Guia de marketing digital para restaurantes

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Marketing Digital para restaurantes: conheça neste material as principais estratégias, dicas de profissionais e ferramentas para superar a crise do coronavírus.   

Uma nova realidade faz parte do nosso cotidiano, o simples ato de ir a um restaurante já não nos é permitido. Além disso, um estudo publicado pela Pequenas Empresas Grandes Negócios mostra que 90% das pessoas estão evitando comer fora

A boa notícia é que ao mesmo tempo as pessoas estão buscando formas diversas de consumir. Tendo a confiança e a solidariedade como vetores para o consumo, 43% afirmam que gastariam mais em refeições com fins solidários e 42% pedem delivery em estabelecimentos que já confiam. 

Olhando para estes dados, a pergunta a ser respondida é: como mostrar para seus clientes e divulgar para o maior número de pessoas o que vocês está fazendo para garantir a segurança e também ser solidário? 

A resposta imediata e eficaz: marketing digital

Acompanhando a leitura, você vai ver por que é importante:

1 – Presença digital
2 – Como ser encontrado no Google
3 – Experiência do Consumidor

Presença Digital

Ter presença digital não significa apenas estar nas redes sociais ou ter um canal do seu negócio. Agora, mais do que nunca, você precisa produzir conteúdo e cuidar do seu engajamento.

Uma forma eficaz de fazer isso é montar um calendário de publicação de conteúdos e comprometer-se com ele (é claro, respeitando as suas limitações de tempo e disponibilidade). Mantenha suas redes atualizadas com conteúdos de interesse ao seu público e sobre os seus produtos.

Você pode desde apresentar o seu cardápio até contar a história de como surgiu o seu restaurante, e até mesmo apresentar as pessoas que trabalham nesse. As pessoas se identificam – e preferem – histórias. Lembre-se disso sempre que for publicar algo.

Além disso, busque produzir vídeos. Você não precisa produzir vídeos ou fotos em alta qualidade, mas tome cuidado para que haja uma qualidade mínima para entregar uma boa experiência à sua audiência e, principalmente, foque no conteúdo.

Por exemplo, se você está doando alimentos a moradores de rua, faça isso com carinho e faça questão de mostrar quem está envolvido no projeto. Uma boa inspiração é este projeto: Mais direto.

Importante: utilize cada rede de acordo com sua linguagem e características. No Instagram você pode trabalhar ações diferenciadas no stories (um vídeo que mostre como você higieniza e produz alimentos) e na time line (fotos de alimentos e promoções). 

Também não esqueça dos destaques no Instagram, se você não tem, aprenda no vídeo abaixo como aplicar e baixe aqui os modelos que criamos.

Além disso não hesite em usar as outras redes, como Facebook, Youtube, Whatsapp, e-mail. Lembre-se que mais de 80% dos consumidores estão preocupados com a segurança e com a solidariedade. 

Como ser encontrado no Google

Você não precisa necessariamente ter um site para ser encontrado no Google. Na verdade há várias maneiras:

1 → Redes Sociais: quando alguém busca pelo nome do seu estabelecimento e o resultado é alguma rede social. Então, ao se cadastrar em qualquer rede, tenha o cuidado de preencher todas as informações de forma correta. 

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2 → Aplicativos de delivery: estar em um app de delivery já existente é uma ótima saída para a crise, pois além de aumentar seu número de clientes é também uma forma gratuita de marketing para seu negócio.

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3 → Google Meu Negócio: o Google Meu Negócio é uma ferramenta do Google para ajudar qualquer negócio a ter presença digital. Entenda mais aqui: SEO local para pequenos negócios. Para fazer seu cadastro no GMN você precisa ter ou criar um conta Google, acessar este link, fazer o login e preencher seus dados. Veja o tutorial aqui.

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4 → Tripadvisor: o Tripadvisor é outra ferramenta que garante presença digital para seu negócio. Assim como as demais Redes Sociais e o Google, você precisa ter ou criar uma conta e preencher os dados necessários.

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Importante, todas estas ferramentas te dão presença digital, mas você precisa estimular e gerar engajamento nelas. Por isso, lembre de responder a comentários e estimular as pessoas a dar feedback sobre seu negócio. 

Além disso, procure fazer parte de listas e sites da sua cidade que divulguem negócios ou sejam especializados em gastronomia.

