Os lojistas precisam ficar atentos a novidades que podem ajudar no dia a dia de trabalho e a fidelizar clientes que visitaram o estabelecimento uma ou duas vezes, garantindo recorrência e capital de giro.
Nesse ponto, se o seu negócio trabalha com delivery, é possível fidelizar clientes através desse serviço. Principalmente no setor de alimentação, que obtém um crescimento constante e positivo.
Os restaurantes que adotaram esse modelo, por exemplo, chegam a ter um terço da receita vinda por meio das entregas, segundo dados de 2023.
Conheça 3 dicas para organizar estrategicamente as entregas do seu estabelecimento, garantindo mais vendas para aqueles que já conhecem o restaurante, sem deixar de trazer novos clientes.
Deguste o menu
Entenda a jornada de compra
Antes de tudo, entender como o cliente chega até o seu estabelecimento é essencial para melhorar o processo das vendas e reconhecer buracos que podem estar atrapalhando a decisão dos consumidores em finalizar uma compra.
A jornada de compra é nada mais que o trajeto percorrido pelo consumidor. Ela é dividida em 5 partes:
- descoberta
- reconhecimento do problema
- consideração
- decisão de compra
- pós-venda
Saiba mais sobre cada etapa, clicando aqui.
Um exemplo prático pode ser de pessoas que não fazem um pedido por terem dificuldades de consultar o cardápio do restaurante online. Identificando isso, o lojista pode realizar correções, como organizar o menu em categorias (bebidas, pratos, sobremesas…).
Entendendo essa trajetória, você constrói uma comunicação e planejamento adequado, oferecendo soluções inteligentes na entrega e prestando o melhor tipo de atendimento.
A tecnologia a seu favor
O uso da tecnologia auxilia a gerenciar e facilitar o controle financeiro, de vendas, estoque, entre outros.
Geofencing
Com um aplicativo adequado, a identificação de bairros por geofencing fica mais fácil. Tendo essa estatística, você pode pensar em promoções para os locais com menos vendas, por exemplo.
Omnichannel
E quando falamos de relacionamento com o cliente, a presença dos restaurantes em diferentes redes sociais e aplicativos de delivery auxilia na estratégia omnichannel e torna seu restaurante visível a diferentes pessoas.
Tecnologia de pagamento
Vale destacar que, além de serem altamente utilizados, os aplicativos tornam o processo de compra e pagamento mais prático. Fora que, eles permitem o uso de cupons de desconto, uma estratégia que favorece a recorrência dos clientes.
Ainda, é possível centralizar e otimizar o controle das suas vendas por meio da tecnologia. Soluções digitais, como o Raio-X, promovem a gestão das transações e acompanhamento do que está sendo cobrado das maquininhas de cartão e outros meios de pagamento.
E, assinando a versão Pro, o lojista tem acesso a estatísticas de acordo com o movimento e perfil de compra dos consumidores. Para conhecer, clique aqui.
Resumidamente, o uso da tecnologia garante ao lojista uma visão macro do negócio, físico e digital. Isso ajudará a manter um nível de qualidade elevado e fidelizar seus compradores.
Boa experiência de entrega
É importante que a forma, o tempo de entrega, o atendimento e cuidado com o pedido online sejam priorizadas. Essas características são indispensáveis se você deseja ter um delivery de sucesso que demonstra atenção com o consumidor.
- Recebe ou recusa pedidos;
- Pode aceitar pedidos automaticamente;
- Fornece uma previsão de horário de entrega;
- Permite que o cliente acompanhe toda a jorna de produção.
E, para o pedido chegar adequadamente é necessário investir em embalagens de qualidade, escolhidas de forma inteligente. Elas são fundamentais no processo de entrega para garantir segurança e a qualidade do produto.
Ter materiais que conservem o calor, textura dos alimentos e o uso de lacres de segurança dão credibilidade ao restaurante.
Vale usar a identidade visual do negócio para construir uma boa experiência de compra e marcar a sua imagem com o cliente.
Recapitulando
Você conheceu 3 formas de fidelizar seus clientes usando o delivery, sendo eles:
- Entender o caminho que o consumidor passa até chegar no seu restaurante e o que impede ele de finalizar uma compra;
- Usar aplicativos e programas, a favor da gestão do seu restaurante. Seja para mapear locais de entrega, até o controle de vendas;
- Por fim, ter uma boa experiência de entrega e atualização de localidade pode garantir o retorno do consumidor no seu restaurante.
Com essas estratégias, você irá potencializar os resultados do seu restaurante com o serviço de delivery e construir um relacionamento sólido com o público.
*Esse artigo foi produzido em parceria com o blog Raio-X. Clique aqui e saiba mais!
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