O desafio de ser um empreendedor começa com uma dúvida fundamental: começar uma empresa própria ou tornar-se franqueado de uma marca já consolidada? O crescimento contínuo das redes de franquias tem demonstrado que a segunda opção é o melhor negócio. Os principais benefícios são: diminuição de riscos ao aplicar um modelo já testado, uso de imagem de uma empresa já conhecida implicando em um baixo custo de investimento em marketing e conhecimento compartilhado em função do know-how da franquia. Neste cenário, é possível destacar franquias regulamentadas e rentáveis em atividade, como a Delivery Much.
O Brasil é um dos poucos países que possui uma lei específica para o Sistema de Franchising. Isso se deve ao crescimento acelerado desse modelo de negócio no início da década de 90. Assim, em 1994, surgiu a Lei nº 8.955/94, dando diretrizes à relação entre franqueados e franqueadores.
O artigo 2º desta Lei define franquia como um “sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador”. Sendo assim, o franqueado recebe o direito de uso de imagem de uma marca já conhecida e o modelo de negócio já consolidado.
Os franqueados Delivery Much estão amparados por esta Lei e dispõem de todos os benefícios de fazer parte de uma rede de franquia em atividade. Nossa marca, além de reconhecida no mercado de franchising, possui um modelo de negócio testado com resultados positivos comprovados nas mais de oitenta unidades franqueadas. Nosso know-how é compartilhado através de suporte irrestrito aos franqueados e o incentivo do crescimento colaborativo, com troca de informações e experiências entre franquias. Acreditamos no desenvolvimento contínuo da tecnologia, por isso investimos constantemente em nossa plataforma, oferecendo aos nossos franqueados um sistema prático e seguro.
Além de estar de acordo com a Lei de Franquias, outro fator fundamental para uma franquia em atividade é o reconhecimento junto a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Criada em 1987, a ABF é um entidade sem fins lucrativos que visa divulgar, defender e promover o desenvolvimento técnico e institucional do modelo de franchising. Junto ao Governo Brasileiro, a ABF atua para fortalecer as franquias, mantê-las de acordo com as leis vigentes, defender os direitos/benefícios dos franqueados e manter o debate acerca das políticas públicas para o setor.
A Delivery Much é a primeira e única empresa de delivery online reconhecida e associada a ABF. Fazemos parte de um grupo de mais de mil associados (entre franqueadores, franqueados e colaboradores), beneficiados com apoio constante, cursos específicos e um calendário de eventos vasto, incentivando a troca de conhecimento entre franquias.
Desde a sua criação, a ABF vem aumentando a participação junto a instituições públicas e fortalecendo os laços com as privadas, incluindo uma série de acordos firmados com bancos nacionas, o que propicia facilidades aos franqueados e um melhor relacionamento com operadoras de crédito.
Entre as parcerias mais significativas está a firmada com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). São oferecidas consultorias e cursos de capacitação para franqueadores e franqueados, resultando em melhorias de gestão empresarial e crescimento contínuo. Faça parte desta rede, seja um franqueado Delivery Much!