Você já ouviu falar da Associação Brasileira de Franchising, a ABF? Presente há pouco mais de três décadas no país, ela congrega franqueadores, franqueados e colaboradores com o objetivo de fomentar a cultura de franquias no país.
Tornando-se sócios da Associação Brasileira de Franchising, os empreendedores, prestadores de serviços e representantes de instituições do ramo garantem o suporte de uma entidade com presença nacional e internacional e ainda podem participar de diversas iniciativas que integram pessoas e empresas interessadas no desenvolvimento do setor de franchising.
Quer conhecer mais detalhes sobre essa importante associação e entender quais são os benefícios da ABF? Então, siga na leitura deste post!
O que é a Associação Brasileira de Franchising?
A ABF é uma instituição sem fins lucrativos que foi criada no Brasil, em julho de 1987, servindo como uma agregadora de quem se dedica a franquias no Brasil.
Com sede em São Paulo, uma seccional no Rio de Janeiro e unidades regionais no interior paulista e nos estados de Minais Gerais e Rio Grande do Sul, é a principal representante dos interesses do franchising brasileiro entre a sociedade civil e o poder público.
A missão da Associação Brasileira de Franchising é promover o desenvolvimento técnico e institucional do sistema de franquias e também divulgar e defender as ações desenvolvidas nesse campo de negócios.
Inclusive, a associação esteve engajada na busca pelo reconhecimento legal do franchising, fato que ocorreu há mais de duas décadas, quando foi sancionada a antiga Lei de Franquias nº 8.955 de 1994, substituída em 2019 pela nova Lei de Franquias nº 13.966.
Periodicamente, a ABF faz contato com a imprensa para publicizar atualizações do sistema de Franchising — como a recente Consulta Mensal Impactos do COVID-19 no Franchising e a Pesquisa de Desempenho do Franchising brasileiro do 2º trimestre de 2020, além de boletins informativos e também atividades realizadas pela entidade.
Quais são os objetivos da AFB?
A premissa da associação é fortalecer o franchising a partir de diversas frentes de atuação. Para isso, trabalha com uma lista de objetivos. Entenda quais são eles:
- defender o franchising perante autoridades, órgãos públicos, entidades e associações de classe;
- incentivar a melhoria da atuação dos associados, através da troca e divulgação de informações e experiências, da elaboração de pesquisas e da promoção de eventos;
- padronizar a prática de franchising no Brasil;
- manter o intercâmbio com entidades congêneres do exterior.
Com base nessas orientações, o cronograma anual de trabalho da Associação Brasileira de Franchising envolve, além das suas reuniões periódicas, abertas aos associados, também eventos e cursos variados, visando estimular o ingresso de mais pessoas no setor de franquias.
Por conta do novo Coronavírus, todos os eventos e cursos da ABF estão sendo realizados de forma virtual. A agenda de cursos e eventos é disponibilizada no site da ABF e está sujeita à alterações.
Que benefícios a ABF oferece?
A associação confere uma série de vantagens tanto para associados quanto para para pessoas não ligadas à ABF, mas que têm interesse sobre os rumos do Franchising.
Para os associados, fazer parte da entidade oferece a possibilidade de participação das decisões do setor, pois a Associação Brasileira de Franchising oferece ampla participação a seus associados em seus encontros.
Além disso, são diversas as possibilidade de interação com empresários e negócios. Um bom exemplo disso é a ABF Franchising EXPO, evento anual de networking, exposição, inovação e intercâmbio de conhecimentos do mercado de franquias.
Em 2020, por conta da pandemia mundial do novo Coronavírus, o evento presencial que aconteceria na cidade de São Paulo foi cancelado. Ajustando-se às recomendações mundiais de isolamento social, a ABF remodelou seu evento criando encontros digitais específicos para cada um dos estados brasileiros. Já para o ano de 2021 o evento presencial segue confirmado na cidade de São Paulo.
Além disso, o Portal do Franchising, um dos sites institucionais da ABF, traz diversas notícias e leituras importantes, além de um guia completo das franquias associadas.
Participando dessa lista, as franqueadoras aumentam a sua visibilidade. E integrando a entidade, as marcas também podem se candidatar o Selo de Excelência em Franchising, promovido todos os anos pela associação.
Para o público em geral, a associação funciona como uma referência em publicações, pesquisas e divulgação sobre o franchising no Brasil. Além disso, a Associação Brasileira de Franchising presta serviços de consultoria, tem biblioteca aberta ao público em sua sede e constantemente estabelece parcerias público-privadas para estimular as redes de franquias.
E aí, gostou de conhecer mais detalhes sobre a Associação Brasileira de Franchising? Para conhecer mais sobre eles, acesse o site institucional. E se quiser compartilhar dúvidas ou experiências relacionadas ao tema deste post, deixe seu comentário por aqui!