps de delivery por exemplo,  pode ser um diferencial para a região.

Assim, você estimula um fluxo de compra e venda local e incentiva os empreendimentos locais.

Educação

Hoje em dia é natural encontrarmos escolas e universidades com ensino à distância, digitalizando as rotinas de aprendizagem. 

Por isso, você pode levar a educação a diversas cidades do Brasil investindo em negócios digitais. As escolas de idiomas são uma ótima opção.

3 vantagens de investir em microfranquias

Se você quer investir em uma franquia, mas não tem dinheiro para apostar em uma operação mais complexa e com loja física, há um leque de opções de microfranquias .

 

1) Microfranquias com exclusividade territorial

Diversas cidades menores são limitadas quando o assunto é oferta de alguns serviços. Imagina você se tornar o primeiro empreendedor da região a oferecer opções que as pessoas percorrem longos trajetos para encontrar?

O mercado do interior é a oportunidade perfeita para você investir em franquias de baixo custo com exclusividade territorial. 

2) Concorrência menor no interior

A concorrência deve ser analisada e levada muito a sério, pois se o seu concorrente for muito forte no local que escolheu, o investimento pode não trazer o retorno esperado. 

Entretanto, se ela é feita com estratégia, planejamento e dados de mercado comprovados, o dinheiro alocado no negócio, sem dúvidas, vai render excelentes frutos!

 

3) Mercado promissor

Sabia que, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), é no interior do Brasil que podemos encontrar: 

  • Mais de 30% do Produto Interno Bruto brasileiro (PIB);
  • Mais de 45% da população brasileira;
  • Grande parte das 100 cidades com maior renda per capita do país.

Ou seja, a movimentação é interessante e vale muito o investimento. Aposte em uma boa localização a partir de um planejamento bem estruturado para ser referência e conquistar seu espaço no mercado.

Passo a passo para abrir uma microfranquia

Após decidir o setor que vai atuar, é o momento de entender qual é o processo para abrir a sua franquia em 15 passos simples!

Vamos conferir?

1. Realize uma autoanálise

Esse é um dos passos fundamentais no momento de abrir uma franquia.

Existem vários pontos para serem analisados, como os setores em que você gostaria de empreender.

Aliás, é importante considerar o quanto você está disposto a investir. E fique tranquilo! Tem microfranquias para todas as faixas de investimento. 

O importante é, além do valor, estar disposto a dedicar muito tempo ao seu novo negócio. 

2. Faça uma comparação entre uma franquia e um negócio próprio

Apesar de ser um modelo de negócios com inúmeras vantagens, as microfranquias podem não ser a forma ideal de empresa para você investir. Isso porque você terá um padrão a ser seguido, que é o da franqueadora.

Já se você opta por um negócio próprio, pode fazer as próprias inovações, determinar formas de atuação, quais produtos quer vender e em qual ramo investir, ou seja, terá mais liberdade para atuar.

O ponto principal é que se o seu perfil de empreendedor for muito livre, pode se sentir preso e bloqueado com as orientações obrigatórias por parte da franqueadora. Nesse caso, você pode optar por franquias mais flexíveis.

Existem diversas opções de franquias que oferecem ao empreendedor a autonomia no marketing local, como a criação de uma página própria no Instagram, por exemplo, em que ele pode realizar as ações locais de acordo com as necessidades.

3. Entenda a sua capacidade de investimento

O dinheiro é um ponto extremamente importante no momento de investir em uma empresa. Afinal, você não pode se atolar em dívidas para iniciar um negócio!

São vários investimentos ao longo do tempo, como: o valor inicial, o capital de giro para manter o seu negócio enquanto ele não te proporciona lucro, entre outros números.

Dessa forma, o planejamento continua sendo a palavra-chave para ter sucesso nessa empreitada.

4. Pesquise sobre as marcas franqueadas

São cerca de três mil redes de franquias no Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e, por isso, existem muitas opções para você pesquisar e escolher! 

Após definir em qual setor quer atuar, pesquisar as marcas de microfranquias disponíveis fica muito mais fácil. 

No momento de decidir, analise o mercado local, entenda os hábitos dos consumidores da cidade que deseja investir e descubra qual serviço ou produto está em falta, ou que tenha um potencial de vendas.

O franchising conta com 12 segmentos: alimentação, saúde, beleza e bem-estar, casa e construção, moda, hotelaria e turismo, entre outros.

Escolha o que você mais gosta e quer apostar!

5. Manifeste interesse na marca que você quer

Agora é o momento de manifestar interesse na marca escolhida entre as microfranquias disponíveis no mercado. Abra o site da franqueadora escolhida e preencha o formulário disponível.