Experiência do consumidor

Um estudo da Harvard University destaca que 40% das empresas deixarão de existir nos próximos 10 anos por não se preocuparem com a experiência do consumidor. Logo, é algo para você se preocupar não apenas durante a crise, mas sempre. 

É importante lembrar que a experiência do consumidor acontece no conjunto de interações com o seu negócio, desde o momento em que um potencial cliente busca pela sua marca até o momento em que ele recebe o seu produto. 

Com isso em mente, você precisa construir o melhor caminho para seu cliente. Uma jornada sem problemas como no exemplo:

1 → Cliente faz a busca no Google: ele encontra seu restaurante sem problemas, com todas as informações e recomendações de clientes. No exemplo abaixo podemos ver que ao fazer a busca, todas as informações são do restaurante buscado, não havendo dúvidas de como fazer pedido, qual o endereço do negócio, suas redes sociais e também: avaliações.

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2 → Tem acesso ao app de delivery de forma fácil e simples: no app, procure destacar todas as informações do seu estabelecimento, deixar bem claro quais produtos estão em promoção, quais são lançamentos, combos etc, e, principalmente, quanto tempo leva para o cliente receber o pedido, descrição do restaurante, formas de pagamento e de entrega. Lembre de verificar se as informações estão corretas tanto no app quanto no site de pedidos.

Guia de marketing digital para restaurantes - Delivery Much Blog
Guia de marketing digital para restaurantes - Delivery Much Blog
Guia de marketing digital para restaurantes - Delivery Much Blog
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Reforçando o que falamos na primeira parte, incentive seus clientes a fazer comentários e dar feedbacks sobre seu negócio. Fique atento às notas baixas, verifique o porquê da nota e procure responder ao cliente. Entenda mais aqui: Customer Success para restaurantes.

Marketing de relacionamento

Buscar entregar a melhor experiência ao consumidor irá automaticamente construir uma linha de marketing de relacionamento. Fortalecê-la de maneira proativa, seja pelas redes sociais, whatsapp ou qualquer outro canal, pode motivar os clientes a comprar mais vezes e ainda recomendar o seu restaurante para novos consumidores. 

Mas você pode ir além e construir algumas estratégias como:

  • Programa de fidelidade: a cada 10 pedidos via delivery o cliente ganha entrega grátis;
  • Programa de indicação: o cliente que indicar um amigo ganha um voucher de R$ 10.

Além das dicas acima, é importante você se inspirar em concorrentes e em outros setores, trazendo boas iniciativas para o seu negócio. 

marketing digital para restaurantes

Marketing digital para restaurantes: o que é e por que ele é essencial para seu negócio

O marketing digital para restaurantes faz toda a diferença nos negócios. A presença online já é um pré-requisito para qualificar a captação e retenção de clientes. Neste artigo que você pode ouvir no player abaixo, vamos falar sobre a importância dele para potencializar suas vendas:

 

A publicidade através das mídias digitais conquistou o cenário empresarial, especialmente os segmentos de alta concorrência, como o de alimentação. O marketing digital para restaurantes é uma estratégia eficaz para a promoção das marcas através de contato direto e personalizado com seus públicos.

Hoje, qualquer serviço do setor que almeja objetivos como alavancar o ticket médio por refeição, ampliar a visibilidade e fidelizar clientes precisa de um bom plano do também chamado novo marketing, focado em estratégias online.

Neste artigo, você vai entender por que investir em divulgação na internet é importante para o seu restaurante crescer de maneira sustentável. Acompanhe:

 

1. O mercado de alimentação no Brasil
2. O que é marketing digital
3. Como fazer marketing digital para restaurantes
4. Cases de sucesso

 

O mercado de alimentação no Brasil

A alimentação é um dos segmentos mais tradicionais do mercado, representando papel importante na regulação da economia. Segundo a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), esse nicho representa 2,7% do PIB nacional. No setor de franquias, redes do setor ocupam 4 das 5 primeiras posições do ranking de maiores redes da ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Como a alimentação é uma necessidade básica, o consumo no setor não para. Mesmo que haja picos de comercialização sazonais, como em épocas comemorativas, e períodos de retração, o giro é constante.

