4 tendências de alimentação para apostar em 2024

tendencias-de-alimentacao-2024

Quer fazer dinheiro esse ano? Conheça as tendências de alimentação que vão bombar em 2024 e os hábitos de consumo dos brasileiros para guiar a sua estratégia.

Surfar nas tendências de alimentação é entrar para a indústria mais lucrativa do país. Para isso, você precisa estudar estilos de vida, acompanhar os cuidados com a saúde e o consumo de alimentos.

A boa notícia é que você não precisa fazer essa busca sozinho! Reunimos aqui as pesquisas da Forbes e Opinion Box sobre refeições preferidas, hábitos alimentares, diferenciais competitivos para restaurantes e as tendências de alimentação.

Tudo isso você acessa rolando a página até o fim. Boa leitura!

Deguste o menu

Cenário atual do mercado de alimentos

A indústria alimentícia é o carro-chefe da economia do Brasil. Ela representa 83% da balança comercial e 10,8% do PIB do país, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA). Por isso, qualquer mudança no setor gera um efeito em cadeia na economia.

Desde a pandemia, os estilos de vida e o cuidado com a saúde mudaram. Essas práticas desempenham um papel fundamental no aumento do consumo de alimentos orgânicos e alimentação saudável.

A expectativa é que a busca por alimentos nutritivos mantenha-se em 2024, mas não somente isso. Nesse post, vamos mostrar as tendências de alimentação para você se inspirar e aplicar no seu negócio.

Mas antes, vem entender…

Hábitos alimentares e de compra dos brasileiros

Somos o país do arroz e feijão e isso nos coloca entre as nações com as refeições mais ricas em nutrientes. Além disso, somos apaixonados por comida e entender o consumo da população é essencial para investir no setor.

Por isso, reunimos aqui os dados da pesquisa realizada pela Opinion Box sobre os hábitos alimentares.

Alimentação do dia a dia

Para 60% entrevistados, o almoço é a principal refeição e o café da manhã fica em segundo lugar, com 20% de preferência. E seguindo as tendências de alimentação, 52% afirmam se alimentar melhor durante a semana e 12% pior no sábado e domingo.

O motivo já sabemos: são os dias clássicos para confraternizar, pedir lanches e dar uma exagerada nas comidas que mais gosta.

Pedindo delivery

Quando o assunto é pedir comida por aplicativo, os números também são bem interessantes. Dos entrevistados, 13% pede delivery frequentemente e 43% às vezes. E como costumam comprar?

  • Marketplace do app, como Delivery Much (51%)
  • App da loja (38%)
  • WhatsApp (35%)
  • Telefone (22%)
  • Site (8%)

Agora que você tem um panorama dos hábitos alimentas, veja o que vai bombar no mercado de alimentos.

Confira 4 tendências de alimentação para aproveitar e crescer no setor

Do varejo a embalagens, o mercado alimentício promete ser movimentado em 2024. Para acompanhar o cenário, a Forbes mapeou comportamentos de consumidores e traçou algumas tendências.

Elas já estão acontecendo e são observadas nos posts de #pornfood e nas mesas de restaurantes. 

Experiência estética

A gente come com os olhos, já diz o ditado. E, mais do que nunca, a compra está pautada pela beleza e atratividade do produto, embalagem, rótulo e acabamento. Seja funcional ou decorativo, os consumidores buscam algo a mais. 

tendencias-de-alementacao

Clássicos de novo

Nada como a nostalgia e as lembranças que somente o paladar pode despertar. Não é à toa que pratos simples e receitas já consagradas estão ganhando o espaço das novas receitas ou gourmetizações. 

Cultura da guloseima

Donuts, algodão-doce, cupcake, sorvete, bombom, gominhas… Esses itens estão gerando uma explosão sensorial de cores e aromas em estampas, decoração e acessórios. Um exemplo é a coleção especial Bubbaloo da Boticário. A nostalgia do aroma e das cores fez da linha um sucesso de vendas!

Quem tem dúvidas que 2024 vai ser um ano mais doce?

tendencias-de-alimentacao1

Transparência no hambúrguer

Uma tendência de alimentação é a culinária vegetariana e vegana que busca evidenciar os ingredientes dos produtos, direcionando para o público alvo.

Essa é uma lógica que reverte a tentativa de tornar os “hambúrgueres fakes” mais atrativos para quem come carne. Afinal, o importante é ter opção para todos os gostos! 

O que os consumidores mais valorizam nos serviços de alimentação?

Comida de qualidade

Sabemos que há um público disposto a pagar mais caro por produtos de alta qualidade ou gourmet. Porém, isso não anula que as pessoas gostam de receber um prato preparado com bons ingredientes, mesmo em receitas simples.

Em resumo, garanta a excelência do que você produz, seja um produto de alto padrão ou não.

Delivery eficiente

A facilidade de compra e a conveniência da entrega são cada vez mais valorizadas. Não é à toa que prestar o serviço de delivery se tornou fundamental na decisão de compra nos últimos anos.

Essa tendência atende um público exigente, com rotina acelerada, que usa todas as funções do app delivery para escolher a refeição, como:

  • Cardápio online;
  • Pagamento online;
  • Promoções e cupons;
  • Rastreamento;
  • Entrega e benefícios de entrega.

Para o lojista, tudo isso pode ser implementado de forma gratuita com um sistema de pedidos.

LEIA MAIS: Venda mais com o sistema de pedido para restaurantes

Atendimento diferenciado

Não há nada mais desagradável que investir em uma bela refeição e o atendimento não corresponder com a experiência da comida. Seja presencial ou por delivery, o serviço de restaurantes é uma tendência que nunca sai de moda.

Investir em uma relação mais humana é fundamental para fidelizar clientes e conquistar novos usuários. Esse pode inclusive um diferencial competitivo para o seu negócio, inovando com:

  • Cortesias para clientes recorrentes;
  • Programa de fidelidade;
  • Pratos funcionais;
  • Tendências de alimentação no cardápio;
  • Opções veganas e vegetarianas no menu;
  • Treinamento da equipe;
  • Tecnologia para melhorar a experiência do cliente.

Bora fazer diferente depois de tantos insights?

Aproveite e continue se informando sobre food service em nosso blog.

Compartilhe este conteúdo:
Mais posts

Preencha o formulário e fique por dentro do mercado de foodservice.

Novidades quentinhas na sua caixa de entrada.
plugins premium WordPress