O que montar em uma cidade pequena para ganhar dinheiro

O que montar em uma cidade pequena para ganhar dinheiro

O que montar em uma cidade pequena para ganhar dinheiro? Confira neste artigo 5 oportunidades para cidades do interior, para empreender ainda em 2019.

Em um dos tópicos de nosso último artigo sobre o mercado de franquias, destacamos a guinada desse modelo de negócio para o interior. 

As cidades menores vêm se tornando cada vez mais atrativas para quem busca novos públicos e aumentar a capilaridade do empreendimento.

Cientes disso, as grandes marcas estão abrindo novas oportunidades de negócio para empreender.

E se você já pensa em começar um negócio do zero ou apostar em uma franquia digital, confira abaixo 5 ideias de negócios e tendências do mercado para ganhar dinheiro em cidades do interior.

leia também: 6 ideias de negócios digitais para empreender

5 oportunidades de negócios para empreender em cidades pequenas

1 → Franquia de Delivery

O delivery é um modelo de negócio que nasceu a partir da necessidade dos consumidores por soluções que tornem o dia a dia mais prático. 

Ele pode ser um recurso para diversos setores, mas o de alimentação, sem dúvida, é um dos que mais se beneficia da solução. Sendo o food delivery responsável por cerca de 80% deste negócio.

Nesse segmento, a Franquia Delivery Much é um case de sucesso. O app democratiza o delivery online, gerando uma oportunidade de negócio para o empreendedor e uma nova fonte de renda somada à oportunidade de digitalização ao restaurante. 

Atualmente, com mais de 1.5 milhão de usuários ativos e 7.5 mil restaurantes parceiros – números de agosto de 2019 –, a franquia está presente em mais de 180 cidades e se consolida como maior player de delivery do interior do Brasil

O crescimento da empresa e de outras franquias online é favorecido pela alta no mercado de tecnologia no Brasil, que se movimenta e expande para o interior. 

Segundo estudo anual do IDC, encomendado pela ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software), o mercado de tecnologia da informação (TI) cresceu 9,8% em 2018.

Crescimento que levou o setor a faturar US$ 47,7 bilhões nas áreas de software, hardware, serviços e exportações. Em nível mundial, o avanço foi de 6,7%.

Leia também: Porque investir em franquias digitais frente a franquias tradicionais. 

2 → Food truck

Os food trucks deixaram de ser novidade há algum tempo. O modelo não é inédito, mas o formato mais sofisticado e com inúmeras opções de cardápios caiu no gosto popular. 

E se engana quem pensa que o interesse se concentra apenas no público dos grandes centros. As cidades menores também têm muito espaço para quem quer investir no formato.

Antes de tudo, é importante que você pesquise quais são as necessidades e interesses do público da sua cidade e se já existem outros empreendedores apostando neste modelo de negócio. 

Se existirem, busque conhecer seus pontos fortes e fracos. E determine de que forma o seu negócio pode se destacar.

3 → Salão de beleza

Um estudo realizado pelo SPC Brasil mostra: em um cenário de crise, o brasileiro opta por cortar atividades de lazer em vez de gastos com sua imagem e bem-estar. 

Esse comportamento favorece a indústria da beleza e representa uma excelente alternativa para quem deseja investir no ramo. 

Segundo o Sebrae, beleza é um dos setores que mais gera abertura de MEI (microempreendedor individual). Um ponto de atenção para quem quer empreender.

Contudo, ao empreender no setor, certifique-se para não ser apenas mais um negócio em meio a tantos outros. 

Pesquise o mercado e defina um nicho de atuação. Isso vai ajudar você a dar passos mais firmes e evitar um encerramento precoce das atividades. 

Investir em qualificação, equipamentos e um espaço adequado (se optar por ter um ponto fixo) também são essenciais. 

Esse é um setor que lida diretamente com a autoestima dos clientes, portanto, para que o negócio tenha sucesso, a satisfação de cada um deve ser sua prioridade .

Além disso, dados da ABF (Associação Brasileira de Franquias) apontam que o setor foi um dos que mais cresceu no último trimestre.

Confira mais sobre o assunto: Mercado de Franquias fatura 43 bilhões no 2º trimestre de 2019

4 → Soluções para pets

Mesmo quem não tem animais de estimação sabe que o mercado pet é um dos mais aquecidos nos dias de hoje. 

De acordo com o IBGE, existem mais de 132 milhões de animais de estimação no Brasil.

Além disso, um estudo desenvolvido pelo Grupo GS& Gouvêa de Souza aponta que o faturamento deste setor deve atingir R$ 20 bilhões em 2020.

E o mercado pet vai além dos tradicionais pet shops. Ele conta com franquias que oferecem: produtos alimentícios diferenciados, serviços de daycare, spas especializados e muitas outras especialidades. 

Se você deseja iniciar um negócio neste segmento em uma cidade pequena, é importante pesquisar o mercado e definir quais soluções mais se encaixam no perfil dos consumidores locais. 

Importante lembrar: uma característica muito comum deste mercado, independentemente da localidade, são clientes exigentes, que não medem esforços para agradar o seu animal de estimação.

5 → Distribuidor ou loja de conveniência

Em pequenas cidades, onde as grandes redes não se fazem tão presentes, as distribuidoras e as lojas de conveniência podem suprir uma demanda significativa dos consumidores.

Os horários flexíveis e a oferta de produtos diversificados são os principais atrativos para o público.

Este também é um setor onde é possível apostar em franquias. O modelo de negócio conta com inúmeras opções para quem deseja abrir uma loja de conveniência, com destaque para aquelas que são parceiras de postos de combustíveis. 

Investir em uma franquia é uma opção especialmente vantajosa para quem está abrindo o seu primeiro negócio próprio.

As franquias possibilitam contar com todo o know how da franqueadora e com um modelo já testado e melhorado constantemente.

Empreender em um negócio próprio pode ser desafiador, mas também conta com diversas vantagens.

Por outro lado, a oferta de franquias cresce cada vez mais, assim como a demanda dos consumidores por novidades. Por isso, não deixe de ouvir o seu público em potencial para dar o próximo passo com mais segurança.

Com ideias claras do que montar em uma cidade pequena para ganhar dinheiro seu próximo passo é decidir o que escolher.

Logo, se você que saber mais sobre o sistema de franquias? Acesse nosso material exclusivo sobre o negócio e conheça mais sobre o setot apontado pela Exame, ABF e Abrasel como investimento lucrativo e seguro para 2019.