Mulheres inspiradoras liderando o próprio negócio

mulheres-inspiradoras

Conheça a história de mulheres inspiradoras que decidiram empreender com franquias e hoje lideram negócios de alto valor.

Março já está consagrado como o mês da mulher e, segundo a Opinion Box, 75% das  entrevistadas concordam sobre a importância da data.

Para celebrar esse 8 de Março, resolvemos trazer quatro cases de mulheres que inspiram a rede de franqueados da Delivery Much tocando operações de sucesso. Toda semana, uma nova história para conhecer, aprender e incentivar outras empreendedoras. 

Além disso, você confere também dados sobre empregabilidade, mundo corporativo e equidade de gênero. É só rolar a página para conferir! 

Deguste nosso menu

Cenários do mercado de trabalho 

Vivemos um progresso histórico no mundo do trabalho. Com as políticas de ESG (Governança ambiental, social e corporativa), dar espaço para mulheres em grandes projetos e em altos cargos se tornou um objetivo comum das grandes corporações

No mundo todo percebemos esse movimento e milhares de empresas são signatárias do projeto “Planeta 50-50” da ONU (Organização das Nações Unidas) que se compromete com a equidade de gênero no quadro de funcionários até 2030

Desafio duplo para mães

Apesar de todos os avanços que falamos acima, as muheres ainda sofrem algum tipo de discriminação durante a gravidez ou após o nascimento do filho. Segundo a Opinion Box, 26% das entrevistadas já perderam uma oportunidade de trabalho por serem mães.

Porém, esse cenário está mudando e o mercado está cada vez mais consciente do seu papel em fortalecer talentos femininos. 

A Delivery Much, por exemplo, tem uma cultura de acolhimento das gestantes. A empresa oferece licença maternidade e paternidade estendida, tirando a sobrecarga das mães. Durante o período a colaboradora também continua recebendo os benefícios de vale-refeição, vale-alimentação e um kit de boas-vindas para o bebê. 

 

Contudo, nem todas as mulheres têm uma boa experiência no mercado de trabalho, mesmo com boa qualificação. Assim, a vontade de crescer sem barreiras fica mais forte e o empreendedorismo surge como a alternativa que oferece mais liberdade.

 

Abrir o próprio negócio é a solução 

Em busca de flexibilidade e crescimento, as mulheres encontram no empreendedorismo a liberdade de explorar os próprios potenciais. Segundo o Sebrae, são 10 milhões de mulheres com um CNPJ e esse número representa 34% dos negócios no país.

 

Mulheres no franchising

Um exemplo de abertura do mercado para o público feminino é o franchising. No Brasil, 49% das operações são gerenciadas por mulheres

O mercado exige profissionais que dominem atendimento, gestão, resolução de conflitos e esse jogo de cintura é muito forte nas mulheres e por isso elas se destacam tanto quando tem voz no empreendedorismo.

Samara Soares Pradella

Para a empreendedora Samara Soares Pradella, ter esse espaço para inovar, ousar e testar habilidades é essencial para incentivar novos talentos. Samara é franqueada Delivery Much há 7 anos e é um exemplo inspirador para a rede. 

Por isso, vamos contar a história dela nas linhas abaixo. 

Leia também: 8 vantagens de ser um franqueado

Franqueada que inspira em Jacarezinho (PR)

mulheres-inspiradoras3

Empreender é uma jornada repleta de desafios e aprendizados, principalmente uma oportunidade de transformar a realidade ao redor

Quem sabe tudo isso é a Ana Cláudia Trindade, franqueada Delivery Much. Ela decidiu investir no franchising e hoje faz a diferença em Jacarezinho com o app de delivery.

Juntas e fortes

A vontade de empreender sempre esteve com Ana Cláudia, mas o medo de tocar um negócio sozinha impedia o sonho. Sua amiga Crislayne Maria de Oliveira sugeriu investir em uma franquia pela segurança do modelo de negócio.

E foi assim que as duas se uniram e se tornaram sócias, escolhendo o mercado de alimentação para explorar.

 

Olhar de águias

Após conhecerem o aplicativo em uma cidade vizinha, a Ana e Crislayne perceberam que onde moravam havia uma grande oportunidade de mercado.

