Só aqui: 5 características essenciais para escolher um sócio + cases de sucesso que vão te inspirar. Confira neste artigo e acerte na parceria!
Empreender não precisa ser uma caminhada solitária. Ao escolher um sócio, você tem um caminho promissor, mas com os desafios naturais da sociedade. Afinal, uma parceria significa fazer as coisas em conjunto e entrar em consenso.
Se você chegou neste artigo esperando orientações sobre a escolha do sócio do seu negócio, seja bem-vindo. Vamos explorar o que significa ser sócio, como escolher um parceiro, vantagens e desvantagens da sociedade. No fim do conteúdo, você também encontra dois cases que estão dando supercerto!
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O que é ser sócio de uma empresa?
Ser sócio vai além de simplesmente dividir os lucros. A atividade implica responsabilidades:
- Legais;
- Financeiras; e
- Operacionais.
Ou seja, o sócio é também proprietário, participando da gestão, da tomada de decisões e assumindo riscos. O grau de envolvimento varia de acordo com o tipo de sociedade e o contrato social estabelecido.
Contudo, compreender o significado e as implicações de ser sócio é o primeiro passo para uma parceria de sucesso.
Quem pode ser seu sócio?
Ao planejar uma sociedade, a primeira opção que vem à mente é convidar um familiar, amigo ou colega de trabalho. No entanto, é fundamental avaliar se essas pessoas têm perfil empreendedor.
A afinidade é importante, mas não deve ser o único critério, porque os desentendimentos podem impactar o negócio e os relacionamentos pessoais. Por isso, ao escolher uma parceria avalie as habilidades, o conhecimento, o temperamento, capital. Vamos falar mais nos tópicos abaixo!
Analisando o perfil de um sócio
Não existe receita de bolo para o que é um perfil de sócio ideal, mas algumas características são fundamentais. Confira:
Capital para investir
Um sócio pode alavancar seu negócio, aportando recursos financeiros para expansão, desenvolvimento de novos produtos ou serviços e impulsionando o crescimento da empresa.
Habilidades diferentes
Se você tem alguma dificuldade, como finanças ou marketing, escolha alguém que traga o equilíbrio necessário para uma gestão completa e eficiente. Ter perfis diferentes, inclusive em personalidade, agrega pluralidade na tomada de decisões.
Divisão de tarefas
Compartilhar as responsabilidades com um sócio alivia a sobrecarga, permitindo que você se concentre em áreas de maior expertise e evitando o esgotamento. Por isso, nada de sócio de enfeite. Escolha alguém que seja presente, responsável e que você possa contar.
Networking estratégico
Um sócio com uma boa rede de contatos abre portas para novas oportunidades. É ele quem vai atrair parcerias estratégicas e acesso a potenciais clientes, expandindo os horizontes do negócio. Quem você conhece que tem esse perfil? Tente pensar em pelo menos 2 nomes.
Compartilhar riscos
Empreender envolve perdas e ganhos financeiros. Ter um sócio ajuda a dividir esses riscos, proporcionando maior segurança e estabilidade para o negócio. Ao avaliar uma possível sociedade, considere também a inteligência emocional de quem dividirá as responsabilidades com você. Um precisa ser o suporte do outro!
As desvantagens de ter um sócio
Apesar dos benefícios, empreender em sociedade também tem seus desafios. Os principais são:
- Conflitos: as diferenças de opinião e visão sobre o negócio podem levar a desentendimentos entre os sócios. Por isso, a maturidade para tomar decisões é uma habilidade tão apreciada.
- Divisão dos lucros: você consegue trabalhar e fazer muito mais coisas com um sócio, mas os resultados são divididos.
- Dependência: o sucesso do negócio depende do comprometimento de todos. Se um dos sócios está desengajado ou focado em outros objetivos, a empresa sentirá o reflexo.
- Burocracia e formalização: gerenciar uma sociedade envolve mais assinaturas, decisões, papéis. Tudo o que você faria enquanto dono, é responsabilidade e direito do outro sócio participar também. Por isso, dividir o comando de uma empresa pode ter menos agilidade nos processos.
Cases: sociedades que são um sucesso
Boas histórias e casos que deram certo são propulsores na vida de todo empreendedor. Ficamos mais seguros das nossas decisões pela certeza de que o mesmo cenário foi favorável para alguém.
Para se pergunta se “é bom ter sócio” vamos apresentar aqui dois tipos de sócios: os amigos e um casal.
O melhor lançamento é entre sócios
Quando os amigos Tiago Luiz Leite e Marcos Roberto Stumpf resolveram empreender juntos, não faziam ideia que o negócio faria história. Ambos já tinham empresas, eram experientes e bem-sucedidos nas suas áreas de atuação.
Até que Marcos conheceu a franquia Delivery Much, gostou do modelo de negócio e convidou o amigo para empreender com o aplicativo em São Miguel do Oeste (SC).
Na cidade 40 mil habitantes e um ticket médio de quase R$70,00, identificaram um forte mercado consumidor e de sucesso para o aplicativo.
Para isso, dividiram as tarefas conforme o perfil de cada um. Como Marcos é mais curioso e analítico, fica responsável pelo estratégico e operacional. Já o Tiago é extrovertido e tem muita vivência comercial, por isso comanda o relacionamento com lojistas.
Direcionando as habilidades e somando as experiências, os sócios conquistaram o melhor lançamento de franquia em 2024, como a operação com mais pedidos. E em menos de um ano, já expandiram os negócios e hoje também são donos da Delivery Much de Palmitos (SC).
Outro ponto interessante é que mesmo experientes, eles vivem o negócio. Se desafiam em conhecer todas as áreas e etapas, inclusive a gravar reels para o Instagram. Clique aqui para conhecer mais o trabalho dessa dupla!
Um casal de milhões
Parceiros no amor e nos negócios, Felipe e Fayene colhem os frutos da sociedade que escolheram para a vida. O casal é franqueado da cidade de Pontes e Lacerda (MT) e quem vê hoje o sucesso não imagina o trabalho dedicado no início.

Para ganhar mercado, foram noites trabalhando no cadastro de lojas, pensando em ações e muitas horas em reunião com donos de restaurantes. Hoje o esforço é recompensado pelo reconhecimento, pelas parcerias com empreendedores locais e pela confiança dos usuários do app Delivery Much.
Como resultado, a operação faz parte do Clube do Milhão, um grupo de franquias de alta performance que recebe um treinamento diferenciado. O encontro do Clube de 2024 foi em Jurerê Internacional, com hospedagem, alimentação e programação imersiva durante 3 dias.
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Como escolher um sócio: o guia para seu negócio
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