Só aqui: 5 características essenciais para escolher um sócio + cases de sucesso que vão te inspirar. Confira neste artigo e acerte na parceria!
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O que é ser sócio de uma empresa?
Ser sócio vai além de simplesmente dividir os lucros. A atividade implica responsabilidades:
- Legais;
- Financeiras; e
- Operacionais.
Ou seja, o sócio é também proprietário, participando da gestão, da tomada de decisões e assumindo riscos. O grau de envolvimento varia de acordo com o tipo de sociedade e o contrato social estabelecido.
Contudo, compreender o significado e as implicações de ser sócio é o primeiro passo para uma parceria de sucesso.
Quem pode ser seu sócio?
Ao planejar uma sociedade, a primeira opção que vem à mente é convidar um familiar, amigo ou colega de trabalho. No entanto, é fundamental avaliar se essas pessoas têm perfil empreendedor.
A afinidade é importante, mas não deve ser o único critério, porque os desentendimentos podem impactar o negócio e os relacionamentos pessoais. Por isso, ao escolher uma parceria avalie as habilidades, o conhecimento, o temperamento, capital. Vamos falar mais nos tópicos abaixo!
Analisando o perfil de um sócio
Não existe receita de bolo para o que é um perfil de sócio ideal, mas algumas características são fundamentais. Confira:
Capital para investir
Um sócio pode alavancar seu negócio, aportando recursos financeiros para expansão, desenvolvimento de novos produtos ou serviços e impulsionando o crescimento da empresa.
Habilidades diferentes
Se você tem alguma dificuldade, como finanças ou marketing, escolha alguém que traga o equilíbrio necessário para uma gestão completa e eficiente. Ter perfis diferentes, inclusive em personalidade, agrega pluralidade na tomada de decisões.
Divisão de tarefas
Compartilhar as responsabilidades com um sócio alivia a sobrecarga, permitindo que você se concentre em áreas de maior expertise e evitando o esgotamento. Por isso, nada de sócio de enfeite. Escolha alguém que seja presente, responsável e que você possa contar.
Networking estratégico
Um sócio com uma boa rede de contatos abre portas para novas oportunidades. É ele quem vai atrair parcerias estratégicas e acesso a potenciais clientes, expandindo os horizontes do negócio. Quem você conhece que tem esse perfil? Tente pensar em pelo menos 2 nomes.
Compartilhar riscos
Empreender envolve perdas e ganhos financeiros. Ter um sócio ajuda a dividir esses riscos, proporcionando maior segurança e estabilidade para o negócio. Ao avaliar uma possível sociedade, considere também a inteligência emocional de quem dividirá as responsabilidades com você. Um precisa ser o suporte do outro!
As desvantagens de ter um sócio
Apesar dos benefícios, empreender em sociedade também tem seus desafios. Os principais são:
- Conflitos: as diferenças de opinião e visão sobre o negócio podem levar a desentendimentos entre os sócios. Por isso, a maturidade para tomar decisões é uma habilidade tão apreciada.
- Divisão dos lucros: você consegue trabalhar e fazer muito mais coisas com um sócio, mas os resultados são divididos.
- Dependência: o sucesso do negócio depende do comprometimento de todos. Se um dos sócios está desengajado ou focado em outros objetivos, a empresa sentirá o reflexo.
- Burocracia e formalização: gerenciar uma sociedade envolve mais assinaturas, decisões, papéis. Tudo o que você faria enquanto dono, é responsabilidade e direito do outro sócio participar também. Por isso, dividir o comando de uma empresa pode ter menos agilidade nos processos.
Cases: sociedades que são um sucesso
Boas histórias e casos que deram certo são propulsores na vida de todo empreendedor. Ficamos mais seguros das nossas decisões pela certeza de que o mesmo cenário foi favorável para alguém.
Para se pergunta se “é bom ter sócio” vamos apresentar aqui dois tipos de sócios: os amigos e um casal.
O melhor lançamento é entre sócios
Quando os amigos Tiago Luiz Leite e Marcos Roberto Stumpf resolveram empreender juntos, não faziam ideia que o negócio faria história. Ambos já tinham empresas, eram experientes e bem-sucedidos nas suas áreas de atuação.
Até que Marcos conheceu a franquia Delivery Much, gostou do modelo de negócio e convidou o amigo para empreender com o aplicativo em São Miguel do Oeste (SC).
Na cidade 40 mil habitantes e um ticket médio de quase R$70,00, identificaram um forte mercado consumidor e de sucesso para o aplicativo.
Para isso, dividiram as tarefas conforme o perfil de cada um. Como Marcos é mais curioso e analítico, fica responsável pelo estratégico e operacional. Já o Tiago é extrovertido e tem muita vivência comercial, por isso comanda o relacionamento com lojistas.
Direcionando as habilidades e somando as experiências, os sócios conquistaram o melhor lançamento de franquia em 2024, como a operação com mais pedidos. E em menos de um ano, já expandiram os negócios e hoje também são donos da Delivery Much de Palmitos (SC).
Outro ponto interessante é que mesmo experientes, eles vivem o negócio. Se desafiam em conhecer todas as áreas e etapas, inclusive a gravar reels para o Instagram. Clique aqui para conhecer mais o trabalho dessa dupla!
Um casal de milhões
Parceiros no amor e nos negócios, Felipe e Fayene colhem os frutos da sociedade que escolheram para a vida. O casal é franqueado da cidade de Pontes e Lacerda (MT) e quem vê hoje o sucesso não imagina o trabalho dedicado no início.

Para ganhar mercado, foram noites trabalhando no cadastro de lojas, pensando em ações e muitas horas em reunião com donos de restaurantes. Hoje o esforço é recompensado pelo reconhecimento, pelas parcerias com empreendedores locais e pela confiança dos usuários do app Delivery Much.
Como resultado, a operação faz parte do Clube do Milhão, um grupo de franquias de alta performance que recebe um treinamento diferenciado. O encontro do Clube de 2024 foi em Jurerê Internacional, com hospedagem, alimentação e programação imersiva durante 3 dias.
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