Desde a primeira reunião com a franqueadora, decidiram levar a plataforma para Jacarezinho com a certeza de que fizeram a escolha certa. Esse entusiasmo foi fundamental para dar os primeiros passos nessa jornada empreendedora.

mulheres-inspiradoras3
As sócias Ana Cláudia e Crislayne Maria

A vida depois de empreender

O início do negócio trouxe uma série de mudanças significativas na vida de Ana Cláudia. Aos poucos, foi criando uma visão mais madura sobre negócios, entendendo o cenário local e o relacionamento com os clientes

Esse aprendizado constante abriu portas para novas experiências, fortalecendo a confiança para alcançar objetivos mais ousados.

Para a empreendedora, o principal desafio é ajustar as expectativas dos lojistas com os serviços oferecidos, priorizando sempre a transparência e a satisfação do cliente.

As mulheres têm se destacado cada vez mais nas franquias brasileiras. Grandes líderes mostram que sucesso não tem gênero, mas sim determinação e talento.

A força na economia local

A operação de Jacarezinho é fundamental no cenário econômico da cidade, destacando-se como a principal opção de delivery.

Buscamos alavancar as vendas dos nossos parceiros, trabalhando juntos para crescer. Durante a pandemia percebemos o quanto nossa ajuda foi vital, pois os estabelecimentos estavam impedidos de abrir.

Um recado para quem lê

Para outras mulheres que sonham em comandar o próprio negócio, o convite é claro: arrisquem-se, enfrentem os medos e não deixem que a insegurança as impeça de seguir em frente

Os desafios podem ser grandes, mas as recompensas são ainda maiores. Aproveite a jornada para alcançar o sucesso e realizar os sonhos audaciosos.

Franqueada em dose dupla em Ibiúna e São Roque (SP)

mulheres-inspiradoras2

Decidir empreender é mais do que dar um passo ousado. É abraçar uma jornada de autoconhecimento, desafios e, acima de tudo, realização pessoal. Para Vanessa Dias, franqueada Delivery Much há cinco anos, essa jornada começou com a necessidade de repaginar a sua trajetória profissional.

Amor à primeira vista

Vanessa já era profissional autônoma, mas não estava mais satisfeita com a carreira. Foi quando percebeu que era hora de buscar algo diferente e que desse mais liberdade de atuação, ao contrário do emprego formal.

E foi assim que ela descobriu a Delivery Much: a oportunidade de empreender que abriu portas e um mundo de possibilidades.

Eu comecei minha jornada como usuária do aplicativo. Quando conheci a Delivery Much, achei interessante a forma de entrega e as possibilidades que traziam para uma cidade do interior.

Agora as mulheres têm voz

Ao investir em franquias, Vanessa se deparou com um cenário onde as mulheres estão cada vez mais presentes e atuantes. Essa participação feminina reflete a força e a determinação das mulheres em assumir o controle de suas vidas e dos negócios

Mulheres inspiradoras liderando o próprio negócio | Delivery Much Blog
Vanessa e esposo na sede da Delivery Much em Florianópolis (SC)

As mulheres andam cada vez mais se apropriando da vontade de empreender, de ter sua profissão, gerenciar e tomar conta do próprio negócio. Tudo isso exige muita dedicação e as mulheres fazem isso com excelência, né?

Por conta desse comportamento, vemos exemplos de lideranças femininas avançando em posições de destaque e abrindo caminho para um mercado cada vez mais inclusivo.

O sonho e a realidade de empreender

Desde que lançou a sua operação  Delivery Much, Vanessa viu sua vida se transformar de diversas maneiras. “Ter meu próprio negócio trouxe mais flexibilidade de horários e me fez crescer não apenas como empreendedora, mas também como pessoa”, reflete.

Hoje, a franqueada vê o seu negócio como central na economia de diversos lojistas da cidade. Para muitos parceiros do app, um terço do faturamento das lojas cadastradas vem dos pedidos feitos pela plataforma

Mulheres inspiradoras liderando o próprio negócio | Delivery Much Blog
Encontro entre Guilherme Kruel (CFO Delivery Much) e Vanessa em família

Esse movimento todo faz com que o nosso negócio seja considerado necessário para o lojista, fazendo com que as vendas sejam parte essencial e ativa da economia local.

