Multifranquia: entenda porque o investimento é vantajoso

multifranquia

Multifranquia é o próximo passo para quem quer crescer de verdade. Veja por que franqueados de sucesso não param na primeira unidade!

Você já reparou que boa parte dos franqueados de sucesso têm mais de uma operação? Quando a primeira unidade engrena, a expansão quase sempre vira questão de tempo e estratégia. Essa é a lógica por trás das multifranquias: investir em mais de uma operação, seja na mesma ou em redes de franquias diferentes.

Nesse modelo, o empreendedor administra várias unidades, podendo ser da mesma marca (monomarca) ou de marcas diferentes (multimarca). Multifranquia é um caminho estratégico para quem busca crescimento com estrutura e controle.

Mais do que ambição, o multifranqueado tem um estilo único: a visão de longo prazo. Ele entende que o franchising vai além de ser um modelo pronto. É um trampolim para crescer com estrutura, apoio e escala.

Além disso, o perfil do franqueado é focado na expansão geográfica para determinada região ou outras cidades.

Vem entender mais sobre o universo das multifranquias e por que esse modelo de investimento cresce no setor.

Deguste o menu

O que é um empreendedor multifranquia?

Um multifranqueado multiplica conhecimento, eficiência e resultados. Mas isso não significa repetir o que já deu certo, porque cada unidade exige um cuidado diferente.

Multifranqueado multimarca: é a pessoa que possui franquias de diferentes marcas. Ex.: Boticário e Chiquinho.

Multifranqueado monomarca: é a pessoa que possui 2 operações ou mais da mesma marca. Ex.: Polyana Dill, empreendedora Delivery Much em Mafra, Rio Negro e Caçador (SC).

Segundo a pesquisa da CommUnit, 26% dos franqueados atuam em mais de uma marca, enquanto 20% operam múltiplas unidades da mesma rede. Ou seja, esse perfil está se tornando cada vez mais comum no franchising brasileiro.

Por que franqueados investem em novas unidades?

Existem três razões que explicam esse movimento:

A familiaridade reduz o risco

Quando o franqueado domina o modelo de negócio, ele reduz drasticamente os erros operacionais. Isso permite replicar a fórmula com mais segurança em outras unidades.

Diversificar como proteção

Em vez de apostar tudo em uma ficha, o multifranqueado distribui seu risco entre operações diferentes. Inclusive de segmentos variados ou em redes de franquias distintas.

Acelerador de resultados e patrimônio

Com todas as unidades funcionando, o retorno se potencializa. O franqueado pode montar um time de apoio, criar uma estrutura de backoffice bem treinada e negociar melhor com fornecedores. Isso é crescimento com escala.

Segundo a CommUnit, mais de 50% dos multifranqueados começam a estruturar um time de apoio a partir da terceira ou quarta unidade. Eles deixam de ser operadores e se tornam gestores de rede.

Conselhos de quem vive o franchising na prática

 

Tenha brilho no olho

Para investir em uma franquia, você precisa se identificar com a marca, os valores e o propósito. Esse é o segredo para acordar motivado e fazer o sucesso acontecer. Outro ponto destacado por Renata Vichi, CEO da Kopenhagen e Brasil Cacau, é confiar na franqueadora e “assumir as rédeas do seu negócio o tempo todo“.

 

Procure indicações

Antes de escolher uma franquia, converse com franqueados, pesquise informações, fale com clientes e entenda o mercado em que pretende atuar. “Não existe negócio com risco zero, mas com franquias você aumenta muito as chances de dar certo“, afirma Caito Maia, CEO da Chilli Beans.

 

Busque inovação

O COO da Pizza Crek, Paulo Rogério Moreira, vê a tecnologia como o caminho para se destacar no mercado. “Aposte em tecnologias que otimizem a operação, como automação e plataformas de gestão integradas“, sugere.

 

Foque no financeiro

Reveja seus custos e avalie estratégias para otimizar o capital de giro”, recomenda Tom Moreira Leite, sócio do Spoleto e China in Box. A dica é investir em tecnologias que ajudam a reduzir custos e a otimizar processos.

 

Empreenda com propósito

Aqui, franqueados conectam lojas aos consumidores, democratizando o acesso à tecnologia e fortalecendo a economia local”, afirma Pedro Judacheski, CEO da Delivery Much. Para ele, o empreendedorismo é uma ferramenta de transformação pessoal e social.

As vantagens de ser multifranqueado

 

Crescimento com previsibilidade

Ter mais de uma operação é construir um plano sólido de expansão com base em dados e aprendizado prévio. Você investe com um modelo que já conhece, com mais segurança e menos riscos.

Backoffice próprio e mais controle

Com múltiplas operações, surge a viabilidade de montar uma estrutura profissional de apoio. Assim, reduz a chance de erros, aumenta a eficiência e libera o franqueado para decisões estratégicas.

Por ser uma microfranquia, a Delivery Much oferece uma estrutura enxuta. Então o franqueado pode manter a perspectiva de crescimento com o mesmo padrão operacional. Ou seja, aumenta a demanda, as vendas e o faturamento sem ampliar o negócio.

Vantagem competitiva

Quem tem mais de uma loja em uma mesma região ganha presença de marca, consumidores e tem vantagens ao conquistar o território comercial.

Mais poder de negociação

Ao ganhar volume, o multifranqueado tem melhores condições com fornecedores e até com a própria franqueadora para adquirir outras unidades.

Tendência ou novo normal?

Se antes o perfil multifranqueado era visto como exceção, hoje ele já representa um movimento consolidado no franchising brasileiro.

A pesquisa da CommUnit mostra que 50% dos franqueados pretendem abrir novas unidades em menos de um ano. Outro dado interessante é que a maioria quer seguir negócios com a mesma marca. A escolha significa confiança, padrão e previsibilidade.

 

Qual o melhor local para abrir uma franquia?

Para quem está pensando em dar os primeiros passos no franchising ou se tornar um multifranqueado, saiba que essa é uma excelente escolha. Afinal, 30% dos franqueados no Brasil são proprietários de 2 a 5 unidades.

As melhores oportunidades estão em dois extremos. Para os entrevistados pela pesquisa CommUnit, 47% indicam cidades pequenas no interior e 46% capitais ou centros acima de 1 milhão de habitantes.

E o modelo de loja pode variar muito. 7 em cada 10 franqueados têm lojas de rua, mas os negócios de shopping também tem muita procura. Outra alternativa são as franquias digitais, assim você:

  • Não paga ponto comercial;
  • Não paga eletricidade, água e limpeza do local;
  • Não precisa de funcionários;
  • Trabalha em qualquer horário. Não precisa seguir o comércio.
  • Só precisa de um computador, celular e internet.

 

Leia também: Startup incentiva compras online no interior de Santa Catarina

E aí, o que achou?

Você pode começar com uma pequena unidade para entender o setor ou modelo de negócio, mas o céu é o limite. Continue se informando sobre o tema em nosso blog!

Compartilhe este conteúdo:
Mais posts

Preencha o formulário e fique por dentro do mercado de foodservice.

Novidades quentinhas na sua caixa de entrada.
plugins premium WordPress