Conheça as tendências mais lucrativas e esperadas para as franquias de serviço em 2025: hiperlocal, humanização e IA. Contamos tudo aqui.
O franchising teve um ano de ouro, com crescimento de dois dígitos, 12,1% no 3º trimestre e um faturamento de R$ 70 bilhões. Mas como se manter esse ritmo em 2025?
Neste artigo, vamos apresentar as três principais tendências para as franquias de serviço: o hiperlocal, a humanização e a inteligência artificial. Com cases e dados do mercado, você descobrirá as estratégias que prometem movimentar as redes de franquia brasileiras.
Vem conferir!
Deguste o menu
Franquias brasileiras fecham o ano em alta
Acompanhando o ritmo de todo 2024, o franchising fechou o 3º tri com alta de 12,1% e faturamento de R$70 bilhões. O setor se consolida, a cada ano, como um dos principais motores da economia brasileira, conforme os dados Associação Brasileira de Franchising (ABF). Veja abaixo.
Cerca de 1,692 milhão de empregos diretos foram criados no terceiro trimestre. Outro indicador de crescimento é saldo positivo de mais de 3% entre a abertura e fechamento de operações.
No período, os segmentos com maior crescimento em comparação com 2023 foram:
- Entretenimento e lazer;
- Alimentação Food Service;
- Limpeza e Conservação.
Setor de franquias cresce há 5 anos seguidos
É difícil encontrar um setor que se manteve estável durante e após a pandemia. Destacamos também o crescimento mesmo com a crise econômica global. Essa estabilidade mostra a força do franchising no Brasil que soube se reinventar sem perder a segurança e credibilidade.
Esse é o 5º ano consecutivo que o setor de franquias fecha em crescimento. Até agora, o acumulado do ano bateu R$264,8 bilhões em faturamento.
Entre os segmentos produtivos, as franquias de serviço se destacam:
- Serviço de distribuição de alimentação
- Food Services
- Casa e construção
- Comunicação, informática e eletrônico
- Entretenimento e lazer
Mas com tantos ganhos e acertos, não podemos perder o foco. Afinal, um novo ano começa com novos objetivos. Se você já atua ou quer empreender no franchising, confira abaixo alguns insights do que vai estar em alta em 2025.
Tendências para franquias de serviços em 2025
Escolher uma franquia é uma tarefa desafiadora com tantas opções no mercado. O franchising tem por característica ser muito dinâmico e atualizado, seguindo as tendências e projeções.
Para 2025, três fatores serão decisivos para o sucesso: a proximidade com o cliente, a humanização e a inteligência artificial.
Abaixo, você confere alguns cases de modelos de negócios que já aplicam essas soluções.
Franquia hiperlocal
No B2B, o hiperlocal é direcionado para o fortalecimento dos negócios da região. A Delivery Much, por exemplo, é a maior franquia de app de delivery do Brasil. Ela apoia o empreendedorismo na cidade, fortalecendo os restaurantes, gerando empregos e impactando a economia da região.
No varejo, o hiperlocalismo é conhecido também como negócios de proximidade. Ele busca atender a crescente demanda por conveniência e sensação de pertencimento. Esse serviço está focado em oferecer produtos e serviços minimizando deslocamentos e proporcionando o máximo de praticidade no cotidiano.
Uma estratégia utilizada pelos franqueados Delivery Much são as notificações personalizadas. Ele dispara uma mensagem para os usuários em momentos estratégicos como horário de jogos, chuva, feriados locais.
Se um dia está chovendo em Alegrete (RS), a gente consegue mandar uma notificação segmentada, coisa que o nosso concorrente não consegue fazer.
João Elcio Machado - Franqueado Delivery Much
Franquias que humanizam
Ninguém mais quer um atendimento robotizado! Segundo os dados da Temkin Group, 86% dos consumidores preferem falar com pessoas. O segredo é usar a tecnologia para melhorar o atendimento humano, e não depender exclusivamente dela.
A franquia Sóbrancelhas é um exemplo de uso da IA para humanizar a experiência do cliente. Com uma pesquisa de satisfação automatizada, a rede conseguiu traçar o perfil e comportamento do consumidor.
Com os dados em mãos, criaram trilhas de atendimento personalizado, expandindo a base de clientes e aumentando fidelização.
Franquias e inteligência artificial
A Inteligência Artificial se tornou um ingrediente essencial no foodservice. O mercado global de alimentos e bebidas projeta alcançar US$ 27,99 bilhões até 2027 com a tecnologia, segundo a The Business Research Company.
É difícil pensar em um setor que a IA não esteja inserida ou não será aplicada nos próximos anos. Quem resistir à tecnologia vai perder valor como negócio e ficar para trás. Por isso, muitas franquias de serviço já integram as inteligências aos seus processos aumentando a eficiência.
O Eugênio, gestor de pedidos da franquia Delivery Much, é um exemplo. A ferramenta foi equipada com uma inteligência artificial que sugere promoções com base nos produtos mais vendidos de cada restaurante. Desde o lançamento, a plataforma gerou um aumento de 127% em pedidos e 43% das vendas promocionais foram pela nova função.
Lançamos a ferramenta olhando para a receita das nossas mais de 10 mil lojas parceiras, com foco no crescimento que apenas a tecnologia ajuda a acelerar.
Pedro Judacheski, CEO e Cofundador da Delivery Much
O que achou dessas tendências?
Em nosso blog você encontra mais conteúdos. Continue se informando.
Quero negócio: mude de vida e realize suas metas em 2025
Realize suas metas em 2025 com este guia prático. Dicas de negócios, hábitos de alta performance e a jornada para o sucesso esperam por você. Comece agora!
Franquias que valem a pena investir em 2025
Descubra franquias que valem a pena investir em 2025. Explore opções de microfranquias e franquias digitais com baixo investimento e alto potencial de retorno.