A importância do investimento em mídia no Franchising

Se elencarmos as necessidades de dez empresas para obter sucesso, de diferentes ramos e meios de atuação, uma característica será unânime em todas elas: o marketing. Assim como em qualquer modelo de negócio, as redes de franquias também precisam investir em mídia, na publicidade e divulgação da marca. A diferença está na forma de fazer: no franchising, o marketing é realizado em dois níveis distintos, o institucional e o local.

O marketing institucional tem o intuito de promover a marca em nível nacional/global, gerando visibilidade e credibilidade. É de responsabilidade das franqueadoras o branding, ou seja, a gestão da marca, a padronização da identidade visual e a definição de missão e valores que a empresa carrega.

Através de ações promocionais e campanhas em datas especiais conforme o calendário do varejo (Dia das Mães, Natal e etc), as franquias agregam valor à marca e geram engajamento espontâneo, itens fundamentais para a fidelização de clientes. Esta possibilidade de realizar marketing em rede, atingindo diferentes cidades com a mesma promoção é uma das principais vantagens de fazer parte de uma rede de franquias. Quanto mais reconhecida uma marca for em nível nacional, menor será o investimento necessário em marketing local por parte dos franqueados.

Para ações mais diretas para angariar clientes e estimular as vendas, é necessário investir no marketing local. Em uma rede de franquias nacional, considerando as particularidades de cada região, as campanhas para atrair o público consumidor tendem a ser muito mais efetivas se forem feitas para os habitantes de determinada cidade.

Isso se deve, especialmente, a possibilidade de atingir mídias locais que são extremamente relevantes para a cidade, mas não fazem parte do planejamento de marketing da franqueadora. Isso inclui mídias impressas (jornais, revistas e informativos de bairros), banners em locais estratégicos da cidade, patrocínio em eventos da comunidade, parcerias com sites de serviços locais e outros.

Algumas redes de franquias participam ativamente de todos os processos. É o caso da Delivery Much, que mantém uma equipe especializada em marketing com suporte constante aos franqueados, sem custo algum. Além de criar campanhas e sugerir ações que auxiliem o marketing local, a Delivery Much produz conteúdos e materiais gráficos (tanto prontos quanto editáveis para que cada franqueado possa personalizar) que podem ser usados pelas franquias gratuitamente.

Tudo fica disponível em uma rede da empresa, onde todos os franqueados têm acesso a calendarização de campanhas, sugestões de ações, manuais, exemplos de campanhas realizadas pela rede de franqueados e comunicados. Assim, os franqueados podem investir de forma mais efetiva em mídia, elaborando estratégias e gerando impacto em usuários e restaurantes, contando sempre com o know-how de uma equipe focada em marketing.

Esta metodologia de trabalho está alinhada a nossa maneira de pensar: A Delivery Much busca crescer rápido de forma sustentável, fortalecendo uma rede rentável, colaborativa e criativa. Faça parte, seja um franqueado Delivery Much e leve a melhor plataforma de delivery online para a sua cidade.

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