Negócios de alimentação: aprenda como investir neste setor

Negócios de alimentação aprenda como investir neste setor

Quer investir em negócios de alimentação? Confira as principais dicas para ajudar você a ter sucesso no seu empreendimento.


O setor de alimentação é um prato cheio para quem pensa em empreender. Diferentemente de outros segmentos, a alimentação é uma necessidade básica e diária. Isso permite ao empreendedor ter uma base relativamente sólida para começar o seu negócio.

A versatilidade do setor é outro ponto que atrai. Restaurantes, food trucks, delivery de comida, venda em domicílio e quiosques são apenas algumas ideias de negócios no ramo de alimentação que vem se destacando nos últimos anos. E a pandemia veio para lembrar que a adaptabilidade é fundamental para que o setor possa superar (e mesmo crescer durante)  crises.

Você pensa em investir neste segmento? Então veja neste artigo algumas dicas essenciais para começar em negócios de alimentação:


MENU DE NAVEGAÇÃO

1 → Os negócios de alimentação no cenário da pandemia

2 → Quais negócios fazem parte do ramo de alimentação

3 → Opções de negócio de alimentação até R$ 100 mil

4 → Como começar seu negócio de alimentação

5 → Cuidados a serem tomados antes de abrir seu negócio

6 → Operação: dicas e estratégias para o lançamento


1 → O que são negócios de alimentação?

O setor de alimentação é composto por todos os negócios que envolvem o comércio de alimentos, sejam eles de produção própria ou apenas fornecidos para venda. Podemos citar aqui:

  • restaurantes,
  • food trucks,
  • bistrôs,
  • mercearias,
  • franquias de alimentação e
  • franquias de delivery.

O setor foi um dos mais afetados pela Covid-19, contudo quem apostou no delivery teve um retorno significativo. O segmento apresentou um crescimento muito além do esperado para 2020.

2 → Quais negócios fazem parte do ramo de alimentação

A versatilidade do setor de alimentação abre espaço para todos os perfis de empreendedores, desde aqueles que preferem um modelo mais conservador (como restaurantes, cafés e lanchonetes) quanto os que desejam inovar.

Isso é importante, pois ao apostar em um nicho específico ou em um modelo de negócio diferenciado é possível se destacar em meio a um mercado de alta concorrência.

Confira abaixo ideias e negócios ligados ao ramo de alimentação:

Delivery de comida

Se pedir comida por aplicativo já fazia parte da rotina de grande parte dos brasileiros, durante a pandemia esse hábito se consolidou ainda mais.

O delivery deixou de ser apenas uma conveniência para se transformar em necessidade. Por conta disso, o crescimento da solução foi significativo: segundo o site Statista, o Brasil foi destaque do segmento na América Latina e, sozinho, representou quase metade (48,77%) do mercado no continente .

Ainda segundo a consultoria, 83% dos brasileiros utilizaram apps de delivery para pedir comida em 2020. Com as incertezas relacionadas ao cenário da pandemia em 2021, a tendência é que esses números sigam expressivos ao longo do ano.

Marmitas

Este modelo de negócio deu um salto nos últimos anos. As marmitas fazem sucesso entre pessoas que não querem, não sabem ou não têm tempo de cozinhar, mas desejam incluir uma refeição caseira na sua rotina.

A pandemia também ajudou a tornar esse modelo mais popular e pode ser uma alternativa para restaurantes continuarem operando mesmo em períodos de medidas restritivas mais severas. O delivery e o take away são fortes aliados do modelo. Também é possível adaptá-lo de acordo com a necessidade do cliente, pensando em propostas de pedidos únicos ou planos semanais e mensais.

Produção artesanal

A comida artesanal tem um sabor diferenciado. Esse nicho é focado principalmente na preparação de pratos exclusivos, na hora e à mão. Sejam salgados ou doces, este é um tipo de comida que costuma ter um apelo emocional e desperta sensações de carinho e cuidado – características que os consumidores desejam e pelas quais estão dispostas a pagar. Em um momento em que buscamos algo que nos remeta à “normalidade”, essa é uma ideia de negócio que vale a pena ficar de olho.

Suplementos alimentares

O mercado de alimentação fitness ganha mais destaque a cada ano. Muito se deve a maior preocupação das pessoas com a busca por um estilo de vida mais saudável (e, a esta altura, já deve estar bem claro que saúde é um dos assuntos mais em alta dos últimos tempos).

Quando falamos neste mercado, não nos limitamos aos produtos mais conhecidos, como shakes e barrinhas energéticas: a oferta evoluiu para menus completos, voltados para quem quer investir na saúde e suprir suas necessidades alimentares ligadas a sua rotina de treinos.

Alimentação natural

Este nicho também se preocupa com a saúde, mas tem foco um pouco diferente. Aqui o consumidor não está necessariamente ligado a atividades físicas, mas sim a buscar uma alimentação mais equilibrada. Um mercado de alimentação saudável que limita os excessos de gordura, sódio e açúcares e dá preferência para alimentos orgânicos, integrais e menos calóricos. Opções que ajudem a aumentar a imunidade e prevenir doenças também têm espaço garantido nesse mercado.

