Cada um com seu paladar, mas tem comidas que todos gostam e conquistam corações e bocas de norte a sul. Conhecendo as preferências, é muito mais fácil acertar no cardápio do seu negócio, sem investir em produtos da moda que surgem e logo caem no esquecimento.
Os clássicos da culinária, assim como nas artes, continuam relevantes e apreciados por gerações, mesmo que tenham sido criados há muito tempo. Eles são aquela comida que todos gostam, mesmo com as mudanças nos hábitos de consumo.
Um exemplo é a pizza. Qualquer país que você visitar terá essa iguaria. Com outros recheios, formatos, massas finas, grossas, congeladas, artesanais, mas todas são pizza. E não é por acaso que o mercado de pizzarias no Brasil não para de crescer. Ela é um fenômeno mesmo!
E para entender os hábitos e a mudanças alimentares dos consumidores, trouxemos os dados do Instituto Qualibest realizado desde o início da pandemia de Covid-19 que traz dados importantes sobre o foodservice.
Vem conferir o ranking com as comidas mais amadas e ideias práticas para você repensar o seu negócio.
10 comidas que todos gostam
- Pizza
- Hambúrguer
- Comida Brasileira
- Sanduíche
- Massa
- Churrasco
- Doces e bolos
- Salgados
- Açaí
- Sorvete
Pizza
Não é nenhuma surpresa que ela apareça em primeiro lugar. A pizza é um dos alimentos mais consumidos no mundo e consegue se adaptar facilmente aos gostos e à cultura local. A praticidade também conta pontos a favor da campeã do delivery.
Hambúrgueres
Os estabelecimentos dedicados exclusivamente a eles se tornaram muito populares nos últimos anos. Mesmo com o isolamento, a preferência dos brasileiros pelos hambúrgueres não diminuiu, em especial entre os jovens entre 18 e 23 anos. Segundo o estudo, eles representam 61% das intenções de consumo.
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Brasileira
A busca por alimentos que já nos são familiares traz a sensação de conforto. Por conta disso, a comida típica brasileira (como arroz, feijão, bife, batata frita…) conquistou o terceiro lugar no ranking de preferência.
Sanduíches
Versáteis, acessíveis, customizáveis e bons a qualquer hora. Os sanduíches também são campeões de preferência dos consumidores.
Massas
Quando a gente pensa em confort food, as massas são sempre uma boa opção. Esse apelo familiar pode ser uma das razões pelas quais esse tipo de comida conquistou a quinta posição no ranking.
Grelhados/Churrascos
O apelo familiar também está presente no quinto colocado. Quem não ama reunir amigos e família para comer “uma carninha”? O churrasco sem dúvidas é uma das comidas que todos gostam no Brasil.
Doces e Bolos
Outro exemplo de confort food que serve para adoçar a vida de muita gente em períodos de estresse. Segundo a pesquisa, escolha por esse tipo de comida é mais significativo entre mulheres (38%) e jovens (42%).
Salgados
Mais um item que é preferência entre os jovens. A pesquisa apontou que 44% deles gostariam de pedir mais salgados durante o dia a dia
Açaí
Com um apelo maior relacionado à saúde e bem-estar, o açaí também entrou para o ranking de maior intenção de consumo. Com exceção da região sul, onde apenas 20% dos entrevistados demonstraram preferência, nas demais regiões as mulheres (32%) e os jovens (41%) lideram a preferência pelo alimento.
Sorvetes
Por fim, a comida que todos gostam nos dias de calor! Assim como no item anterior, os sorvetes conquistaram a preferência das mulheres e dos jovens, com 26% e 32%, respectivamente.
Meu produto principal não está no ranking. O que fazer?
Antes de tudo, é importante lembrar que a amostra conta com a participação de brasileiros de todas as regiões, então é preciso levar este fator em consideração.
É importante olhar para pesquisas como essa e identificar como o seu negócio pode se adaptar. Sabemos que isso não é fácil, mas ficar parado não é uma opção. Assumindo que você já trabalhe com o modelo de delivery, você pode fazer ao seu negócio as seguintes perguntas:
- Quais foram os alimentos mais pedidos por delivery até agora?
- E quais tiveram uma queda no mesmo período?
- Qual é o público que mais tem consumido por delivery?
- O público no qual eu mais invisto hoje é o que mais traz retorno para o meu negócio?
- Se não for, com qual público eu devo me comunicar?
- Se eu focar em um público diferente, precisarei fazer alterações no meu cardápio?
- Quais mudanças eu posso fazer utilizando a estrutura que eu tenho hoje?
Dicas práticas para você aplicar no seu negócio
Venda pratos congelados
Você pode investir em combos para a semana, por exemplo, e diversificar as opções para cada dia.
Para o cliente, além da vantagem de reduzir o valor médio final, também diminui o número de entregas e, por sua vez, as inseguranças relacionadas à contaminação. Para o restaurante, a opção é um ótimo caminho para aumentar o volume de vendas e fidelizar clientes.
Crie cupons para prestigiar os clientes que seguem com você
Se a situação é complicada para os restaurantes, para os clientes também não é muito diferente. Por isso, demonstre que você reconhece e valoriza aqueles que permanecem comprando com você.
Cupons são uma boa estratégia para isso, além de oferecerem a possibilidade de atrair o cliente de volta. Para isso, trabalhe com desconto para a próxima compra e organize programas de recompensa.
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Analise a possibilidade de renovar o seu cardápio
O delivery do seu cardápio atual não está funcionando? Talvez a saída seja rever o que você oferece e incluir aquelas opções de comidas que todos gostam que listamos acima. A ideia é aproveitar ao máximo os insumos e a estrutura que você já tem e fazer desse o seu ponto de partida.
Aqui não existe receita pronta: vai depender de cada negócio e do público no qual ele foca. Por isso, não deixe de perguntar aos seus clientes o que eles gostariam de encontrar no seu cardápio.
E, acredite, você pode se surpreender e identificar oportunidades onde não enxergava antes.
Faça parcerias com outros negócios
Se o seu negócio não tem como arcar com mudanças sozinho, que tal juntar forças com outros empreendimentos que também precisam aumentar as suas vendas?
Se você tem uma pizzaria, faça uma ação conjunta com uma sorveteria. Ou então busque parcerias fora do setor de alimentos: se você trabalha com produtos naturais, busque academias que migraram para o online e ofereça descontos para seus frequentadores.
Não canse de buscar alternativas. Siga inovando e veja seu negócio cada vez maior.