Como fazer SEO local para pequenos negócios

Como fazer SEO local para pequenos negócios


SEO (Search Engine Optimization) é o conjunto de técnicas que o Google e outros mecanismos de busca utilizam para encontrar e posicionar sites, blogs e páginas web para uma determinada busca


Segundo dados do IBGE, 69% dos brasileiros têm acesso à internet. Isto é, 143 milhões de pessoas utilizam a web para se comunicar, se informar, buscar entretenimento e fazer negócios, desde a compra de um livro a uma franquia de delivery online, por exemplo.

Ou seja, se sua empresa, por menor que seja, não está presente, de alguma forma na web, você está perdendo oportunidade de negócio. Contudo apenas estar ali não significa ser visto pelos clientes. Para isso é preciso fazer um conjunto de boas práticas para que o site do seu negócio seja a primeira opção dos motores de busca (Google, Bing, Yahoo, etc) e para os usuários em busca de um serviço ou produto.

Para isso, você precisa entender alguns pontos essenciais sobre os mecanismos de busca na internet

MENU DE NAVEGAÇÃO

1 → O que são motores de busca e como funcionam?

2 → SEO local para pequenos negócios

3 → Encontrando a palavra chave ideal

4 → Google Meu Negócio

5 → Entendendo os resultados

6 → Busca por palavra chave local

7 → Otimizando seu site

8 → Estratégia de SEO local

9 → Passo a passo resumido para fazer SEO local para o seu negócio

1 – O que são motores de busca e como funcionam?

Motores de buscas, ferramentas de pesquisas, buscador ou como é chamado pelo Google: crawler, são programas que escaneiam a web em busca de uma resposta para a busca de alguém. Por exemplo, quando você vai ao Google e digita “como fazer SEO local para pequenos negócios”, o crawler varre a internet em busca do conteúdo que melhor responda à pergunta.  

Como fazer SEO local para pequenos negócios 1

A partir desta varredura, o Google traz uma série de resultados, que funcionam da seguinte forma:

1 – Os primeiros resultados, em geral, são os de anúncio. Isto é, empresas que pagam por aquela palavra chave ou palavra similares (correlacionadas) para aparecerem nas primeiras posições. Estes resultados são marcados pelo Google com a tag anúncio.

No exemplo abaixo, o anúncio é apresentado para pessoas interessadas em franquias de delivery online em cidades do interior. Este anúncio não funciona em capitais, pois está configurado para funcionar apenas em regiões de interesse da empresa.

Como fazer SEO local para pequenos negócios 2

João Rezende, analista de performance da Delivery Much, detalha que esta segmentação na hora de fazer o anúncio é essencial para tirar maior proveito da campanha.

“Ao fazer anúncios online, você está mostrando seus produtos e serviços para o seu público comprador. No caso de negócios locais, é preciso também se atentar às regiões em que seu negócio presta serviço ou entrega produtos. Realizando uma boa segmentação, tanto geográfica quanto demográfica, temos certeza que todo real que investimos nas plataformas são oportunidades de um retorno maior em lucro para a empresa”, completa Rezende.

Como fazer SEO local para pequenos negócios 3

Os resultados a seguir são orgânicos. Isto é, sites que por terem uma boa otimização de SEO figuram nas primeiras posições a partir da busca feita. Importante reforçar que os 5 primeiros resultados recebem cerca de 70% dos cliques Sendo que, 26% deles se concentram no primeiro resultado.

Em resumo, se você não estiver nas 5 primeiras posições, ou pelo menos na primeira página (posições de 1 a 10), as chances de você ser encontrado pelo seu público são mínimas.

Voltar ao menu inicial

2 → SEO local para pequenos negócios

Ao fazer SEO, você pode dividir suas estratégias em SEO “tradicional”, ou SEO local: estratégia focada em uma região específica.

Por exemplo, se você mora em Catalão – GO é provável que faça em uma busca de SEO local, algo como: “entrega de pizza em Catalão”, ou uma busca ainda mais focada: “entrega de pizza em Santa Cruz”, (bairro de Catalão). 

É importante destacar que o Google otimiza por localização quais sites terão a melhor resposta à busca. Contudo, quanto mais específico seu canal estiver, mais chances de figurar entre os primeiros.

