Sabia? 75% dos brasileiros já usam apps de compras. Descubra como a tecnologia para supermercado está mudando o varejo alimentar.
O setor supermercadista está passando por uma transformação nas jornadas de compra e venda. A digitalização, antes restrita às capitais, chegou às cidades pequenas e nos mostra que o consumidor mudou. E é nesse cenário que a tecnologia para supermercados desponta como o motor da nova era do varejo alimentar.
Com os apps de supermercado, nasce uma nova lógica de consumo que prioriza o conforto. Logo, comprar sem sair de casa é mais que um hábito, é uma exigência do consumidor atual. Quem oferecer essa comodidade ganha em fidelidade, aumento do ticket e frequência de pedidos.
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Por que investir em tecnologia para supermercados?
O consumo nos supermercados brasileiros cresceu 4% em julho de 2025, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O número reflete como o aumento da renda da população e a digitalização do comércio varejista de alimentos impulsionam novos comportamentos de compra.
Para você ter uma ideia, 75% dos brasileiros usam app de supermercado, segundo a Neogrid em parceria com a Opinion Box. As motivações são claras:
- entrega rápida (65%);
- economia de tempo (33%);
- facilidade para encontrar produtos de mercado (35%).
Esse novo consumidor quer agilidade, autonomia e conveniência. E é justamente por isso que a tecnologia no varejo se tornou o principal diferencial competitivo para quem atua no setor de alimentação.
A revolução da tecnologia para supermercados
1. A facilidade de comprar sem sair de casa
A jornada de compra mudou e os apps de supermercado são o melhor exemplo disso. No Brasil, três em cada quatro consumidores já usaram aplicativos para pesquisar, comparar preços e fazer pedidos online.
A Delivery Much é uma franquia de app de delivery que atua há 14 anos no food service. A marca viu uma grande oportunidade no delivery de supermercado, especialmente em cidades pequenas, onde a digitalização do setor ainda está começando
No app de supermercado da Delivery Much a experiência é completa. A marca tem integração com a tecnologia do OSuper que oferece uma das melhores ferramentas.
- Fotos em 360° e descrições detalhadas dos produtos de mercado;
- Gôndolas digitais com sugestões inteligentes;
- Venda por kg ou unidade;
- Preços iguais aos do balcão físico, sem sobrepreço.
2. IA na jornada de compra
A tecnologia para supermercados não está apenas no celular do cliente. Ela também está nas lojas físicas. Segundo a Central do Varejo, 47% dos supermercadistas já utilizam Inteligência Artificial (IA), e outros 53% planejam adotar a tecnologia nos próximos anos.
O uso é variado, da gestão ao pagamento:
- checkout automatizado;
- reconhecimento visual de produtos.
- IA preditiva para gestão de estoque e sugestão de promoções.
A transformação digital reduze custos e entrega uma experiência melhor, como redução das filas nos caixas. Segundo a PwC, 75% pagariam mais caro se uma loja investivesse em tecnologia para melhorar a experiência. Isso comprova que tecnologia e conveniência caminham lado a lado.
3. Previsões para o comércio varejista de alimentos
O cenário tecnológico é otimista para os supermercadistas. A Grand View Research prevê que a IA no varejo deve gerar US$ 1,66 bilhão até 2030, em 2024 o resultado foi de US$ 446,6 milhões. Esses números revelam uma tendência à digitalização em toda a cadeia de alimentos.
Leia também: Supermercado online: o que esperar da digitalização do setor
Case de sucesso: quando a tecnologia impulsiona o varejo local
A vertical de supermercado foi lançada em setembro de 2024 no app da Delivery Much. O primeiro parceiro da plataforma foi o Supermercado Wilner, da franquia de Mafra (SC).
Um ano após a digitalização, o Wilner gera 56% do faturamento total de supermercados no app. A novidade foi uma sensação na cidade e teve rápida adesão. A funcionalidade foi positiva também para a rentabilidade de Polyana Dill, dona da franquia.
Após a entrada do varejista, o valor dos pedidos de supermercado é 50% maior que o dos pedidos de restaurantes. Sem mudar nada na estrutura do negócio, Polyana teve uma injeção de receita apenas com a nova tecnologia.
Raio-X do consumidor de supermercado no app Delivery Much
Os dados da vertical de supermercados da Delivery Much revelam a força do app de supermercado como ferramenta de fidelização e conveniência:
- O ticket médio das compras ultrapassa R$ 200;
- 97,5% dos pedidos são entregues em casa, mostrando que conveniência é o principal motivador;
- 90% dos consumidores preferem pagar na entrega, via maquininha;
- As mulheres fazem o dobro de pedidos em relação aos homens;
- Itens mais pedidos: água com gás, cerveja, leite integral, steak de frango e bolacha recheada.
Tecnologia para supermercado e sucesso local
Mais do que vender produtos de mercado, o varejo moderno precisa entregar experiência ao cliente, conveniência e propósito. Assim, a tecnologia para supermercado coloca o cliente no centro, com facilidades e conveniência.

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