Na última década, acompanhando as transformações sociais e culturais, os serviços de alimentação despontaram: conforme o Instituto Foodservice Brasil (IFB), foram mais de R$ 170 bilhões movimentados anualmente. O estudo Brasil Food Trends 2020 também confirma a importância dos restaurantes no Brasil: 53% dos moradores de grandes centros almoçam fora de casa.

Esse cenário indica que entrar no mercado de alimentação é interessante. Porém, para que o negócio conquiste espaço, precisa encontrar formas de captar e manter clientes. E é justamente aí que entra o marketing digital.

 

O que é marketing digital

Através de múltiplos meios digitais, como blogs, redes sociais, e-mail e sites, os restaurantes têm novas oportunidades de se aproximar do público e resolver o que podemos chamar de dores e desejos dos clientes.

O diferencial do marketing digital para restaurantes em relação ao marketing tradicional é a promessa de entregar a informação certa e no momento mais adequado. Tudo isso gastando menos: além dos custos em geral mais atrativos, as estratégias online podem ser monitoradas por métricas que ajudam a comprovar se a direção tomada proporciona retorno positivo.

Esse trabalho é realizado através de estratégias variadas, como Search Engine Optimization, Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing. Com base nessas técnicas, é possível popular os canais de comunicação do negócio e investir em ações personalizadas para conseguir melhor resultados.

O marketing digital revolucionou tanto a sociedade que, atualmente, os profissionais dessa área aparecem nos rankings de mais requisitados por empresas. Segundo divulgou a Randstad, líder global em RH, a carreira de marketing digital está em alta — e um dos principais motivos é a necessidade de melhorar a experiência do usuário.

 

Como fazer marketing digital para restaurantes

Você já pensou aonde quer levar seu negócio? Pode parecer um questionamento óbvio, porém, nem todo empreendedor dá a devida atenção a isso. E para que uma estratégia de marketing digital para restaurantes seja eficaz, é preciso mudar o mindset.

A base do processo é planejamento. A partir da documentação inicial, será possível delinear uma estratégia sólida, focada e mensurável. Que tal pensarmos num exemplo?

De que adianta fazer campanha promocional para um produto específico na fanpage se o seu foco é entender como o público já fidelizado enxerga a empresa? Por mais que seja bacana receber likes, isso em nada vai dizer se o atual cliente está satisfeito com o negócio.

Por mais atrativas que sejam as mídias digitais, não dá para sair publicando qualquer coisa. A decisão correta é contar com profissionais especializados em marketing digital, sejam internos, sejam terceirizados. Independentemente da escolha, entenda que é importante trabalhar com base em objetivos e metas para encontrar as melhores soluções.

 

Cases de sucesso

Com uma estratégia de marketing online adequada, negócios de diversos portes conseguem melhorar sua visibilidade. De grandes empresas a negócios locais, a publicidade digital pode ser altamente eficaz.

Um case de sucesso mundial é o da franquia de pizzas Domino’s. Entre 2010 e 2018, a rede cresceu 3163%. Isso resultou, em grande parte, da transformação digital do negócio, que passou a desenvolver estratégias para aumentar os lucros das lojas e melhorar a conveniência para o público. Um exemplo disso é a criação do Anyware Domino’s: hoje, é possível fazer pedidos da empresa por diversos canais, como Google, Messenger e Twitter e até TVs e relógios smart.

No cenário empresarial brasileiro, um exemplo bacana é o do Compotta Cozinha Casual. O lançamento da casa da chef Fernanda Perroni, em Ribeirão Preto-SP, foi acompanhado pela Agência Garden Digital. O resultado do trabalho foi uma inauguração bem-sucedida graças ao uso das mídias digitais para o compartilhamento de um convite em forma de vídeo, criando um brand awareness de baixo custo, mas com retorno alto para a estratégia.

Investir em marketing digital para restaurantes é essencial para os negócios que querem conquistar o público e manter crescimento saudável. A presença online já é aliada inclusive do franchising, sabia? O marketing digital para microfranquias é uma excelente alternativa para alavancar os negócios nesse setor em ascensão.

Quer entender ainda mais como a tecnologia pode impactar negócios? Então, complemente seus conhecimentos lendo o post “Coca Cola e Delivery Much: como estamos participando da transformação digital de uma das maiores marcas do mercado”!

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