Para estruturar seu canal para atender às necessidades de SEO, o primeiro passo é descobrir qual é sua palavra chave principal. Esta palavra chave pode ser o nome da sua empresa, do seu produto ou do seu serviço. Por exemplo, se você vende doces gourmet na sua cidade, você precisa entender como são as buscas à palavra chave em específico e quais são as palavras que fazem sentido para o seu negócio.

Voltar ao menu inicial

3 → Encontrando a palavra chave ideal

Se o seu negócio é de doces gourmet em São Miguel do Oeste – SC, o ideal é que você entenda como esta palavra é buscada na cidade. O primeiro passo é ir ao Google e buscar pela palavra chave única “doces gourmet”, de maneira ampla. 

Ao fazer a busca você vai perceber que além dos resultados tradicionais, o Google irá apresentar um mapa. Ps.: a busca foi feita em Florianópolis, sede da Delivery Much Brasil.

Como fazer SEO local para pequenos negócios 4

Estes endereços são apresentados, pois ao fazer a busca por doces gourmet, o Google entende que eu quero comprar estes produtos, ou seja, ele traz os endereços mais próximos da minha localização.

Voltar ao menu inicial

4 → Google Meu Negócio

Se o seu negócio ainda não está presente nesta lista, você precisa fazer um cadastro no Google Meu Negócio. Ao acessar a ferramenta seja detalhista, acrescente todos os dados da sua empresa. Localização, horário de funcionamento, nome da empresa, número de telefone, imagens da fachada, produto ou serviço – depende do seu negócio e da sua palavra chave. 

Aqui um exemplo de como trabalhar o Google Meu negócio:

Como fazer SEO local para pequenos negócios 5

É importante destacar que isso não vai garantir tráfego ao seu negócio, mas é o primeiro passo para fomentar seu SEO local. Um ponto de atenção aqui é manter suas avaliações sempre altas. Por isso tenha um atendimento excelente e incentive seu público a publicar reviews sobre você. 

Voltar ao menu inicial

5 →  Entendendo os resultados da busca por Palavra chave

Voltando à palavra chave, com a busca específica e ampla para “doces gourmet” além das ideias postas acima, é importante que você perceba quais resultados da sua busca retornou. Você irá perceber que o Google irá apontar vídeos, imagens e, neste caso, sites para se fazer doces gourmet.

Como fazer SEO local para pequenos negócios 6
Como fazer SEO local para pequenos negócios 7

O que podemos avaliar destes resultados para a escolha da sua palavra chave:

  1. temos um retorno para as primeiras posições com a palavra “brigadeiro gourmet”
  2. as buscas retornaram receitas e não compra e venda
  3. imagens e vídeos são importantes para o mercado de doces, logo você precisa ter boas fotos e pensar em construir um canal no youtube sobre doces gourmets (o Youtube possui uma estrutura própria de SEO, similar a do Google e é hoje o segundo maior buscador do mundo).

Importante, esta busca pode ser replicada para qualquer produto, cerveja, restaurantes, franquias, jóias, consultoria de marketing digital, etc. Além disso, você irá encontrar no final da página, as palavras correlacionadas à busca realizada

Como fazer SEO local para pequenos negócios 8

Com base neste quadro de palavras, você pode pensar quais fazem sentido para o seu negócio e tem maior tendência de busca. Pegue estas palavras, mais as ideias extraídas dos resultados da busca, e guarde-as para fazer comparativos. 

Voltar ao menu inicial

6 → Busca por palavra chave local

O passo seguinte, é buscar pela palavra chave local: “doces gourmet em São Miguel do Oeste”

Como fazer SEO local para pequenos negócios 9

Siga os mesmo passos da busca ampla e monte sua lista de palavras chave. 

Voltar ao menu inicial

7 → Otimizando seu site

Após ter sua lista em mãos, se você já tem site, utilize uma ferramenta como o Woorank ou Open SEO Stats – ambas extensões para Google Chrome – para verificar a otimização do seu site. As ferramentas irão trazer dados para você entender como está a saúde do seu site em relação a SEO. Caso você não tenha site, pensa na estrutura de SEO, para lançar seu site já otimizado. 

Com todos estes dados em mãos você precisa verificar qual palavra chave faz sentido para seu site e aplicá-la no Title (título) e na meta tag (descrição) do seu site. 

Como fazer SEO local para pequenos negócios 10

É importante que você tenha bem definidas quais são suas palavras chave, para que elas sejam as norteadoras dos seus resultados. Por exemplo, na print acima o título: “Delivery Much | Você tem fome de quê? Peça seu lanche pela internet!”, mostra ao Google que a Delivery Much é um aplicativo de delivery. A meta tag ou descrição, reforça isso ao explicar como o processo se dá. 

