Conheça os 6 tipos de empreendedores mais comuns no Brasil

Conheça os 6 tipos de empreendedores mais comuns no Brasil


Você planeja empreender em 2021? Então confira os 6 tipos de empreendedores mais comuns no Brasil e descubra em qual categoria você se encaixa.


2020 foi um ano atípico para o empreendedorismo. A pandemia teve um impacto direto em toda a economia.

Além dos vários negócios que encerraram suas atividades ou precisaram correr para se adaptar às medidas de isolamento social, também vivenciamos um crescimento expressivo de novos empreendedores no país.

Segundo o Portal do Empreendedor, o atingiu um recorde histórico: entre março e dezembro de 2020, o Brasil teve 1,49 milhão de novas formalizações. Muitos não escolheram empreender por vocação, mas viram na abertura de um negócio a possibilidade de complementar o orçamento doméstico e driblar o desemprego que cresceu a números assustadores ao longo do ano.

Com um número de empreendedores tão grande, é esperado que as formas de gerenciar os empreendimentos também sejam diversas. Conheça neste artigo os 6 tipos de empreendedores mais comuns no Brasil e entenda as diferenças entre cada um deles.


MENU DE NAVEGAÇÃO
1 – Individual
2 – Informal
3 – Cooperado
4 – Franqueado e corporativo
5 – Social
6 – Serial


1 – Individual

Como o nome diz, essa categoria se refere às pessoas que empreendem sozinhas ou com, no máximo, um funcionário.

Todo Microempreendedor Individual (MEI) é formalizado e possui um CNPJ para a sua empresa, seja para vender produtos, seja para prestar serviços. A formalização é um passo importante e dá direito a benefícios previdenciários (aposentadoria por idade, auxílio-doença e salário-maternidade, etc.), acesso a crédito bancário, possibilita negociação com outras empresas, entre outros.

O MEI também pode emitir nota fiscal, o que muitas vezes é exigido quando uma venda é feita ou um serviço é prestado para uma empresa. Até dezembro do ano passado, o Portal do Empreendedor contabilizou 11.316.853 de MEIs registrados no país, um aumento de 13,23% em comparação com março.

2 – Informal

Ao contrário do MEI, o empreendedor informal não possui nenhum tipo de registro das suas atividades, o que torna difícil contabilizar quantos brasileiros estão à frente de negócios do tipo.

Bancas de calçada, lojas de garagem e vendas diretas na rua são exemplos de empreendimentos informais. Geralmente, empreendedores informais não pensam no negócio como um investimento ou não veem vantagens na formalização.

O seu objetivo é alcançar a independência financeira sem grande ambição por resultados ou de crescimento imediato do negócio. Mas isso não quer dizer que um empreendedor informal não pode buscar horizontes mais amplos: não é raro que donos de negócios promissores comecem com projetos pequenos. Afinal, é justamente essa primeira experiência que vai ensinar quais são os passos básicos para abrir um empreendimento maior.

3 – Cooperado

Este é um tipo de empreendedor que trabalha bem em equipe e usando poucos recursos.

Um empreendedor cooperado age geralmente de maneira autônoma, mas prestando serviços para colaborar com resultados de uma empresa ou de uma comunidade. Desse modo, o objetivo não é empreender como dono de um negócio, mas como uma peça-chave para que o desempenho conjunto seja satisfatório.

Um bom exemplo são os freelancers, que trabalham de forma individual e, ao mesmo tempo, colaboram para o crescimento de outra empresa.

4 – Franqueado e corporativo

Se você já acompanha o blog da Delivery Much há algum tempo, deve conhecer as vantagens de se investir em uma franquia. A franquia permite ao empreendedor investir em um negócio já testado e consolidado, além de contar com todo o know how que o franqueador tem para oferecer.

Para quem está dando o seu primeiro passo como empreendedor, começar por uma franquia pode ser uma vantagem e tanto. Existem opções nos mais diversos segmentos, tanto de franquias quanto de microfranquias.

Dentro de pequenas e grandes corporações, o empreendedorismo também é fundamental. As atividades envolvidas na administração de um negócio exigem diversas características empreendedoras, como boas habilidades de comunicação para liderar equipes e uma visão holística e inovadora sobre processos. E isso não vale apenas para quem está à frente do negócio ou assume outros cargos de liderança: muitas empresas estimulam e valorizam o  intraempreendedorismo entre seus funcionários.

5 – Social

Assim como a preocupação social é uma tendência de comportamento dos consumidores, ela também é a razão de ser de muitos negócios.

Os empreendedores desse grupo são geralmente jovens visionários que trabalham bem em grupo e são muito engajados em causas comunitárias e sociais. Diferentemente dos outros tipos de empreendedores, o retorno financeiro não está entre os focos principais.

O empreendedor social busca, especialmente, participar de ações que tenham impacto no bem-estar de outras pessoas, como organizações não governamentais, fundações e instituições beneficentes.

6 – Serial

Por que focar em apenas um negócio se você pode se dedicar a vários ao mesmo tempo? Essa é a mentalidade dos empreendedores seriais, que trabalham em múltiplos projetos e estão sempre em busca de novidades.

Para os empreendedores seriais, não importa se todos os negócios terão retorno financeiro ou não: a principal motivação é empreender o tanto quanto possível. Perfil de liderança e boas habilidades de gestão e planejamento são algumas das características que esses empreendedores costumam ter.

Assumir vários negócios ao mesmo tempo é algo que também demanda alguns anos de trajetória e conhecimento do mercado, o que inclui os erros e acertos pelos quais todo empreendedor, inevitavelmente, irá passar um dia. É esse conhecimento que fará com que ele tenha mais segurança para deixar de focar em uma única ideia e passe a investir em várias outras simultaneamente.

Em qual categoria você se encaixa? Conte para a gente aqui nos comentários.


Leitura complementar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *