Franquias vantagens e desvantagens de investir no negócio

Franquias: vantagens e desvantagens de investir no negócio

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Você já pensou em empreender, mas ficou na dúvida de como começar ou se vale a pena investir em uma franquia? Se você ainda tem essa dúvida conheça neste conteúdo quais sãos as vantagens e desvantagens das franquias.

Acredito que você já leu, ouviu ou viu que 66% dos jovens brasileiros pretendem empreender. 

Contudo, essa marca não é apenas um número registrado em pesquisas, ele existe na prática. Segundo a McKinsey, 39% da população economicamente ativa do país é dona do seu próprio nariz. Ou como a própria consultoria define: “o Brasil é um país de empreendedores”.  

De acordo com os dados do estudo, nos últimos 3 anos

a→ Startups empregam mais de 30 mil pessoas 

b → Cerca de R$ 3,85 milhões foram investidos em empresas de tecnologia 

c → O aporte de venture capital aumentou 5 vezes entre 2018 e 2019

d → 2018 registrou o nascimento de 8 unicórnios brasileiros (empresas com valor de mercado acima de R$ 1 milhão)  

Com base em todos esses números fica evidente que empreender é o caminho a ser seguido, mas aí vem uma pergunta, muito comum: empreender em um negócio próprio ou investir em um negócio já existente, uma franquia?

Neste conteúdo, não vamos responder a essa pergunta, mas vamos trazer as principais vantagens e as desvantagens de investir em uma franquia. Porém se você quer investir em franquias, o convidamos a dar uma salto para um destes conteúdos:

Se você optou por seguir, vamos as apresentações:

1 → O que é o franchising

2 → Vantagens de empreender em uma franquia

3 → Desvantagens do franchising

4 → Opinião: investir ou não em uma franquia

1 → O que é o franchising

O Franchising ou sistema de franquias é a estratégia utilizada por empresas para aumentar e acelerar a capilaridade do seu negócio, expandindo através de terceiros, com a cessão dos direitos de marca, produto ou serviço por um determinado período de tempo. Quer entender a fundo esse sistema, em cada etapa do processo, acesse: Como funciona o sistema de franquias.  

2 → Vantagens de empreender em uma franquia

1 → Ser dono do próprio negócio, com o apoio e credibilidade de uma marca forte: começar um negócio do zero é bom, disso não há dúvida, há muito aprendizado e amadurecimento, por outro lado, tudo depende de você. 

Já ao investir em uma franquia, grande parte do trabalho, principalmente o burocrático, vai estar definido e você precisa seguir o playbook. 

Além disso, o empreendedor franqueado tem na sua mão toda a estrutura de uma empresa, na maioria das vezes, nacional com anos de experiência no ramo, tudo para transformar o potencial da nova unidade em potência de vendas e receita.

Isso tudo também leva ao consumidor um outro olhar sobre o negócio, pois uma coisa é você construir sua marca do zero. Podemos pensar: o que vale mais: montar uma fábrica de refrigerantes ou comprar uma franquia da Coca-Cola? 

2 → Apoio do franqueador: o apoio do franqueador ao franqueado não se restringe ao fornecimento de uma marca forte, transferência de know-how e um playbook

Como dito acima, o foco é transformar todo o potencial da unidade em vendas. Logo, a franqueadora dispõe de uma estrutura de treinamento e suporte para que o empreendedor tenha o máximo rendimento no menor tempo possível. 

Cada franquia tem seu formato e estrutura para fornecer esse apoio, mas por lei (leia aqui sobre a Lei de franquias), todas têm de fornecer um treinamento inicial ao franqueado. 

Por outro lado, sendo repetitivo, como o foco é destravar o potencial da unidade, a maioria das empresas atua em outras frentes. 

A Delivery Much, por exemplo, além do treinamento inicial, fornece ao empreendedor uma série de facilidades para acelerar a unidade. 

A franquia de delivery é a pioneira e uma das únicas do país a disponibilizar uma universidade ao franqueado e um time de customer success, especialistas no mercado de delivery, dedicado a auxiliar o franqueado em ações e estratégias no dia a dia. Entenda como funciona esse time: Franchise Success.

3 → Apoio da rede de franqueados: somos seres sociais, essa seria a explicação sociológica do por que sentimos necessidades de participar de grupos. Contudo, indo além da academia, fazer parte de grupos facilita e destrava muita coisa. 

E isso é um dos maiores diferenciais de investir em uma franquia, pois, salvo você ser ou ter sido o primeiro franqueado de uma marca, é possível contar com o aprendizado de toda uma rede e aplicar na sua unidade. 

