Marketing Digital para restaurantes: conheça neste material as principais estratégias, dicas de profissionais e ferramentas para superar a crise do coronavírus.
Uma nova realidade faz parte do nosso cotidiano, o simples ato de ir a um restaurante já não nos é permitido. Além disso, um estudo publicado pela Pequenas Empresas Grandes Negócios mostra que 90% das pessoas estão evitando comer fora.
A boa notícia é que ao mesmo tempo as pessoas estão buscando formas diversas de consumir. Tendo a confiança e a solidariedade como vetores para o consumo, 43% afirmam que gastariam mais em refeições com fins solidários e 42% pedem delivery em estabelecimentos que já confiam.
Olhando para estes dados, a pergunta a ser respondida é: como mostrar para seus clientes e divulgar para o maior número de pessoas o que vocês está fazendo para garantir a segurança e também ser solidário?
A resposta imediata e eficaz: marketing digital
Acompanhando a leitura, você vai ver por que é importante:
1 – Presença digital2 – Como ser encontrado no Google
3 – Experiência do Consumidor
Presença Digital
Ter presença digital não significa apenas estar nas redes sociais ou ter um canal do seu negócio. Agora, mais do que nunca, você precisa produzir conteúdo e cuidar do seu engajamento.
Uma forma eficaz de fazer isso é montar um calendário de publicação de conteúdos e comprometer-se com ele (é claro, respeitando as suas limitações de tempo e disponibilidade). Mantenha suas redes atualizadas com conteúdos de interesse ao seu público e sobre os seus produtos.
Você pode desde apresentar o seu cardápio até contar a história de como surgiu o seu restaurante, e até mesmo apresentar as pessoas que trabalham nesse. As pessoas se identificam – e preferem – histórias. Lembre-se disso sempre que for publicar algo.
Além disso, busque produzir vídeos. Você não precisa produzir vídeos ou fotos em alta qualidade, mas tome cuidado para que haja uma qualidade mínima para entregar uma boa experiência à sua audiência e, principalmente, foque no conteúdo.
Por exemplo, se você está doando alimentos a moradores de rua, faça isso com carinho e faça questão de mostrar quem está envolvido no projeto. Uma boa inspiração é este projeto: Mais direto.
Importante: utilize cada rede de acordo com sua linguagem e características. No Instagram você pode trabalhar ações diferenciadas no stories (um vídeo que mostre como você higieniza e produz alimentos) e na time line (fotos de alimentos e promoções).
Também não esqueça dos destaques no Instagram, se você não tem, aprenda no vídeo abaixo como aplicar e baixe aqui os modelos que criamos.
Além disso não hesite em usar as outras redes, como Facebook, Youtube, Whatsapp, e-mail. Lembre-se que mais de 80% dos consumidores estão preocupados com a segurança e com a solidariedade.
Como ser encontrado no Google
Você não precisa necessariamente ter um site para ser encontrado no Google. Na verdade há várias maneiras:
1 → Redes Sociais: quando alguém busca pelo nome do seu estabelecimento e o resultado é alguma rede social. Então, ao se cadastrar em qualquer rede, tenha o cuidado de preencher todas as informações de forma correta.
2 → Aplicativos de delivery: estar em um app de delivery já existente é uma ótima saída para a crise, pois além de aumentar seu número de clientes é também uma forma gratuita de marketing para seu negócio.
3 → Google Meu Negócio: o Google Meu Negócio é uma ferramenta do Google para ajudar qualquer negócio a ter presença digital. Entenda mais aqui: SEO local para pequenos negócios. Para fazer seu cadastro no GMN você precisa ter ou criar um conta Google, acessar este link, fazer o login e preencher seus dados. Veja o tutorial aqui.
4 → Tripadvisor: o Tripadvisor é outra ferramenta que garante presença digital para seu negócio. Assim como as demais Redes Sociais e o Google, você precisa ter ou criar uma conta e preencher os dados necessários.
Importante, todas estas ferramentas te dão presença digital, mas você precisa estimular e gerar engajamento nelas. Por isso, lembre de responder a comentários e estimular as pessoas a dar feedback sobre seu negócio.
Além disso, procure fazer parte de listas e sites da sua cidade que divulguem negócios ou sejam especializados em gastronomia.
Experiência do consumidor
Um estudo da Harvard University destaca que 40% das empresas deixarão de existir nos próximos 10 anos por não se preocuparem com a experiência do consumidor. Logo, é algo para você se preocupar não apenas durante a crise, mas sempre.
É importante lembrar que a experiência do consumidor acontece no conjunto de interações com o seu negócio, desde o momento em que um potencial cliente busca pela sua marca até o momento em que ele recebe o seu produto.
Com isso em mente, você precisa construir o melhor caminho para seu cliente. Uma jornada sem problemas como no exemplo:
1 → Cliente faz a busca no Google: ele encontra seu restaurante sem problemas, com todas as informações e recomendações de clientes. No exemplo abaixo podemos ver que ao fazer a busca, todas as informações são do restaurante buscado, não havendo dúvidas de como fazer pedido, qual o endereço do negócio, suas redes sociais e também: avaliações.
2 → Tem acesso ao app de delivery de forma fácil e simples: no app, procure destacar todas as informações do seu estabelecimento, deixar bem claro quais produtos estão em promoção, quais são lançamentos, combos etc, e, principalmente, quanto tempo leva para o cliente receber o pedido, descrição do restaurante, formas de pagamento e de entrega. Lembre de verificar se as informações estão corretas tanto no app quanto no site de pedidos.
Reforçando o que falamos na primeira parte, incentive seus clientes a fazer comentários e dar feedbacks sobre seu negócio. Fique atento às notas baixas, verifique o porquê da nota e procure responder ao cliente. Entenda mais aqui: Customer Success para restaurantes.
Marketing de relacionamento
Buscar entregar a melhor experiência ao consumidor irá automaticamente construir uma linha de marketing de relacionamento. Fortalecê-la de maneira proativa, seja pelas redes sociais, whatsapp ou qualquer outro canal, pode motivar os clientes a comprar mais vezes e ainda recomendar o seu restaurante para novos consumidores.
Mas você pode ir além e construir algumas estratégias como:
- Programa de fidelidade: a cada 10 pedidos via delivery o cliente ganha entrega grátis;
- Programa de indicação: o cliente que indicar um amigo ganha um voucher de R$ 10.
Além das dicas acima, é importante você se inspirar em concorrentes e em outros setores, trazendo boas iniciativas para o seu negócio.