Entenda como funciona uma franquia e saiba suas vantagens

A ideia de trabalhar com franquias costuma passar pela cabeça de todos que pensam em ter o próprio negócio. Elas são responsáveis por boa parte da produção de bens e serviços em todo o mundo, gerando milhões de empregos e impulsionando marcas que são sinônimo de sucesso.

De olho na crescente onda de empreendedorismo jovem no Brasil, resolvemos apresentar os principais aspectos que caracterizam esse modelo de negócio. Entenda melhor como funciona uma franquia, a relação entre franqueadores e franqueados e veja as principais vantagens que esse sistema oferece para o empreendedor.

Como funciona uma franquia

Para entender bem o funcionamento de uma franquia, é importante conhecer alguns termos básicos. A relação ocorre entre o franqueador, empresa proprietária da marca, e o franqueado, empresa que adquire o direito de uso da marca e replica o modelo de negócio.

O franqueado deve cumprir algumas obrigações para participar da rede. Na assinatura do contrato, é necessário pagar uma taxa de franquia. Alguns franqueadores também cobram para a renovação do acordo. Também é necessário pagar royalties — um percentual do faturamento bruto — pela utilização da marca e demais serviços disponibilizados pelo franqueador.

Por fim, todo franqueado deve pagar taxas de publicidade. Os valores são destinados para um fundo de propaganda gerido pelo franqueador, com o objetivo de bancar as ações de marketing de toda a rede.

Relação entre franqueador e franqueado

Como citamos anteriormente, além de obter o direito de uso da marca, o franqueado também deve replicar o modelo de negócio do franqueador. Isso significa que a rede de franquias disponibilizará todo o suporte necessário para que a gestão do negócio seja eficaz, compartilhando seu know-how com o franqueado.

O proprietário da marca é quem toma as decisões relativas à identidade visual do estabelecimento, produtos e serviços oferecidos e procedimentos operacionais. Além disso, há o apoio na implantação de uma estratégia de marketing local, que é essencial para o sucesso do negócio.

Principais vantagens de uma franquia

Iniciar sua trajetória empreendedora apostando em uma franquia traz vantagens bastante significativas. Veja algumas delas:

1. Contar com uma marca de sucesso

O fato de trabalhar com uma marca já estabelecida no mercado está entre os aspectos mais vantajosos de investir em uma franquia. O processo de conquista e fidelização de clientes ficará mais fácil e o franqueado terá seu poder de negociação com fornecedores ampliado. É um contexto totalmente diferente daquele enfrentado por empresas novas e desconhecidas.

2. Ter o apoio de especialistas na gestão do negócio

O empreendedor iniciante também recebe auxílio de profissionais mais experientes na gestão de negócios. Embora a autonomia para promover mudanças não seja a mesma de uma empresa independente, o risco de falhas no planejamento e execução do projeto será reduzido. O esforço para a melhoria dos processos será compartilhado com os demais membros da rede.

3. Basear-se em um plano de eficácia comprovada

Contar com um plano de negócios já testado é outro diferencial importante das franquias em comparação com empreendimentos comuns. O retorno financeiro tende a ser bem mais rápido, portanto, as franquias são bons investimentos em épocas de crise.

Quer saber um pouco de como comprar e abrir sua franquia de sucesso? Acesse nosso guia de franchising e saiba mais!

guia-franchising-banner