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5 ideias de negócios no ramo de alimentação para você empreender agora mesmo

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Escolher um ramo para começar uma empresa é uma das decisões mais difíceis para um empreendedor iniciante. E também é uma das mais definidoras, afinal, indica o objetivo do plano de ação.

No Brasil, um dos setores tradicionais no mercado é o da alimentação. Em outras publicações aqui do blog, já mencionamos como esse setor é uma aposta segura, em vista de não só atender a desejos de consumo, mas também a uma necessidade básica.

E outro ponto interessante é que, nos últimos anos, a comercialização de alimentos cresceu. Segundo o relatório mais recente da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (ABI), o faturamento entre 2015 e 2016 cresceu mais de 9%. Esse aumento vem acontecendo em um cenário em que a tecnologia está cada vez mais forte, favorecendo a origem de projetos inovadores.  

Mas quais são as possibilidades para entrar nesse contexto promissor? É sobre isso que vamos falar a seguir. Acompanhe o post para conhecer 5 ideias de negócios no ramo de alimentação!

 

  1. Kits de refeições

Um formato de vendas que vem trazendo novidade para o mercado de alimentação, especialmente entre aqueles que enxergam a comida também como um hobbie, é o de meal kits.

Essa estratégia consiste em oferecer um pacote com tudo o que é necessário para o preparo de uma receita. Ou seja, no seu lar, a pessoa pode reproduzir um prato especial usando porções adequadas de cada ingrediente e acompanhando um passo a passo.

Grandes companhias do varejo internacional, como Wallmart e Amazon, estão investindo nessa ideia, que acaba estimulando muita gente a cozinhar, mesmo sem ter experiência. Aqui no Brasil, a Cheftime é uma empresa que aposta nesse segmento há alguns anos, fazendo parcerias com restaurantes, eventos e variadas marcas para enviar kits para consumidores cadastrados em seus planos de entrega.

 

  1. Marmitas

Aqui, estamos falando de um método clássico de abordagem no setor de alimentação, o de take away, de comprar pratos prontos “para viagem”. As marmitas, ou quentinhas, estão entre as formas de venda direta de comida mais comuns no Brasil.

Muitas pessoas são adeptas desse tipo de serviço porque contam com a praticidade de fazer refeições fora de casa a um preço justo e sem ter de preparar nada. Com a valorização do cuidado com o corpo e a saúde, um subnicho que vem crescendo é o das marmitas fitness, uma oportunidade de negócio para quem quer conquistar uma clientela segmentada e fidelizada.

Existem várias formas de investir nesse setor. Você pode ter uma loja física, por exemplo, para oferecer produtos rápidos a qualquer visitante, ou, então, ter um negócio mais personalizado, entregando encomendas diretamente onde o consumidor escolher.

 

  1. Fast food

O Brasil, nas últimas décadas, foi totalmente invadido pelas redes de comida rápida. Primeiro, vieram grandes marcas internacionais, como McDonald’s e Burger King, que têm unidades em praticamente todo o país. Com a validação desse método no mercado, começaram a nascer diversas iniciativas nacionais, e hoje são diversas as franquias autenticamente brasileiras nesse setor.

O apelo do fast food facilita a rotina de muita gente, pois possibilita o acesso a alimentações rápidas, sem exigir o mínimo de esforço do comprador. E com a diversificação dos hábitos de consumo, hoje não se vê só hamburgueria e pizzaria por aí, não. Existem várias marcas focadas em alimentação saudável, como saladerias e lojas de sucos naturais, por exemplo.  

 

  1. Produção artesanal

Não é só a agitação que move a sociedade. É preciso equilíbrio. E a onda de alimentação saudável, com a tomada de consciência para um relacionamento mais próximo com o meio ambiente e as pessoas, é uma mudança de estilo de vida que vem aumentando a procura pela alimentação artesanal.

Negócios focados em uma produção mais autêntica e com pegada de slow food, como doces, salgados e bebidas feitos à mão, chamam a atenção e dão frescor às relações de compra e venda. Esse tipo de nicho tem valoriza culturas regionais e pessoas, sendo uma excelente forma para quem vê, no empreendedorismo, um meio de transformação social.

 

  1. Delivery online

Como pincelamos na introdução, a tecnologia vem favorecendo os negócios de alimentação. O setor de pedidos via web é um exemplo disso. Conforme dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), o número de pedidos via aplicativos cresce em torno de R$1 bilhão a cada ano.

A estatística impressionante mostra como esse tipo de acesso a serviços alimentares vem dando certo no país. Desde 2011, a Delivery Much investe em inovação e tecnologia nesse setor, e, hoje, já são mais de 120 cidades no país que contam com o nosso sistema de delivery online de comida. Nos últimos anos, o setor de entregas por meio de pedidos digitais ganhou espaço e, assim, vem estimulando novos hábitos em diversas localidades no país.

Hoje você conheceu 5 ideias de negócios no ramo de alimentação para empreender. São várias as possibilidades, e você pode começar uma trajetória bem-sucedida se conhecer a fundo as opções. Quer saber mais sobre uma delas?Então, entre em contato com a Delivery Much e entenda como ser um franqueado da marca pode ser o seu diferencial empreendedor!