No entanto, Vanessa reconhece que empreender não é uma jornada fácil. O maior aprendizado foi entender a importância de se dedicar plenamente ao negócio, tanto profissionalmente quanto pessoalmente. O sucesso requer comprometimento e entrega total.

Leia também: Benefícios do multifranqueado: por que ter várias operações?

Um recado para quem lê

A franqueada é uma mulher que inspira quem que está pensando em empreender e diz: “nunca foi fácil conciliar tantos papéis, mas a recompensa de ver seu negócio prosperar e sua vida se transformar é incomparável”.

Vanessa relembra que na jornada empreendedora, nos beneficiamos enquanto donas do próprio negócio e, por vezes, trabalhamos mais que qualquer colaborador.

Mas tudo isso vale a pena se você está realizada. Por fim, deixa uma dica: “escolha um ramo que te deixe feliz, se dedique, trabalhe com amor e dê o seu melhor. Não tem como dar errado!

Franqueada de destaque em Carlos Barbosa e Garibaldi (RS)

mulheres-inspiradoras1

Samara Soares Pradella é empreendedora Delivery Much, esposa e sócia de Alexandre Pradella e mãe do pequeno Saulo. Com uma operação localizada na serra gaúcha, ela levou a inovação do aplicativo de delivery para as cidades de Carlos Barbosa e Garibaldi e hoje é conhecida por todos os lojistas da região

 

O começo de tudo

O primeiro contato com a Delivery Much surgiu após um caso de adoecimento na família, quando a rotina estava corrida e era preciso saber o número de cada restaurante para ligar e fazer o pedido. Foi desse problema que surgiu a ideia de fazer algo diferente.

Na época, Samara tinha um bom emprego, mas viu uma oportunidade para colocar em prática o sonho de ter um negócio próprio. Então, marcou a primeira reunião com a franqueadora e já fechou negócio. 

Hoje sou dona de dois negócios e o fator decisivo é eu me permitir, porque a concepção de que a mulher não dá conta ou tem que ficar em casa ainda existe, mas é ela quem decide se entra para o mercado.

Sucesso não vem antes do trabalho

Quem vê hoje o sucesso da operação, não imagina todo o esforço investido no negócio. Foram muitas noites em claro cadastrando cardápios e por muito tempo Samara trabalhou até 18h em seu emprego e, depois do horário, prospectava lojas para o app. 

Levou 2 anos até que ela largasse o trabalho para se dedicar exclusivamente à franquia. A decisão teve apoio do marido e das antigas lideranças que foram fundamentais no encorajamento. 

Focar na operação foi um divisor de águas, pois as engrenagens da franquia começaram a funcionar. O resultado se vê hoje: em Garibaldi, só 1 loja não está no app e em, Carlos Barbosa, 3. O plano agora é atingir novos usuários. 

Leia também: Franquia de delivery: abra uma e ganhe dinheiro no interior

Uma mulher que inspira positividade

Chama a atenção o alto astral da Samara e isso reflete no seu trabalho. Além de fazer toda a gestão da operação, ela começou a aparecer no perfil do Instagram gravando vídeos e dando a sua cara para a Delivery Much local. 

Um recado para a mulher que está lendo

É fundamental ter paciência e entender que todo negócio próprio leva tempo para trazer retorno financeiro. E, no caso das franquias, não apenas investir na compra, mas batalhar para que a operação dê certo.

Seguindo as orientações e estudando o modelo de negócio, as chances de sucesso são enormes. Na Delivery Much, Samara teve a liberdade de tocar a empresa do jeito dela e a flexibilidade de ajustar os horários, com responsabilidade.

O maior desafio de ser empreendedora é confiar em si e desenvolver a autoconfiança. Eu aprendi muito a confiar em mim!

Compartilhe este conteúdo:
Mais posts

Preencha o formulário e fique por dentro do mercado de foodservice.

Novidades quentinhas na sua caixa de entrada.
plugins premium WordPress