3 → Opções de negócio de alimentação até R$ 100 mil

Começar um empreendimento do zero tem como principal vantagem poder moldar o negócio da forma como você desejar, contudo isso tem um custo – e ele pode ser salgado.

Para quem tem até R$100 mil para investir, as franquias podem ser uma excelente escolha. Existem diversos formatos disponíveis dentro de uma mesma franquia, possibilitando que você escolha aquele que mais se adéqua à realidade do lugar em que deseja empreender.

E se o seu objetivo é trabalhar com o setor de alimentação, mas sem se envolver diretamente com a produção e comercialização de alimentos há várias opções dentro deste universo para investir.

4 → Como começar seu negócio de alimentação

Não existe uma receita pronta, mas destacamos 3 pontos que merecem a sua atenção antes de você dar os seus primeiros passos para a concretizar o seu negócio no setor de alimentação. Confira:

Avalie a sua experiência com o setor de alimentação.

Você não precisa acumular anos de experiência trabalhando na área, mas é importante que tenha uma boa noção do segmento antes de pular de cabeça em um novo negócio.

Logo, acompanhe o mercado e as tendências, faça pesquisas e converse com outros empreendedores que já tem mais experiência no ramo.

Você se vê trabalhando com alimentação pelos próximos anos?

Se você pensa em começar um negócio no setor de alimentação apenas para acompanhar alguma tendência ou simplesmente para ganhar dinheiro vendendo comida, é melhor dar um passo atrás e reavaliar a sua escolha.

O setor de alimentação pode ser lucrativo, mas exige muito do empreendedor. Avalie suas verdadeiras motivações e invista apenas se este for um mercado atrativo para você e no qual você se veja trabalhando diariamente pelos próximos anos. O momento de crise atual reforçou a necessidade dessa análise prévia, já que foi necessária muita resiliência dos empreendedores que resistiram até aqui.

Avalie o seu perfil de empreendedor

Você já definiu que vai investir em um negócio de alimentação, mas ainda não sabe qual rumo tomar? Então, avalie qual é o seu perfil de empreendedor. O mercado está cheio de possibilidades, cabe a você definir quais se encaixam melhor ao seu ideal.

5 → Cuidados a serem tomados antes de abrir seu negócio

O setor de alimentação exige uma série de cuidados especiais que o empreendedor deve estar atento para não enfrentar problemas.

Limpeza e higienização: este é um dos itens mais importantes se você optar por abrir um negócio físico. Você necessita seguir uma série de regras básicas para garantir produtos próprios para o consumo, indo desde um ambiente extremamente limpo e organizado até a manipulação correta dos alimentos pelos cozinheiros, garçons e atendentes. Você pode saber mais consultando a norma ABNT NBR 15635:2008.

Controle de estoque: é bem diferente do exigido para empresas de outros segmentos e precisa de uma atenção especial. Ele envolve datas de validade, acondicionamentos especiais e temperaturas reguladas, o que exige conhecimento e planejamento do empreendedor. Este é um fator importante para evitar desperdícios e furos no caixa ao longo da operação. Confira mais sobre o tema aqui: Controle de Estoque para restaurantes

Logística: este é outro ponto fundamental para garantir o sucesso nos negócios de alimentação. Além da logística para a entrega dos pratos dentro do restaurante, é importante estar atento para suprir a demanda de quem opta pelo delivery.

Como já falamos anteriormente, essa é uma oportunidade importante para vender mais e conquistar clientes, Por isso, dedique-se a estudar e entender as melhores alternativas para melhorar os processos internos antes mesmo de dar início ao seu negócio.

6 → Operação: dicas e estratégias para o lançamento

Já está com o seu negócio pronto? Então agora é o momento de investir no lançamento. Veja algumas dicas que separamos para você:

Invista no marketing

Se você optou por começar uma marca do zero, o investimento em marketing é indispensável para que seus potenciais consumidores saibam o que você tem para oferecer.

Invista em mídias sociais alinhadas com o público alvo do seu negócio. Além de exigirem um investimento mais baixo, as mídias sociais permitem que você segmente os seus anúncios para pessoas que têm mais probabilidade de se identificarem com o seu negócio.

Caso você tenha optado por uma franquia, use e abuse de todo o suporte que o modelo oferece! A orientação dada pela franqueadora é preciosa e sem dúvida será de grande ajuda para alavancar o seu negócio.

Não tenha medo de inovar

Lance mão de todas as estratégias que fizerem sentido para o seu negócio neste primeiro momento. Pense em eventos de inauguração, lance planos de fidelidade, planeje concursos e elabore pratos por tempo limitado. Seja criativo e, se estiver alinhado com o seu negócio, faça barulho.

Ouça o que os seus clientes têm a dizer

Eles são a sua fonte mais preciosa de informação. Converse com seus clientes, peça avaliações dos seus serviços e acolha todas as sugestões que podem ajudar você a definir os rumos do seu negócio.

Além de ajudar a melhorar os seus processos, é uma forma de aproximar os seus clientes. Acredite: eles sentem quando são ouvidos e se sentem mais propensos a assumirem o papel de embaixadores da marca.

Continue explorando o potencial dos negócios de alimentação em nosso blog:

Confira nosso guia completo sobre marketing digital para restaurantes

Leitura complementar

https://blog.deliverymuch.com.br/materiais/cases-de-sucesso/

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