8 vantagens de ser um franqueado

imagem em tom de vermelho, ao centro uma tela de celular com símbolo de moedas e uma flecha apontando para cima.

Quando o brasileiro pensa em empreender, uma das opções é investir em franquias. Aliás, existem muitas vantagens de ser um franqueado, já que, além dos diversos benefícios que serão apresentados ao decorrer do conteúdo, você ainda fará parte de um setor em expansão.

O crescimento do setor de franquias, de acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), foi de 18,7% só no terceiro trimestre de 2022, quando comparado com o mesmo período no ano passado.

Mas, quais são as vantagens de ser um franqueado? Continue lendo e confira!

Vantagens de ser franqueado: você conhece todas elas?

Um dos principais objetivos ao abrir uma franquia é aumentar a renda e investir em um negócio mais seguro. Mas, as vantagens de ser um franqueado vão além!

Sendo um franqueado, você conta com um plano de negócio já testado, aprovado e com alto potencial de sucesso, assim como riscos mais baixos. Antes das vantagens, vamos recapitular o que é franquia.

Relembrando: o que é mesmo uma franquia?

Uma franquia é um formato de expansão de negócios, no qual uma empresa se torna franqueadora, cede o direito de uso da sua marca para terceiros e ensina como conduzir o empreendimento.

Como retorno, a franqueadora recebe dos franqueados os royalties, que é um valor percentual sobre o faturamento da unidade de franquia. 

Dessa forma, uma marca que já tem seu reconhecimento e prestígio no mercado se espalha pelo país e todos os envolvidos ganham. Agora, vamos às vantagens de ser um franqueado!

 

8 vantagens de ser um franqueado

Uma franquia é uma excelente opção para quem quer empreender e busca por um negócio mais seguro e com potencial de bons resultados no mercado. Afinal, como já citamos, a marca franqueada já tem seu reconhecimento e isso contribui para o desenvolvimento do negócio. 

E as outras vantagens de ser um franqueado? Confira a seguir!

1. Ser dono do próprio negócio

Ao escolher abrir uma franquia, você conquista um título que pode ser o que mais quer: ser dono do seu próprio negócio e empreender.

2. Maior garantia do mercado

O modelo de negócios que você está adquirindo já foi testado no mercado. Por isso, a vantagem competitiva acaba sendo maior, além de ser acompanhada de um planejamento de expansão e identificação do público-alvo.

3. Credibilidade de uma marca consolidada

Muitas marcas já são conhecidas no mercado e quando você escolhe ser franqueado em uma delas, leva consigo a sua credibilidade. Por isso, aproveite essa vantagem e invista para o seu negócio deslanchar.

4. Apoio do franqueador

Ter apoio em qualquer jornada é essencial. No modelo de negócios de franquias, você contará com orientações e treinamentos do franqueador, além do reconhecimento já embutido no nome que a rede carrega.

5. Marketing padronizado

Sabemos que pensar estrategicamente para crescer ainda mais no mercado não é fácil. Por isso, o marketing da franquia é padronizado e está entre as vantagens de ser um franqueado.

Para prezar pela imagem, ele é realizado pela franqueadora, ou seja, você tem tempo para investir energia onde o seu negócio realmente precisa.

6. Baixo risco de insucesso

Como a franquia já vem com um plano de negócio estruturado e testado no mercado, as chances do insucesso são menores. Segundo a ABF, 70% dos negócios tradicionais fecham as portas em até 5 anos. Já nas franquias, este índice cai para 10%. 

E o que podemos concluir com isso? Ao investir no sistema de franchising, é possível ter 90% de chances de se manter no mercado em comparação a apenas 30% dos negócios tradicionais. Com o apoio da franqueadora, os números serão positivos e seu crescimento será seguro. 

7. Plano de negócio pronto

Existência de um Plano de Negócio: a unidade franqueada conta com a experiência e o apoio do franqueador, podendo instalar e expandir, com menor risco financeiro.

8. Independência jurídica e financeira

Outro ponto importante é a autonomia e independência que o franqueado tem para atuar com a parte jurídica e financeira. Essa autonomia não é total, entretanto, as operações são de responsabilidade da franquia, já que a mesma tem sua própria razão social.

 

Como ser um franqueado de sucesso?

Mesmo com todas essas vantagens de ser um franqueado, uma dúvida muito pertinente deve estar passando pela sua cabeça: como ser um franqueado de sucesso? Separamos quatro dicas!

1. Escolha uma marca que você acredite e te represente

Tenha em mente desde o início do processo, que as suas ideias e valores devem estar alinhados com os da marca, pois isso, sem dúvidas, faz diferença no momento de empreender. 

2. Invista em bons colaboradores

Outro ponto importante para ter sucesso sendo um franqueado é o engajamento dos seus colaboradores. Por isso, abrace o desafio de encontrar e reter bons funcionários, investindo na capacitação deles e proporcionando bem-estar no ambiente de trabalho.

3. Aposte no marketing

Apesar de você contar com o apoio do franqueador para o marketing do seu negócio, não é uma boa esperar somente as ações dele. Sendo assim, observe seus concorrentes, estude e pesquise sobre o seu mercado local de atuação.

4. Lembre-se: inovação é a palavra-chave

E para fechar essas dicas com chave de ouro, a inovação é o segredo. Você pode trazer novas ideias e sugerir para a matriz. Mas para ter novos insights, é preciso estar atento ao seu negócio e tudo o que gira em torno dele!

Com tantas vantagens de ser um franqueado, deu até vontade de abrir um negócio, não é mesmo? Entretanto, não é tão simples abrir uma franquia, pois existem processos que devem ser seguidos e analisados nesse percurso.

Ou seja, você precisa de auxílio. Por isso, confira o nosso guia de franquias com tudo para você começar seu negócio e tenha base para dar os primeiros passos nessa nova jornada!

Compartilhe este conteúdo:
Mais posts

Preencha o formulário e fique por dentro do mercado de foodservice.

Novidades quentinhas na sua caixa de entrada.
plugins premium WordPress