Quando o contato for retornado, a franqueadora vai buscar entender o seu perfil e analisar o quanto ele combina com aquele tipo de negócio, bem como os seus interesses, objetivos, disposição e dinheiro para investir. 

Ou seja, se você atender aos requisitos, terá mais possibilidades de fazer parte da franquia e conquistar o sucesso que tanto almeja!

6. Avalie a COF

A Circular de Oferta de Franquias (COF) é um documento obrigatório para todas as redes de franquias que mostra a transparência das empresas franqueadoras. 

Ou seja, de acordo com o artigo 2 da Lei de Franquias, a COF precisa ser entregue para a pessoa interessada em adquirir uma unidade da franquia, com pelo menos 10 dias de antecedência da assinatura do contrato. 

Esse período é exigido para que o possível franqueado tenha tempo hábil para estudar e entender melhor sobre o negócio e tomar uma decisão embasado em dados concretos apresentados pela empresa.

7. Fale com outros franqueados

Conversar com os proprietários de outras unidades da franquia que você está interessado é a melhor forma de conhecer de perto como ela se apresenta para o público e funciona na prática.

No momento do bate-papo, preste atenção nos detalhes, como atendimento e comportamento da equipe. Isso te ajudará a entender mais sobre o padrão do negócio que você quer investir.

8. Entenda o seu papel como franqueado

Para ser um franqueado, você terá que exercer um papel todos os dias: o de chefe do seu próprio negócio. Sendo assim, este é o momento de você avaliar, mais uma vez, os prós e os contras em se tornar franqueado.

9. Estude os prós e contras

Depois de anotar os prós e contras, é o momento de fazer uma avaliação deles. Só você sabe o que realmente quer, não é mesmo? Por isso, seja sincero consigo mesmo e preste atenção aos sinais. 

Sabemos que você quer um negócio para ser feliz empreendendo, mesmo com os desafios, mas não quer ter dores de cabeça e problemas no momento de gerenciar.

10. Assine o contrato

Decidiu seguir com a franquia escolhida? Chegou a hora de assinar o contrato e dar início à realização de um sonho: o de investir e se tornar chefe da sua microfranquia

Leia o documento e fique atento a tudo, especialmente aos seus direitos e deveres, assim como na duração do contrato, que normalmente é de cinco anos.

11. Pague a taxa de franquia

O valor que dá direito ao franqueado usar a marca franqueada é o pagamento da taxa de franquia. Ao quitá-la, você oficialmente se torna um franqueado e está apto para atuar com a sua unidade!

12. Estude e conheça o seu modelo de negócios

A franquia tem a sua padronização de produtos e serviços oferecidos e você deve conhecê-los. Esse estudo ajudará a sua franquia a manter o padrão exigido. Inclusive, os materiais ficam em uma plataforma on-line específica.

Além disso, a franquia pode oferecer treinamentos presenciais para o franqueado e a equipe.

Dessa forma, para que a sua unidade seja um sucesso, é importante passar por todas as etapas e aproveitar todas as fontes de conhecimento.

13. Abra a sua unidade

Você irá abrir uma “cópia” de uma empresa que já existe. No caso, a empresa franqueadora.

Por isso, você terá apenas o mesmo nome fantasia da matriz. A razão social do seu negócio é diferente e você deve registrá-la na Junta Comercial do município.

Após isso, você receberá um novo CNPJ para definir o enquadramento jurídico e tributário. Sua empresa precisa estar legal para funcionar!

Aliás, você contará com assessoria jurídica da sua franqueadora, o que vai facilitar muito mais esse processo burocrático necessário.

14. Chegou o momento de inaugurar seu negócio

Oba! O momento tão esperado chegou. Prepare um lançamento com campanhas de marketing, pois este é o momento de conquistar e chamar muitos clientes.

Promova ações específicas para este dia, além de promoções e até mesmo brindes para as pessoas que prestigiarem a inauguração ou utilizarem o serviço, como um cupom de desconto, por exemplo.

Se você precisar de auxílio para construir essa estratégia, conte com o suporte da franqueadora!

15. Aproveite o apoio da franqueadora

Ninguém melhor do que a franqueadora para compartilhar todo seu know-how para você atuar da melhor forma no mercado.

Sem dúvidas, ela vai te ajudar a entender a operação e facilitar a sua chegada ao sucesso!

Sendo assim, fique próximo dos times de suporte, de operação e de marketing. Aproveite o recurso de contar com o apoio da matriz!

