franquia-lucrativa

Como identificar uma franquia lucrativa antes de fechar contrato?

Quem compra uma franquia, certamente espera garantir lucros com as operações, certo? Afinal, esse modelo de negócios, além de ser um meio profissional, também é uma possibilidade de investimento. No entanto, como saber qual marca poderá garantir a melhor margem de retorno?

A escolha deve ser cuidadosa, pois a aquisição de uma unidade terá um peso grande no seu capital disponível. Identificar a melhor opção para aplicar o orçamento passa por uma pesquisa ampla sobre o que cada rede de seu interesse tem a oferecer como contrapartida.

Mas sabemos como essa tarefa pode ser complexa sem a definição de parâmetros. Então, separamos dicas para orientar você na busca por uma franquia lucrativa! Acompanhe!

 

Analise e estime o prazo de retorno

A lucratividade aparece em uma unidade franqueada no momento em que ela “se paga”, ou seja, quando o franqueado consegue faturar o valor que investiu inicialmente e, a partir de então, começa a perceber rendimentos das operações.

De modo geral, se o investimento for baixo, o prazo de ROI (retorno sobre o investimento) tende a ser menor do que quando o montante aplicado é alto. Logo, é possível que uma franquia proporcione retorno médio de meio ano, por exemplo, e outra precise de um período mais longo para oferecer lucros.

Portanto, para conseguir estimar quando você terá o dinheiro e preparar-se financeiramente para entrar em um projeto, busque conhecer qual é o índice de determinada franquia. Converse com pessoas do ramo, leia a documentação da franqueadora, tire dúvidas com a equipe e veja depoimentos de atuais franqueados.

 

Entenda os valores da marca

Para você programar as finanças e estimar o seu prazo de retorno com mais segurança, conheça as cifras da rede. Por exemplo, é básico que toda franqueadora solicite taxa de franquia, que cobre a cessão de direitos de uso por parte do franqueado. E muitas empresas também trabalham com cotas de publicidade. No entanto, nem todas exigem valores sobre royalties. Logo, considere todas essas questões.

Além disso, você precisará prever gastos para a instalação de uma loja completa e conhecer as despesas relacionadas a treinamentos e o capital de giro necessário.

 

Investigue a credibilidade da marca

Imagine que você recebeu uma proposta incrível de uma rede que oferece baixíssima aplicação inicial e retorno imediato, exige apenas taxa de franquia e oferece uma série de capacitações ainda antes da instalação da unidade. Parece muito bom, não é?

Porém, mesmo que a oferta pareça ser irrecusável, não se deixe levar sem um estudo detalhado do perfil, da reputação e dos antecedentes da empresa. Averigue a credibilidade da marca vasculhando tudo o que puder sobre ela. Também desconfie de planos com muitas promessas, mas sem explicações claras sobre rendimentos, resultados e operações. Não tenha pressa em assinar um contrato de aquisição nem se sinta obrigado a fazer acordos se perceber alguma incoerência.

Tenha em mente que uma franquia lucrativa de fato não pode esconder informações dos potenciais franqueados e deve estar sempre à disposição para resolver dúvidas sobre valores e procedimentos do negócio.

 

Escolha uma franqueadora conforme seus objetivos

Empreender em alinhamento com a rede escolhida é um dos pontos importantes para ter uma franquia lucrativa. É importante que você invista em um empreendimento com o qual tenha afinidade.

Opte por um modelo que seja adequado às suas necessidades e ambições atualmente, por exemplo, muitas pessoas têm apostado em microfranquias, pois elas possibilitam que o franqueado possa trabalhar remotamente, ter uma agenda mais flexível e investir em uma estrutura mais enxuta e econômica.

 

Entenda o mercado para ter uma franquia lucrativa

Uma parte importante para tomar a decisão é conhecer o ambiente de negócios. A determinação de um setor ajuda a filtrar as alternativas e também é uma forma de direcionar o foco do investimento desde o início.

Para identificar as melhores oportunidades de negócio, estabeleça um cronograma de estudos que considere questões como:

  • buscar conhecimento sobre diferentes ramos;
  • entender variados perfis de investimento;
  • acompanhar os números do franchising;
  • conversar com empreendedores;
  • observar as redes e os hábitos de consumo da região.

O processo de encontrar a melhor marca passa por cuidados imprescindíveis, como os que vimos aqui neste post. Se você for um empreendedor iniciante, não sabote o seu potencial por causa da falta de experiência. Tenha coragem e seja proativo na sua busca por uma franquia lucrativa para empreender com sucesso!

Quer saber como a Delivery Much pode ajudar na sua jornada? Então, conheça já a nossa proposta de franquia!