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Marketing digital para restaurantes: o que é e porque ele é essencial para seu negócio

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O marketing digital para restaurantes faz toda a diferença nos negócios. A presença online já é um pré-requisito para qualificar a captação e retenção de clientes. Neste artigo que você pode ouvir no player abaixo, vamos falar sobre a importância dele para potencializar suas vendas:

 

A publicidade através das mídias digitais conquistou o cenário empresarial, especialmente os segmentos de alta concorrência, como o de alimentação. O marketing digital para restaurantes é uma estratégia eficaz para a promoção das marcas através de contato direto e personalizado com seus públicos.

Hoje, qualquer serviço do setor que almeja objetivos como alavancar o ticket médio por refeição, ampliar a visibilidade e fidelizar clientes precisa de um bom plano do também chamado novo marketing, focado em estratégias online.

Neste artigo, você vai entender por que investir em divulgação na internet é importante para o seu restaurante crescer de maneira sustentável. Acompanhe:

 

1. O mercado de alimentação no Brasil
2. O que é marketing digital
3. Como fazer marketing digital para restaurantes
4. Cases de sucesso

 

O mercado de alimentação no Brasil

A alimentação é um dos segmentos mais tradicionais do mercado, representando papel importante na regulação da economia. Segundo a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), esse nicho representa 2,7% do PIB nacional. No setor de franquias, redes do setor ocupam 4 das 5 primeiras posições do ranking de maiores redes da ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Como a alimentação é uma necessidade básica, o consumo no setor não para. Mesmo que haja picos de comercialização sazonais, como em épocas comemorativas, e períodos de retração, o giro é constante.

Na última década, acompanhando as transformações sociais e culturais, os serviços de alimentação despontaram: conforme o Instituto Foodservice Brasil (IFB), foram mais de R$ 170 bilhões movimentados anualmente. O estudo Brasil Food Trends 2020 também confirma a importância dos restaurantes no Brasil: 53% dos moradores de grandes centros almoçam fora de casa.

Esse cenário indica que entrar no mercado de alimentação é interessante. Porém, para que o negócio conquiste espaço, precisa encontrar formas de captar e manter clientes. E é justamente aí que entra o marketing digital.

 

O que é marketing digital

Através de múltiplos meios digitais, como blogs, redes sociais, e-mail e sites, os restaurantes têm novas oportunidades de se aproximar do público e resolver o que podemos chamar de dores e desejos dos clientes.

O diferencial do marketing digital para restaurantes em relação ao marketing tradicional é a promessa de entregar a informação certa e no momento mais adequado. Tudo isso gastando menos: além dos custos em geral mais atrativos, as estratégias online podem ser monitoradas por métricas que ajudam a comprovar se a direção tomada proporciona retorno positivo.

Esse trabalho é realizado através de estratégias variadas, como Search Engine Optimization, Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing. Com base nessas técnicas, é possível popular os canais de comunicação do negócio e investir em ações personalizadas para conseguir melhor resultados.

O marketing digital revolucionou tanto a sociedade que, atualmente, os profissionais dessa área aparecem nos rankings de mais requisitados por empresas. Segundo divulgou a Randstad, líder global em RH, a carreira de marketing digital está em alta — e um dos principais motivos é a necessidade de melhorar a experiência do usuário.

 

Como fazer marketing digital para restaurantes

Você já pensou aonde quer levar seu negócio? Pode parecer um questionamento óbvio, porém, nem todo empreendedor dá a devida atenção a isso. E para que uma estratégia de marketing digital para restaurantes seja eficaz, é preciso mudar o mindset.

A base do processo é planejamento. A partir da documentação inicial, será possível delinear uma estratégia sólida, focada e mensurável. Que tal pensarmos num exemplo?

De que adianta fazer campanha promocional para um produto específico na fanpage se o seu foco é entender como o público já fidelizado enxerga a empresa? Por mais que seja bacana receber likes, isso em nada vai dizer se o atual cliente está satisfeito com o negócio.

Por mais atrativas que sejam as mídias digitais, não dá para sair publicando qualquer coisa. A decisão correta é contar com profissionais especializados em marketing digital, sejam internos, sejam terceirizados. Independentemente da escolha, entenda que é importante trabalhar com base em objetivos e metas para encontrar as melhores soluções.

 

Cases de sucesso

Com uma estratégia de marketing online adequada, negócios de diversos portes conseguem melhorar sua visibilidade. De grandes empresas a negócios locais, a publicidade digital pode ser altamente eficaz.

Um case de sucesso mundial é o da franquia de pizzas Domino’s. Entre 2010 e 2018, a rede cresceu 3163%. Isso resultou, em grande parte, da transformação digital do negócio, que passou a desenvolver estratégias para aumentar os lucros das lojas e melhorar a conveniência para o público. Um exemplo disso é a criação do Anyware Domino’s: hoje, é possível fazer pedidos da empresa por diversos canais, como Google, Messenger e Twitter e até TVs e relógios smart.

No cenário empresarial brasileiro, um exemplo bacana é o do Compotta Cozinha Casual. O lançamento da casa da chef Fernanda Perroni, em Ribeirão Preto-SP, foi acompanhado pela Agência Garden Digital. O resultado do trabalho foi uma inauguração bem-sucedida graças ao uso das mídias digitais para o compartilhamento de um convite em forma de vídeo, criando um brand awareness de baixo custo, mas com retorno alto para a estratégia.

Investir em marketing digital para restaurantes é essencial para os negócios que querem conquistar o público e manter crescimento saudável. A presença online já é aliada inclusive do franchising, sabia? O marketing digital para microfranquias é uma excelente alternativa para alavancar os negócios nesse setor em ascensão.

Quer entender ainda mais como a tecnologia pode impactar negócios? Então, complemente seus conhecimentos lendo o post “Coca Cola e Delivery Much: como estamos participando da transformação digital de uma das maiores marcas do mercado”!

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