As melhores e mais lucrativas microfranquias

Para você encontrar a microfranquia ideal para o seu orçamento, confira a seleção:

Delivery Much

A Delivery Much é a opção ideal de microfranquias  no ramo de alimentação. Com seu objetivo de revolucionar o delivery em cidades do interior do Brasil, tem conquistado os locais onde há unidades franqueadas.

São mais de 200 cidades com uma franquia da Delivery Much e um crescimento de mais de 160% de GMV (Gross Merchandise Value) nos últimos anos – o valor total de todos os pedidos transacionados pelo aplicativo.

 

  • Investimento inicial: R$ 3 a 15 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

 

Mas não é só a Delivery Much que vem conquistando o mercado. De acordo com uma pesquisa realizada pela Statista, 84% das pessoas que possuem smartphone, usaram app de delivery para pedir comida de janeiro a março de 2022.

Além disso, segundo dados da Associação Nacional de Restaurantes (ANR), o delivery já correspondeu a mais 39% do total do faturamento dos bares, cafés, lanchonetes e restaurantes só em 2022.

Bioflora

Se a sua praia é suplementos naturais, a Bioflora pode ser uma entre as franquias de baixo custo da sua lista. O portfólio da rede de franquias conta com 170 produtos de fabricação própria, como suplementos para pele, unhas e cabelos.

A venda é direta e de responsabilidade dos franqueados, assim como a entrega, mas a franqueadora oferece todo suporte necessário para divulgar a unidade. 

  • Investimento inicial: R$ 14.490
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 14 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 7 meses

 

Além disso, você pode trabalhar de casa!

Cross Experience

A vida pede mais saúde e movimento e, se você gosta de investir em bem-estar, a Cross Experience é uma opção.

A marca é a maior rede de franquias do ramo de treinamento funcional e hoje atende mais de 100 mil alunos em suas mais de 300 unidades no Brasil.

A franquia trabalha com quatro pilares, que são: 1) treino inclusivo e adaptável; 2) comunidade; 3) emagrecimento e 4) resultados imbatíveis.

  • Investimento inicial: R$ 90 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

Inpex

A tecnologia em segurança veio com tudo e a franquia Inpex atua com o modelo home based ou tradicional e te auxiliará na revenda e na distribuição de equipamentos de segurança, como câmeras, por exemplo.

Nesta opção, você terá acesso direto à fábrica, com um formato mais simples, sem intermediários, mas com suporte completo da franqueadora para apresentar produtos e propostas comerciais.

Veja alguns números:

  • Investimento inicial: R$ 27 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 126 mil
  • Prazo de retorno: 6 meses

Mídia Postal

Se você é apaixonado por ímãs de geladeira, a Mídia Postal está entre as franquias baratas e lucrativas para você investir. O negócio é tipo home based, ou seja, você não precisa de um ponto físico para atuar. Apenas prospecta seus clientes!

A franqueadora não cobra taxa de franquia; o produto tem patente registrada, sendo o formato utilizado exclusivo da marca; além de ter um investimento inicial que corresponde ao kit de produtos para dar os primeiros passos.

Confira os valores da franquia:

  • Investimento inicial: R$ 3.800
  • Faturamento médio mensal: R$ 17.200
  • Prazo de retorno: de 15 a 45 dias

Keep Charged

Se você quer trabalhar de forma on-line, o Keep Charged está entre as franquias de baixo custo e bem diferente: oferecer para espaços comerciais carregadores de celular que tenham publicidades. 

Todo mundo usa carregador para celular, não é mesmo? Então, essa é uma boa forma de veicular a propaganda do negócio, produto ou serviço. Você prospecta seus clientes e parceiros, além de montar a sua rotina de trabalho. 

Além do apoio e atendimento da marca para tirar suas dúvidas e auxiliar no seu progresso, alguns números dela são:

  • Investimento inicial: R$ 4.900
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 7 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 6 meses

Primeiro Mundo - Registro de Marcas

Atuante no segmento de marcas e patentes, a Primeiro Mundo é uma empresa credenciada e autorizada junto ao INPI.

Todo o passo a passo para registrar uma marca é feito de acordo com as diretrizes do órgão regulamentador: pesquisa, protocolo, acompanhamento e certificado. 

Entre outros serviços que podem ser feitos estão o registro de direito autoral, software, de domínios, além de criação de websites, gestão de redes sociais, consultoria, recursos administrativos, inteligência artificial e consultoria jurídica.

  • Investimento inicial: R$ 8 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 16 meses

9 dicas para ter uma franquia de sucesso

Ter um negócio de sucesso vai muito além de escolher uma entre as várias opções de franquias baratas espalhadas pelo nosso país. Existem ações que fazem total diferença para alcançar esse resultado. 