Um ponto importante é repetir a palavra chave no título e na meta tag. Com isso, ao apresentar o resultado, o Google deixa as palavras chave da busca em negrito na meta tag.

Como fazer SEO local para pequenos negócios 11

Voltar ao menu inicial

8 →  Estratégia de SEO local

Por atuar no modelo de franquias, a Delivery Much, possui unidades por todo o Brasil, tendo o SEO local como um importante aliado para nossa estratégia para atrair clientes, sejam usuários em busca de um lanche, restaurantes buscando se cadastrar na plataforma ou franqueados interessados em empreender localmente. 

Para isso, mesmo tendo um único site, é preciso trabalhar o SEO local para garantir que a empresa seja encontrada em todas as cidades onde possui unidade. 

Como fazer SEO local para pequenos negócios 12

Como isso é feito?

Quando alguém faz a busca por Delivery Much mais a cidade de presença (Cacoal ou Santa Maria, por exemplo), o Google encontra no marketplace da empresa as configurações de SEO local. 

Ou seja, quando o empreendedor Delivery Much cadastra localmente os restaurantes parceiros, dentro da plataforma são aplicadas as regras de SEO local. Por exemplo: Subway Santa Maria e não apenas Subway, ou Pizza Já Cacoal e não apenas Pizza já. É importante destacar: estas configurações podem ou não ser visíveis publicamente. 

Já se você vai fazer isso no seu site, você precisa pensar:

  1. Sua palavra chave principal. Por exemplo: doces gourmet em São Miguel do Oeste. 
  2. Você também precisa pensar na sua intenção com esta palavra chave. Ou seja, você quer vender doces, você quer comprar doces, você quer ensinar a fazer doces? Importante levar em consideração a intenção do usuário com esta palavra chave. 
  3. Estruture seu site com base em dados. Utilize ferramentas como as já citadas acima, utilize também o Google Trends, onde é possível fazer comparações com palavras chave, entender que brigadeiro gourmet tem mais buscas que doces gourmet, e como essas buscas se distribuem por regiões. Em alguns casos é possível fazer a comparação para palavras de SEO local.

Como fazer SEO local para pequenos negócios 13

4. Volume de buscas: uma forma de você entender se a palavra que você quer ranquear é fácil, difícil ou tem volume de buscas é fazendo uma análise de palavra chave. É possível fazer gratuitamente aqui

A ferramenta é simples e além de mostrar o volume das palavras buscadas aponta ideias. 

Como fazer SEO local para pequenos negócios 14

Por exemplo, o volume (vol) de buscas para a palavra chave é 0. Isto é, não há pessoas buscando por esta palavra na cidade. Logo, neste caso, você deve fazer uma busca a partir da sua lista de palavra chave até encontrar uma que tenha um bom volume de buscas e se encaixe a sua intenção de negócio. 

Como fazer SEO local para pequenos negócios 15

O ideal é que você faça uma varredura completa pelas suas palavras chave e a partir de então trace um planejamento para melhorar o ranqueamento do seu site. 

Além disso, você pode gerar uma demanda. Por exemplo, se não há buscas por doces gourmet em São Miguel do Oeste, você pode construir uma estratégia de marketing de conteúdo – como vimos anteriormente, vídeos e imagens são importantes – e educar um público para seu negócio. Empresas como Uber e a própria Netflix são cases em gerar demanda. Na Delivery Much fazemos isso ao levar a ideia de delivery online para cidades que não possuem a solução.

Voltar ao menu inicial

9 → Passo a passo resumido para fazer SEO local para o seu negócio

  1. Se cadastre no Google Meu Negócio
  2. Encontre a palavra chave do seu negócio
  3. Faça uma busca mais ampla para entender palavras chave complementares
  4. Comece a utilizar essas palavras nas suas páginas, modificando título da página, meta tag (otimização on-site)
  5. Avance para estratégias mais avançadas, como uma estratégia de produção de conteúdo, produzindo artigos para seu blog ou vídeos para seu canal no Youtube, educando seus clientes quanto aos seus produtos e serviços.

Se você quer mais dicas de SEO local para pequenos negócios acompanhe nossas publicações ou deixe um comentário no artigo que teremos prazer em responder.