Como funciona a microfranquia? Tire suas dúvidas

imagem com fundo amarelo e um semi circulo em tom alaranjado com um desenho de uma pessoa usando um computador. Ao redor, icones amarelos dentro de balões brancos.

Seria um sonho ter um modelo de negócios com baixo investimento, operação simples e bons retornos financeiros? Hoje isso é realidade! Basta entender como funciona uma microfranquia!

Para isso, preparamos um conteúdo rico em dicas de como elas funcionam, quais as diferenças entre microfranquias e as franquias tradicionais, além de pontuar as vantagens em investir neste modelo de negócios. 

Continue lendo o artigo e entenda mais sobre o mercado de franquias!

Afinal, como funciona a microfranquia?

As microfranquias têm as mesmas premissas das franquias tradicionais, o que envolve processos padronizados em todas as unidades, direito de comercialização da marca e até o pagamento de royalties para a franqueadora.

Mas alguns pontos diferentes podem ser decisivos para a escolha, como o faturamento e custos de operação, a necessidade de contratações, assim como a necessidade ou não de um local físico para atuar.

Além disso, as microfranquias também são regulamentadas pela Lei das Franquias, e têm processos simples e menos burocráticos.

Aliás, antes de escolher a microfranquia, é importante que você decida em qual ramo deseja atuar, saiba o quanto tem disponível para investir no negócio, entre outros pontos que farão diferença no momento da decisão final.

Para saber a diferença entre os dois modelos e entender melhor como funciona a microfranquia, siga a leitura!

Franquia ou microfranquia? Como escolher?

Como dito anteriormente, os dois modelos de negócios são parecidos, mas existem diferenças, especialmente em relação ao funcionamento de uma microfranquia. Veja só!

A diferença principal entre ambas é o valor inicial do investimento para se tornar um franqueado, já que as microfranquias exigem um valor abaixo das franquias tradicionais.

O investimento máximo é de até 105 mil reais, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Por isso, as microfranquias são oportunidades incríveis para você abrir o seu negócio com muito mais segurança.

Outro ponto está nos custos da operação, que acabam sendo mais baixos quando você tem uma microfranquia, diferente de quando você atua com uma franquia tradicional, que possui os valores de investimento mais elevados.

Além disso, as microfranquias não precisam ter um local físico, sendo liberadas até para atuar em home office, enquanto as franquias precisam de ponto comercial e de produção.

Entretanto, é indispensável ter respaldo na lei para seguir ainda mais amparado e seguro, não é mesmo? Para você tirar suas dúvidas com relação à legislação, confira o tópico a seguir.

 

O que diz a legislação brasileira sobre as microfranquias?

O principal ponto que a legislação brasileira exige para os franqueadores é a transparência com os franqueados, fazendo com que eles informem ao interessado sobre todas as obrigações ao longo do processo de escolha e contratação.

A Lei de Franquias, que foi atualizada em 2020, traz avanços importantes, e o primeiro deles é estar livre de vínculo empregatício, mesmo durante o treinamento. 

Outro ponto que consta na Lei de Franquias é o acesso à lista de todos os franqueados e subfranqueados dos últimos 24 meses, inclusive os que não fazem mais parte da franquia, podendo até entrar em contato direto com os mesmos.

E mais: a legislação ainda traz a obrigatoriedade de informar os valores completos para a aquisição, assim como as situações que podem ter penalidades, multas ou indenizações. Os riscos também devem ser apresentados para os interessados.

Inclusive, todos estes pontos estão listados em um documento, a COF – Circular de Ofertas de Franquias. Entenda melhor a seguir!

Entenda o que é COF 

A Circular de Ofertas de Franquias é o principal documento que regulamenta como funciona a microfranquia.

Nele devem estar presentes diversas informações, apresentadas com clareza e objetividade, entre elas os aspectos legais, as obrigações e as responsabilidades de todas as partes envolvidas no processo. 

Sua importância é tão grande que o contrato deve ser assinado somente após 10 dias do recebimento dela. Por isso, o documento é a garantia de que tudo será cumprido, tanto para franqueado como para franqueador.

Agora, visto que a legislação protege suas atividades como dono de microfranquia, veja as vantagens para investir neste modelo de negócios.

3 vantagens de uma microfranquia

Existem diversas vantagens para aproveitar a forma como funciona a microfranquia. Separamos três delas a seguir. Confira!

Ter um plano de negócios

Quando você quer começar a investir em um negócio, existe a dificuldade de definir e construir um plano de negócios. Afinal, não é uma tarefa simples!

Mas, quando você opta por um modelo de microfranquias, já recebe um plano de negócios testado, validado e reconhecido no mercado, além das dicas do que precisa fazer para a sua unidade ter o sucesso que você busca!

Contar com apoio da franqueadora

Ter uma rede de apoio faz total diferença quando se é iniciante em qualquer situação, principalmente no momento de investir em um negócio. 

Você terá a sua própria unidade, entretanto, poderá contar com a franqueadora para investimento em marketing, desenvolvimento de novos produtos e treinamentos sobre o negócio. Nada mais prático do que aprender com quem já tem experiência no assunto!

Reduzir custos com desenvolvimento de produtos e pesquisas

Outra vantagem de investir em microfranquia é que todos os custos relacionados a pesquisas e desenvolvimento de produtos são de responsabilidade da franqueadora.

Assim, você terá produtos ou serviços novos para oferecer ao seu cliente e não terá custos com o investimento. Um excelente custo-benefício!

Existem várias oportunidades de negócios para escolher e decolar. Se interessou e quer ganhar dinheiro com a sua microfranquia? Confira o nosso guia de franquias e saiba tudo o que precisa para começar o seu negócio!

Compartilhe este conteúdo:
Mais posts

Preencha o formulário e fique por dentro do mercado de foodservice.

Novidades quentinhas na sua caixa de entrada.
plugins premium WordPress