A capacidade de analisar o mercado e enxergar oportunidades que a maioria das pessoas não percebe é uma das características essenciais dos grandes empreendedores.
Apostar em franquias para pequenas cidades pode ser um ótimo negócio, desde que você faça uma pesquisa adequada e identifique corretamente as necessidades da região.
Nossa proposta ao longo deste artigo é apresentar as principais vantagens de escolher dentre as franquias para cidades pequenas pequenas cidades e investir nesse modelo de negócios.
Vamos abordar alguns aspectos que devem ser considerados antes da abertura do negócio e de que maneira eles ampliam suas chances de sucesso. Confira!
Investimento menor nas franquias para pequenas cidades
A quantidade de dinheiro necessária para a abertura de uma empresa deve ser avaliada cuidadosamente. Embora alguns custos sejam os mesmos em qualquer lugar, negócios abertos em cidades menores costumam ser mais baratos. A principal diferença está, majoritariamente, nos aluguéis dos pontos de venda, que são bem mais baixos.
Além disso, algumas franquias para pequenas cidades oferecem modelos formulados especialmente para este tipo de município, com taxas mais acessíveis, como é o caso da Delivery Much, por exemplo.
As microfranquias, além de exigirem investimentos baixíssimos, propõem serviços que podem ser prestados individualmente ou por equipes pequenas.
Algumas delas permitem que você trabalhe diretamente de casa, o que reduz significativamente as despesas. Durante a negociação com o franqueador, observe atentamente o investimento inicial e as projeções de faturamento e retorno.
Franquias para pequenas cidades com exclusividade territorial
Muitas cidades pequenas têm limitações na oferta de determinados serviços, fazendo com que os habitantes percorram grandes distâncias para procurá-los em outros locais.
Ser o primeiro da região a oferecer essas opções aos consumidores é uma vantagem inquestionável, portanto, vale a pena procurar por franquias para pequenas cidades que contem com propostas inovadoras.
Oferecimento de produtos/serviços de uma marca conhecida
A marca da franquia influencia diretamente no potencial de vendas. A chegada de uma empresa reconhecida certamente chamará muita atenção e deixará os consumidores curiosos para ir ao seu estabelecimento. Além disso, essa característica reduz a necessidade de investimentos em marketing.
Negócios no segmento de alimentação têm um benefício adicional, pois costumam ser um ponto de encontro para os mais jovens.
Sendo assim, uma marca respeitada abre uma grande oportunidade para fidelizar a clientela logo no início.
Concorrência menor no interior
Este deve ser um passo bastante importante ao analisar franquias para pequenas cidades.
A análise da concorrência é um dos elementos fundamentais para o planejamento de novos negócios e tem forte influência sobre as estratégias de marketing.
Geralmente, até mesmo segmentos como alimentação e vestuário são pouco explorados nas cidades pequenas. Dessa forma, o acompanhamento das condições de mercado fica mais fácil.
Mercado promissor
O ambiente empresarial das regiões metropolitanas está saturado, por isso muitas organizações e profissionais optam por deslocar-se para cidades pequenas.
Segundo o IBGE, no interior do Brasil encontramos mais de 30% do PIB (produto interno bruto) brasileiro, mais de 45% da população brasileira, além de boa parte das 100 cidades com maior renda per capita do Brasil!
Os franqueadores perceberam que pode ser interessante seguir essa movimentação e estão em busca de novos franqueados nas regiões de baixa densidade populacional.
Considerando todos os aspectos que levantamos aqui, os municípios menores certamente oferecem ótimas oportunidades para empreendedores iniciantes e ótimas opções de franquias para pequenas cidades.
Com uma boa localização, um planejamento bem feito e persistência, seu negócio pode se tornar referência e conquistar grandes resultados.