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franquias para cidades pequenas

4 setores para investir em franquias para cidades pequenas

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66% dos brasileiros querem empreender. Porém além dos problemas habituais, há a questão da inovação muitas vezes não chegar no interior. A boa notícia é que com a disseminação das novas tecnologias você pode fazer isso da sua casa. 

Se você deseja abrir uma franquia e mora no interior, saiba que não é preciso mudar para uma cidade grande para investir. E se reside em zona metropolitana, mas quer trocar de estilo de vida e também empreender, veja os municípios menores como boas oportunidades de negócios.

A interiorização é um processo em crescimento e que pode ser o segredo para o sucesso do seu empreendedorismo em franquias. As cidades menores estão se destacando por absorverem a necessidade de expansão das redes, distribuindo o franchising para além das capitais e seus arredores.

Quem investe em franquias para cidades do interior garante exclusividade de PDV (Ponto de Venda), motiva a inovação e a criação de empregos, enfrenta menos concorrência e, ainda, gasta muito menos em transações de compra e venda de imóveis.

Mas quais são as melhores oportunidades para fazer esse investimento? Neste post, você vai descobrir 4 setores para levar o franchising aos municípios pequenos!

Alimentação
Soluções de tecnologia
Marketing Digital
Educação
 

1. Alimentação

 
Aqui no blog da Delivery Much, já comentamos várias vezes sobre como apostar em alimentação vale a pena. O retorno sobre o investimento (ROI), se o serviço e os produtos forem adequados, é praticamente certo. Esse é um nicho tradicional do mercado, movimentado não só pelas oportunidades de consumo, mas por uma necessidade básica.

No Brasil, o setor de franquias de alimentação é forte em diversas frentes — lojas de conveniência, mercados, empórios de produtos naturais, lanchonetes, confeitarias e padarias, pizzarias, casas de cozinha oriental etc.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a alimentação foi um dos segmentos que mais cresceu entre o 1º e o 2º trimestres de 2018 (aumento de 8,1%), fechando o segundo período avaliado com desempenho de R$ 10.954 milhões.

Porém, mesmo com esse cenário animador, em cidades pequenas, a variedade de serviços de bares e restaurantes ainda é restrita. Esse fator, inclusive, motiva que pessoas viagem de uma cidade para outra para conhecer estabelecimentos que não têm em suas cidades.

Nesse sentido, ao levar uma nova franquia de alimentação para o interior, você cria um senso de urgência e novidade, estimulando a movimentação do negócio.
 
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2. Soluções de tecnologia

 
Pagar contas, comprar produtos e enviar mensagens são ações cotidianas que estão cada vez mais permeadas pela inovação tecnológica. Porém, quando o assunto são produtos e serviços, a cultura digital está muito direcionada para as grandes cidades.

Então, que tal abrir um novo negócio e, ainda, motivar novos comportamentos e melhorar as rotinas de quem vive em municípios pequenos?

Já existem diversas franquias focadas em tecnologia e que oferecem diferenciais para melhorar a experiência dos moradores. Veja alguns exemplos:

  • plataformas de delivery online, como a Delivery Much;
  • aplicativos para localização de prestadores de serviço;
  • dispositivos de pagamento eletrônico;
  • softwares de gestão para atacado e varejo.

Todas essas ideias de base tecnológica podem não só favorecer o dia a dia de pessoas físicas, mas também as operações de outros negócios, movimentando a economia da região.

Além disso, iniciativas como Meetups são replicados em cidades pequenas com o foco de levar a estas localidades um pouco do que está acontecendo em grandes centros.
 

3. Marketing Digital

 
Cada vez mais presente e necessário o marketing di
 gital surge como uma possibilidade barata de atingir seu público de forma segmentada e direcionada ao o que você está buscando atingir na campanha de marketing. Muito diferente de campanhas massivas feitas em mídias tradicionais.

Mesmo novo no país, o marketing digital, por atingir resultados rápidos, cresceu e já figura entre os investimentos mais atrativos para 2019.

Segundo o portal franchising, há pelo menos 9 opções de franquia para o modelo de negócio. A grande vantagem, assim como uma franquia de delivery online, está em poder trabalhar com mais autonomia de tempo e poder atuar de casa.

Além disso, a área tem muito a evoluir e ótimas projeções de crescimento. Em 2018, os investimentos no setor movimentaram R$ 14,8 bilhões, com crescimento de 25,4% em relação a 2017. Para 2019 é esperado um crescimento de 24%.
 

4. Educação

 
Outra maneira de impactar a realidade de um espaço é por meio da educação. Por isso, levar franquias para cidades do interior com esse foco é muito bacana, principalmente para os empreendedores que buscam engajamento com a comunidade.

No Brasil, existem variadas redes de ensino e aprendizagem. Você pode escolher, por exemplo, entre institutos de idiomas, faculdades, escolas de ensino técnico, espaços de reforço e cursos preparatórios.

Como é normal que os moradores do interior precisem se dirigir para outros municípios em busca de serviços educacionais e que os professores dessas localidades saiam em busca de melhores empregos nas capitais, a chegada de uma franquia da área tende a promover mudanças positivas em uma cidade pequena.

Seja qual for o setor da sua escolha, é importante analisar o mercado para investir em uma franquia. As ideias que você viu por aqui servem como linhas gerais, mas cada local apresenta suas particularidades. Então, investigue o ambiente para identificar as melhores oportunidades.

Você tem alguma experiência com franquias para cidades do interior? Deixe um comentário neste post e contribua com o desenvolvimento desse cenário de negócios! Quer conhecer mais sobre o assunto, acesse nosso e-book gratuito de microfranquias:
 
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