Você tem telefone fixo em casa? A popularização dos celulares e as facilidades oferecidas pelas telefonias móveis têm revolucionado a forma de se comunicar do brasileiro. Segundo dados divulgados pelo IBGE através da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (PNAD), em 2015 o percentual de casas com telefone fixo correspondiam a 35%, sendo que apenas 2% eram apenas do aparelho. Já os celulares estavam presentes em mais de 90% das casas, deste total, 58% utilizam somente os aparelhos móveis. Estima-se que os dados referentes a telefonia fixa em 2017 (que ainda serão divulgados) tenham diminuído ainda mais.
Mesmo com essas mudanças, o que vemos nos estabelecimentos comerciais é uma forma antiquada de modelo de comunicação: a maior parte dos restaurantes disponibiliza apenas uma número de telefone fixo para chamadas de tele-entregas. Os novos consumidores não possuem o hábito de ligar e preferem maneiras mais rápidas e diretas para resolver os problemas. Sendo assim, ainda que você tenha telefone fixo em casa, é provável que já não o use com a mesma frequência que no início dos anos 2000.
Isso se deve a popularização dos smartphones entre os brasileiros, como é possível perceber ao analisar os dados divulgados pelo Consumer Barometer (pesquisa realizada pelo Google que se tornou uma importante ferramenta para compreendermos a relação das pessoas com a internet). Em 2012, apenas 14% dos brasileiros faziam uso de smartphones. Em quatro anos este número subiu para 62%.
O dado mais relevante dessa pesquisa se dá ao analisarmos o dispositivo mais utilizado pelos brasileiros para acessar a internet: 59% utilizam o smartphone com mais frequência, um número muito alto se comparado a média mundial de 33%. Ou seja, o ato de pedir comida que antes era limitado às chamadas telefônicas hoje faz parte da rotina de quem está conectado à internet, sendo necessário para os estabelecimentos estar adaptado às demandas de aplicativos móveis.
Cidades Delivery Much: impacto do app no interior do Brasil
Conheça as cidades Delivery Much e os empreendedores que fortalecem a economia local com o mercado de delivery. Descubra as oportunidades!