Isto é, você tem acesso a erros e acertos de uma rede que irá trabalhar para o crescimento de todos. Algo não muito comum no mercado tradicional, pois se você tem uma loja de bolinhos, as chances de receber mentoria gratuita da maior confeitaria da cidade são mínimas. 

4 → Plano de negócio pronto: de acordo com o Sebrae, o plano de negócio é um dos elementos que garante o sucesso ou o fracasso de uma empresa. 

Ao investir em uma franquia, não será por falta dele que o negócio irá fracassar.

Em geral, além do plano de negócio, as franquias possuem um planejamento estruturado para todas as etapas de crescimento da nova unidade, incluindo plano de contingenciamento para temporadas de baixa e concorrência forte.

5 → Garantia de mercado: segundo a ABF – Associação Brasileira de Franquias -, 70% dos negócios tradicionais fecham as portas em até 5 anos. O número é comprovado por outras instituições como o Sebrae e o IBGE.

Do lado de cá, das franquias, o número, aponta a ABF, é de 10%. Ou seja, ao investir no setor: você tem 90% de chances de se manter no mercado e com crescimento acima dos 7% ao ano. 

6 → Planejamento de custos pronto: outro ponto positivo de uma franquia está no planejamento de custos. É previsto em lei que a empresa passe ao empreendedor uma estimativa de custos, assim como de ganhos (confira a lei de franquias). 

Em outras palavras, você terá uma ideia de quanto terá de investir em estrutura, funcionários, equipamentos ou se nada disso será preciso – caso você esteja pensando em investir em uma franquia digital  -, quais serão os investimentos em marketing.

7 → Negócio escalável: por ser um negócio já consolidado, as franquias são ótimas oportunidades para expansão e crescimento. 

Utilizando a Delivery Much, como exemplo, cerca de 10% da base de empreendedores possuem outras unidades. O caso mais emblemático é do empreendedor Enzo de Rosso, dono de 6 unidades em Rondônia. Veja o que o empreendedor fala sobre as franquias Delivery Much:

8 → Independência jurídica e financeira: embora o empreendedor esteja ligado a empresa franqueadora por contrato, em relação a fatores jurídicos e financeiros ele será independente. 

Isto é, ao comprar uma franquia o empreendedor irá constituir uma empresa, com sua própria razão. Sendo uma pessoa jurídica independente financeira e juridicamente da franqueadora. 

9 → Inovação: ao levar uma franquia, principalmente para cidades pequenas, o empreendedor estará inovando e construindo um novo mercado. 

Estas inovações são mais comuns em franquias de tecnologia, como de delivery, de marketing digital e de e-commerce, porém, mesmo em franquias tradicionais, como em lojas é possível levar uma novidade para cidades do interior. Lei mais sobre os modelos de franquias de sucesso para cidades do interior.

10 → Exclusividade: ao adquirir uma franquia, o franqueado tem como opção escolher onde operar, na maioria dos casos, ao escolher a localização, o empreendedor recebe a exclusividade de operação local, não tendo outra unidade da mesma marca como concorrente.

3 → Desvantagens do franchising

1 → Pouca flexibilidade: pela franquia ser um negócio já testado e validado, como citamos acima, há um playbook a ser seguido com foco em manter a performance e o padrão das unidades homogêneos. 

Isto pode ser visto como uma desvantagem, mas ao mesmo tempo é um dos fatores que garantem que o consumidor tenha a mesma qualidade de atendimento e reconheça a marca em qualquer unidade franqueada.  

2 → Risco de falhas de sistema: por se tratar de uma rede, com uma unidade central, í possível que haja falhas tecnológicas ou de sistema. 

Contudo, em caso de o franqueado sentir-se lesado, ele pode verificar como a Lei de Franquias o protege em relação promessa x entrega por parte do franqueador.

3 → Possível mudança de cidade: atualmente existem no país, cerca de 3 mil marcas franqueadas e mais de 150 mil unidades destas marcas. 

Ou seja, partindo do contexto de exclusividade, dependendo da cidade ou região em que você pretende empreender, há a possibilidade da mudança para empreender. 

4 → Opinião: investir ou não em uma franquia

Abrir um franquia ou não é uma oportunidade de negócio com grandes chances de sucesso, isso é o que os dados apresentam e o que vemos na prática aqui na Delivery Much. 

Dentro da rede, dos mais de 200 empreendedores, grande parte expande suas unidades ou tem desejo de o fazer a médio longo prazo. 

Outra vantagem, que corrobora com a ideia de se investir em uma franquia é o impacto gerado por uma única unidade. Assista como isso é feito aqui: São Roque.

Logo, independente se você quer apostar em um modelo de franquia tradicional ou franquia digital (veja a diferença dos modelos aqui), o momento para empreender é agora, especialmente em cidades do interior.

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