Como dono do negócio, o empreendedor franqueado faz gestão, negociação comercial e planejamento estratégico. Os detalhes contamos aqui!
O universo de franquias e empreendedorismo segue em crescimento contínuo. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor teve alta de 14,3% em 2022 e 17,2% em 2023.
Esse cenário otimista abre novas oportunidades e atrai empreendedores franqueados interessados em atuar no setor. Mas, na prática, qual é o papel do franqueado? Com um mercado tão amplo, é possível definir tarefas que se aplicam a todos?
Sem dúvidas, cada modelo de negócio exige uma rotina padrão, mas é possível mapear habilidades desejáveis desse tipo de empreendedor. Se você quer saber quais são, role a página até o fim!
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O que é um empreendedor de franquias?
Empreendedor de franquias é quem adquire o direito de gestão e de uso de uma marca já consolidada no mercado. A principal responsabilidade desse investidor é garantir o padrão e a qualidade dos processos da franqueadora.
Entre as funções do franqueado, estão:
- Gestão das operações;
- Consultoria comercial;
- Relacionamento com clientes;
- Marketing local.
Além disso, os franqueados são essenciais para as franqueadoras, pois atuam diretamente no projeto de expansão da marca e na receita do negócio.
Leia também: Conheça os 9 tipos de empreendedores mais comuns no Brasil
Características do empreendedor de franquias
- Habilidade de gestão
- Boa comunicação
- Inteligência comercial
- Conhecimento financeiro
- Facilidade em seguir padrões
Habilidade de gestão
É fundamental que o franqueado saiba administrar o negócio de forma eficiente. No dia a dia, será ele tomando as decisões lá na ponta da operação.
Por isso, é preciso ter um perfil analítico e que busque, dados, indicadores e históricos para basear as estratégias de crescimento.
Boa comunicação
A comunicação é uma habilidade central na rotina do empreendedor franqueado. Afinal, ele será o responsável pelo contato com os clientes, fornecedores, empresas parceiras e pelas redes sociais.
Sai em vantagem aquele que, além de tudo, é carismático e persuasivo. Assim, faz com que reuniões e o networking flua de forma natural.
Inteligência comercial
É a capacidade de ler o cenário hiperlocal e transformar essas informações em estratégia comercial. Com essa habilidade, o franqueado:
- Identifica oportunidades;
- Entende comportamentos de consumo;
- Analisa a concorrência; e
- Adapta as estratégias de vendas e marketing.
Em resumo, é uma característica pessoal que impacta na eficácia da franquia e a torna mais competitiva.
Conhecimento financeiro
Caso o franqueado trabalhe sozinho, precisará pagar imposto, emitir notas, fazer planejamento financeiro. Tudo isso enquanto mantém o negócio em funcionamento.
Ou seja, é preciso ter um mínimo de conhecimento das rotinas financeiras de uma empresa.
Facilidade em seguir padrões
Por fim, o empreendedor franqueado deve seguir os procedimentos da franquia. Esses processos garantem a qualidade e a uniformidade da franquia em qualquer unidade do país. Por isso, é essencial que todos da rede de franquias estejam de acordo com as normas.
Esse conjunto de características é observado nos franqueados com melhor desempenho, mas nenhuma delas substitui o interesse pelo negócio.
Apesar de serem qualidades desejáveis, destacamos que o principal é o empreendedor estar motivado.
6 vantagens de investir no sistema de franquias
- Ter um negócio próprio;
- Trabalhar com uma marca consolidada e reconhecida;
- Receber o plano de negócios pronto;
- Receber treinamento;
- Ter suporte da franqueadora;
- Ser um investimento menos arriscado.
Apenas quem se aventura pelo franchising experimenta essas vantagens de ser um franqueado. Agora, vamos detalhar cada uma delas, explicando como é o dia a dia de uma franquia.
Ter um negócio próprio
Ao fechar negócio com uma franquia, você está investindo em um negócio próprio. Ela estará em seu nome e você será o administrador da operação.
Inclusive, essa é a maior diferença entre franquia x licenciamento. Na licença a pessoa adquire o direito de uso da marca por um período curto, mas não é proprietária da empresa.
Trabalhar com uma marca consolidada e reconhecida
Vender um produto ou serviço de uma marca de renome facilita o trabalho e diminui os custo de todo empreendedor. Até que uma marca seja aceita, reconhecida, tenha credibilidade e clientes recorrentes, é preciso muito investimento em marketing.
E por que não encurtar o caminho?
Receber um plano de negócios pronto
Essa sem dúvidas é a maior vantagem do franchising. Você dá um salto em relação à concorrência sem passar pela fase inicial de montar o próprio negócio.
O seu start é um modelo de franquia testado, aprovado e com cases. Pense: quantos anos você levaria para garantir a mesma estabilidade que a equipe da franqueadora entrega? Ainda mais fazendo reformulações diárias para garantir a evolução sustentável do negócio.
Receber treinamento
Antes de colocar a mão na massa, você é capacitado para operar o negócio conforme os padrões da marca. O treinamento faz uma transferência de know-how e imersão na realidade da operação. O objetivo aumentar a produtividade, reduzir erros e garantir a lucratividade da franquia.
Ter suporte da franqueadora
Mesmo recebendo a capacitação, a sua gestão vai ser acompanhada por consultores de negócio para prestar apoio e tirar dúvidas. Note que não são todas as franquias que são esse suporte em tempo integral.
A Delivery Much é um exemplo de franquia que disponibiliza especialistas para acompanhar as operações, traçar estratégias e contribuir com cada franqueado.
Ser um investimento menos arriscado
Ao negociar uma franquia, o interessado tem acesso a informações detalhadas sobre o desempenho financeiro de outras unidades. Só isso já dá mais segurança para a gestão do negócio.
Além disso, você conta com todo o pacote de benefícios que já citamos, como as capacitações e o modelo de negócio pré-definido. Essas vantagens te ajudam a não cometer erros comuns às novas empresas.
Como se tornar um empreendedor franqueado?
Se você chegou até aqui, é porque tem interesse em como entrar para o franchising. Abaixo, separamos alguns passos essenciais para começar essa jornada.
- Escolha um nicho de interesse;
- Estabeleça um valor mínimo e máximo de investimento;
- Pesquise as oportunidades disponíveis nos portais de franquias;
- Estude as franquias digitais e as microfranquias;
- Faça o cadastro no site;
- Participe da reunião com o time comercial;
- Analise com cuidado a Circular de Oferta de Franquia (COF);
- Converse com um franqueado ou analise uma operação da marca;
- Assine o contrato com o suporte de um advogado.
Veja o relato de quem decidiu entrar para o mundo das franquias e não se arrepende do sucesso que conquista todos os dias.
Empreenda com a franquia Delivery Much
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