O que muda ao se tornar empresário? Case do franqueado de Santa Maria (RS)

se-tornar-empresario-caso

Deixar o emprego e se tornar empresário é seu sonho? Veja o caso do ex-gestor que largou tudo para ser franqueado Delivery Much. Leia mais!

Adriano Costenaro já conhecia os dois lados da moeda: o mundo corporativo e o empreendedorismo. Depois de anos como CLT, ocupando o cargo de gestão na Delivery Much, ele decidiu dar um novo passo e se tornar empresário novamente.

A nova fase é como dono da franquia de Santa Maria (RS), cidade onde a Delivery Much nasceu e onde foi diretor da operação. A transição, não foi apenas uma escolha profissional, mas um reencontro com o propósito.

Vem entender mais essa jornada de troca da CLT pelo CNPJ!

Deguste o menu

O valor de assumir uma franquia já consolidada

Ao assumir a unidade de Santa Maria, Adriano passou a liderar a primeira franquia da Delivery Much, uma operação com mais de dez anos de história. Na bagagem, uma grande base de usuários ativa e o reconhecimento da marca na cidade. O que poderia ser um diferencial, também foi um desafio.

É comum ouvir: 'em 2011, faziam assim'. Mas estamos em 2025. O papel agora é modernizar esse relacionamento com o mercado e manter a Delivery Much relevante para o consumidor atual.

Quem decide se tornar empresário por meio de repasse de franquia encontra vantagens competitivas importantes:

  • estrutura pronta

  • base de clientes

  • marca reconhecida

  • empresa ativa e faturando

Mas precisa estar preparado para inovar e adaptar.

Família, comunidade e impacto local

Um dos diferenciais da gestão de Adriano é a presença da marca na vida da cidade e na rotina da própria família. Ele envolve os filhos nas ações de ativação da franquia e reforça que se tornar empresário também é uma forma de ensinar pelo exemplo.

Minha filha participa das ativações, meu filho estava com a bandeira da Delivery Much no carnaval. Isso é mais que negócio: é formação, é legado.

se-tornar-empresario-caso
Adriano e sua equipe, Cátia e Luciano

Adriano acredita no poder do hiperlocalismo: a marca participa de eventos como o Festival do Xis, patrocina o vestibular da UFSM com ativações presenciais e investe no esporte local.

A Delivery Much Santa Maria é patrocinadora dos times amadores de vôlei, futsal e do Santa Maria Soldiers, futebol americano. Essas parcerias reforçam a presença da marca em diversas comunidades e contribuem para o fortalecimento da identidade local.

A Black Friday que parou o delivery de Santa Maria

Em 2024, a Delivery Much Santa Maria lançou uma campanha ousada de Black Friday que gerou repercussão e impacto direto nas vendas dos parceiros locais. A ação envolveu:

  • substituição das bags dos entregadores;

  • distribuição de sacos kraft personalizados para embalar pedidos promocionais;

  • oferta de hambúrguer por apenas R$ 0,01, em parceria com um restaurante da cidade.

Chegar a esse nível de ação só é possível porque construímos relação. Sabemos o nome do lojista, os desafios da loja, e ajudamos ele a se posicionar. Não somos só um app, somos parceiros dos restaurantes.

Para que a ação fosse viável, Adriano investiu em relacionamento por meses. Só assim conseguiu chegar na  data com tantos parceiros dispostos a participar de promoções bombásticas. O resultado foi uma explosão de pedidos e alta visibilidade para todos os envolvidos, fortalecendo o vínculo entre franqueado e lojistas.

Quem decide se tornar empresário com esse nível de envolvimento percebe que o retorno vai além do financeiro: é reconhecimento, pertencimento e construção de comunidade.

Se tornar empresário muda a forma de enxergar o negócio

Apesar da experiência anterior como executivo da franqueadora, Adriano destaca como a vivência na ponta de operação mudou completamente sua perspectiva.

Antes eu pensava em estratégias nacionais. Hoje penso em como fazer a campanha de abril funcionar em Santa Maria. E isso me desafia, me reinventa.

E ele faz esse exercício porque sabe o peso da marca Delivery Much na cidade. A população de Santa Maria tem um carinho muito grande por ser uma empresa nascida ali, que segue investindo na cidade e nas pessoas.

"Aos 42 anos, eu queria mais protagonismo, mais velocidade para decidir e alinhar o negócio com aquilo que eu acredito. Voltar a empreender carrega tudo isso."

O que aprender com essa história?

O case de Adriano Costenaro mostra que se tornar empresário é mais do que abrir uma empresa: é assumir protagonismo, construir relações e atuar com propósito.

Para quem busca um modelo validado, mas com espaço para inovação local, a Delivery Much oferece um caminho real de transformação, tanto para a cidade quanto para o empreendedor.

📍 Sobre a Delivery Much

A Delivery Much é o maior franquia de app de delivery do Brasil. Presente em 14 estados, oferece aos franqueados um modelo de negócio digital, escalável e com suporte completo em tecnologia, marketing e operação.

Compartilhe este conteúdo:
Mais posts

Preencha o formulário e fique por dentro do mercado de foodservice.

Novidades quentinhas na sua caixa de entrada.