O que faz um empreendedor franqueado?

empreendedor-franqueado

Como dono do negócio, o empreendedor franqueado faz gestão, negociação comercial e planejamento estratégico. Os detalhes contamos aqui!

O universo de franquias e empreendedorismo segue em crescimento contínuo. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor teve alta de 14,3% em 2022 e 17,2% em 2023.

Esse cenário otimista abre novas oportunidades e atrai empreendedores franqueados interessados em atuar no setor. Mas, na prática, qual é o papel do franqueado? Com um mercado tão amplo, é possível definir tarefas que se aplicam a todos?

Sem dúvidas, cada modelo de negócio exige uma rotina padrão, mas é possível mapear habilidades desejáveis desse tipo de empreendedor. Se você quer saber quais são, role a página até o fim!

Navegue pelo menu

O que é um empreendedor de franquias?

Empreendedor de franquias é quem adquire o direito de gestão e de uso de uma marca já consolidada no mercado. A principal responsabilidade desse investidor é garantir o padrão e a qualidade dos processos da franqueadora.

Entre as funções do franqueado, estão:

  • Gestão das operações;
  • Consultoria comercial;
  • Relacionamento com clientes;
  • Marketing local.


Além disso, os franqueados são essenciais para as franqueadoras, pois atuam diretamente no projeto de expansão da marca e na receita do negócio.

 

Leia também: Conheça os 9 tipos de empreendedores mais comuns no Brasil

Características do empreendedor de franquias

  • Habilidade de gestão
  • Boa comunicação
  • Inteligência comercial
  • Conhecimento financeiro
  • Facilidade em seguir padrões

Habilidade de gestão

É fundamental que o franqueado saiba administrar o negócio de forma eficiente. No dia a dia, será ele tomando as decisões lá na ponta da operação.

Por isso, é preciso ter um perfil analítico e que busque, dados, indicadores e históricos para basear as estratégias de crescimento.

Boa comunicação

A comunicação é uma habilidade central na rotina do empreendedor franqueado. Afinal, ele será o responsável pelo contato com os clientes, fornecedores, empresas parceiras e pelas redes sociais.

Sai em vantagem aquele que, além de tudo, é carismático e persuasivo. Assim, faz com que reuniões e o networking flua de forma natural.

Inteligência comercial

É a capacidade de ler o cenário hiperlocal e transformar essas informações em estratégia comercial. Com essa habilidade, o franqueado:

  • Identifica oportunidades;
  • Entende comportamentos de consumo;
  • Analisa a concorrência; e
  • Adapta as estratégias de vendas e marketing.

Em resumo, é uma característica pessoal que impacta na eficácia da franquia e a torna mais competitiva.

Conhecimento financeiro

Caso o franqueado trabalhe sozinho, precisará pagar imposto, emitir notas, fazer planejamento financeiro. Tudo isso enquanto mantém o negócio em funcionamento.

Ou seja, é preciso ter um mínimo de conhecimento das rotinas financeiras de uma empresa.

Facilidade em seguir padrões

Por fim, o empreendedor franqueado deve seguir os procedimentos da franquia. Esses processos garantem a qualidade e a uniformidade da franquia em qualquer unidade do país. Por isso, é essencial que todos da rede de franquias estejam de acordo com as normas.

Esse conjunto de características é observado nos franqueados com melhor desempenho, mas nenhuma delas substitui o interesse pelo negócio.

Apesar de serem qualidades desejáveis, destacamos que o principal é o empreendedor estar motivado.

6 vantagens de investir no sistema de franquias

  1. Ter um negócio próprio;
  2. Trabalhar com uma marca consolidada e reconhecida;
  3. Receber o plano de negócios pronto;
  4. Receber treinamento;
  5. Ter suporte da franqueadora;
  6. Ser um investimento menos arriscado.

Apenas quem se aventura pelo franchising experimenta essas vantagens de ser um franqueado. Agora, vamos detalhar cada uma delas, explicando como é o dia a dia de uma franquia.

 

Ter um negócio próprio

Ao fechar negócio com uma franquia, você está investindo em um negócio próprio. Ela estará em seu nome e você será o administrador da operação.

Inclusive, essa é a maior diferença entre franquia x licenciamento. Na licença a pessoa adquire o direito de uso da marca por um período curto, mas não é proprietária da empresa.

Trabalhar com uma marca consolidada e reconhecida

Vender um produto ou serviço de uma marca de renome facilita o trabalho e diminui os custo de todo empreendedor. Até que uma marca seja aceita, reconhecida, tenha credibilidade e clientes recorrentes, é preciso muito investimento em marketing.

E por que não encurtar o caminho?

Receber um plano de negócios pronto

Essa sem dúvidas é a maior vantagem do franchising. Você dá um salto em relação à concorrência sem passar pela fase inicial de montar o próprio negócio.

O seu start é um modelo de franquia testado, aprovado e com cases. Pense: quantos anos você levaria para garantir a mesma estabilidade que a equipe da franqueadora entrega? Ainda mais fazendo reformulações diárias para garantir a evolução sustentável do negócio.

Receber treinamento

Antes de colocar a mão na massa, você é capacitado para operar o negócio conforme os padrões da marca. O treinamento faz uma transferência de know-how e imersão na realidade da operação. O objetivo aumentar a produtividade, reduzir erros e garantir a lucratividade da franquia.

Ter suporte da franqueadora

Mesmo recebendo a capacitação, a sua gestão vai ser acompanhada por consultores de negócio para prestar apoio e tirar dúvidas. Note que não são todas as franquias que são esse suporte em tempo integral.

A Delivery Much é um exemplo de franquia que disponibiliza especialistas para acompanhar as operações, traçar estratégias e contribuir com cada franqueado.

Ser um investimento menos arriscado

Ao negociar uma franquia, o interessado tem acesso a informações detalhadas sobre o desempenho financeiro de outras unidades. Só isso já dá mais segurança para a gestão do negócio.

Além disso, você conta com todo o pacote de benefícios que já citamos, como as capacitações e o modelo de negócio pré-definido. Essas vantagens te ajudam a não cometer erros comuns às novas empresas.

Como se tornar um empreendedor franqueado?

Se você chegou até aqui, é porque tem interesse em como entrar para o franchising. Abaixo, separamos alguns passos essenciais para começar essa jornada.

  1. Escolha um nicho de interesse;
  2. Estabeleça um valor mínimo e máximo de investimento;
  3. Pesquise as oportunidades disponíveis nos portais de franquias;
  4. Estude as franquias digitais e as microfranquias;
  5. Faça o cadastro no site;
  6. Participe da reunião com o time comercial;
  7. Analise com cuidado a Circular de Oferta de Franquia (COF);
  8. Converse com um franqueado ou analise uma operação da marca;
  9. Assine o contrato com o suporte de um advogado.

Veja o relato de quem decidiu entrar para o mundo das franquias e não se arrepende do sucesso que conquista todos os dias. 

Empreenda com a franquia Delivery Much

Buscamos franqueados que queiram entrar para o mercado de food service e transformar a economia local com o nosso app de delivery. Se você se identifica com tecnologia, rotinas comerciais e quer ganhar dinheiro com pedidos feitos pelo aplicativo, vem para a Delivery Much.

empreendedor-franqueado1
Compartilhe este conteúdo:
Mais posts

Preencha o formulário e fique por dentro do mercado de foodservice.

Novidades quentinhas na sua caixa de entrada.
plugins premium WordPress