1. Identifique-se com o seu negócio

Não adianta pensar em lucratividade e rentabilidade se não tem conexão com o negócio escolhido.

É indispensável que você goste do que faz, já que é um alto investimento, mesmo com as franquias baratas e exige dedicação para trabalhar com seus clientes e colaboradores.

Caso você escolha uma franquia de viagens, por exemplo, você deve gostar de viajar, assim como se decidir abrir uma franquia de suplementos naturais: a identificação com o negócio deve existir.

2. Conheça o funcionamento do sistema de franquias

Existem diversos processos para entender a estrutura de uma rede de franquias baratas da qual você fará parte. Por isso, é fundamental conhecer as regras e respeitá-las, entender qual é o seu papel dentro da franquia, assim como é muito interessante ser parceiro dos outros franqueados.

Aliás, nessa empreitada, o objetivo de todos os franqueados é o mesmo: crescer e ter sucesso com o negócio. Ou seja, precisam se apoiar e estar lado a lado nessa jornada, que não é tão simples, mas fica mais prazerosa quando se tem apoio.

3. Cuidado com confiança em excesso

Você deve sim confiar no seu negócio e na sua gestão, afinal, esse é um combustível para seguir em frente. Mas quando ela vem em excesso, se torna arrogância! Então, muito cuidado. Evolua, sinta-se confiante, busque excelência e caminhe para melhorias contínuas.

Mantenha seus pés no chão, siga as propostas do franqueador, pois você aceitou caminhar dessa forma quando investiu em uma franquia, lembra? Por mais que você conquiste experiência, será um aprendiz do mercado, das tendências e do comportamento do consumidor.

4. Dedicação também é uma palavra-chave

Todo e qualquer negócio precisa de dedicação e investimento de tempo.  O sistema de franquias baratas é mais vantajoso em diversos quesitos, mas isso não tira a necessidade de se dedicar.

Aproveite a vantagem de já ter processos pré-definidos e diretrizes, para se aperfeiçoar constantemente e administrar a sua franquia da forma mais assertiva possível.

5. Presença é necessária na operação

Você precisa estar presente no dia a dia da sua franquia, especialmente nos primeiros meses de operação dela. São os passos iniciais do negócio que você é chefe! A sua presença ou ausência interferem diretamente nos resultados obtidos.

Para cobrar desempenho positivo dos seus colaboradores, tenha participação ativa na sua empresa e desempenhe o seu papel de líder com maestria, cuidado, amor, dedicação e profissionalismo.

6. Aprenda constantemente

Muito suporte para lidar com questões rotineiras virão do franqueador, principalmente devido a sua experiência no mercado de franquias baratas. Entretanto, você não deve esperar somente por esse conhecimento.

Tome a frente, faça capacitações, estude para empreender da melhor maneira e invista no seu negócio. Afinal, você já viu alguém perder algo por ter muito conhecimento? Então, aprimore-se!

7. Atendimento ao cliente é a alma do negócio

Ser mal atendido em um estabelecimento não é a experiência que você gosta de ter, não é mesmo? Então, nada mais justo do que proporcionar para o consumidor um bom atendimento!

Esteja atento ao que seu público diz sobre a qualidade do atendimento da sua franquia – seja na sua loja, e-commerce ou redes sociais. O importante é criar estratégias para que a comunicação seja diferenciada e elogiada pelos clientes.

8. Busque inspirações na sua rede

A melhor parte de manter contato com pessoas que estão na mesma rede de franquias é a inspiração. Existem muitas histórias de sucesso, por que não se inspirar nelas? Crie um relacionamento com outros franqueados, sejam eles mais antigos ou mais novos!

Através desse contato, troque experiências, converse sobre o negócio, tire dúvidas, aborde pontos como estratégias de vendas e gerenciamentos de crises, e também aceite ensinamentos. Uma troca saudável é sempre bem-vinda!

9. Seja a liderança do seu negócio

Um dos segredos para o sucesso nas franquias baratas é a liderança. O que isso significa? Que você deve estar à frente do seu negócio, participar do dia a dia da empresa, estar próximo dos seus funcionários e guiá-los para o caminho das boas conquistas juntos!.

 

Uau! Quanta coisa incrível neste guia de microfranquias que preparamos para você!

Ainda tem dúvidas sobre investir ou não em uma franquia? Confira agora oito vantagens de ser um franqueado!

Compartilhe este conteúdo:
Mais posts

Preencha o formulário e fique por dentro do mercado de foodservice.

Novidades quentinhas na sua caixa de entrada.
plugins premium WordPress