É comum ouvir falar de perfis para diversos tipos de setor, mas será que existe, realmente, o perfil de um empreendedor? Quem é essa pessoa? Quais características e habilidades ela precisa ter? Que pensamento ela tem para poder se destacar no mercado? Como conseguir ser um empresário de sucesso?
São muitas as dúvidas de quem tem vontade de ter o próprio negócio, porém não se desespere. Com este post, você vai aprender a se transformar em um verdadeiro empresário!
Qual o perfil de um empreendedor?
O empreendedor do século XXI é bem diferente do característico dos tempos passados. Isso porque a modernidade, inovação e tecnologia estão bem mais em alta hoje do que antigamente. Por conta disso, o perfil dele também mudou, assim como as escolhas de vida e a forma de fazer uma empresa crescer.
Em um estudo feito pela Bittencourt Consultoria, descobriu-se o perfil real do empresário brasileiro. Eles analisaram em 240 pessoas o gênero, o tipo de negócio, as características pessoais e até mesmo a idade.
Esse novo empresário é uma moça ou rapaz jovem, com muitos ideais e vontade de modificar a vida das pessoas para melhor. Quer exemplos? É só olhar os aplicativos que estão no seu smartphone. Praticamente todos eles existem para poder facilitar tarefas comuns do dia a dia, como pedir uma comida, pegar um táxi ou abrir uma conta no banco.
Que características essa pessoa tem?
Por ser jovem e descolado, o perfil de um empreendedor do século XXI traz características comuns aos jovens. Veja algumas abaixo:
- adepto da inovação;
- agilidade;
- trabalho em ambiente informal;
- cansado de ser funcionário;
- amor pelo que faz;
- motivador;
- foco no que quer
- trabalha com metas;
- bom relacionamento interpessoal;
- a favor da diversidade;
- perfil de liderança.
Se você for pegar perfis já existentes no mercado, vai ver que a maioria deles seguem essa mesma linha. É claro que pode haver empresários completamente diferentes, da velha guarda, que ainda se dão muito bem no que fazem, mas o comum é isso migrar para um perfil mais jovem, inovador e sem preconceitos.
Em que tipo de empreendimento eles investem?
Não existe um setor específico, normalmente o empresário abre um negócio a partir de duas definições: amar o que faz e melhorar a vida das pessoas. É comum que isso venha aliado ao uso da tecnologia, com aplicativos, sites ou redes sociais, mas não é uma regra.
Você pode, por exemplo, abrir uma franquia na sua cidade que supra as necessidades de parte da população. Mesmo que essa empresa não tenha uma ligação tão forte assim com a tecnologia. Se você cumprir as duas regras citadas acima (amar e melhorar), está perfeito. É só colocar a mão na massa e começar a trabalhar.
Com essas dicas, ficou bem mais fácil entender o perfil de um empreendedor atualmente no Brasil e em boa parte do mundo, não é mesmo? Se quiser realmente aprender mais do mundo empresarial, a dica de hoje é assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de todos os assuntos que vão te engajar para abrir o próprio negócio!