Como identificar uma franquia lucrativa antes de fechar contrato?

Investir em franquias é um negócio promissor, segundo apontamentos da Abrasel e da ABF. O otimismo das entidades se dá pelo crescimento exponencial das franquias no país no último ano. Mas como escolher a franquia certa? Descubra no artigo:

Quem compra uma franquia, certamente espera garantir lucros com as operações, certo? Afinal, esse modelo de negócios, além de ser um meio profissional, também é uma possibilidade de investimento. No entanto, como saber qual marca poderá garantir a melhor margem de retorno?

A escolha deve ser cuidadosa, pois a aquisição de uma unidade terá um peso grande no seu capital disponível. Identificar a melhor opção para aplicar o orçamento passa por uma pesquisa ampla sobre o que cada rede de seu interesse tem a oferecer como contrapartida.

Mas sabemos como essa tarefa pode ser complexa sem a definição de parâmetros. Então, separamos dicas para orientar você na busca por uma franquia lucrativa! Acompanhe!

1 – Analise e estime o prazo de retorno
2 – Entenda os valores da marca
3 – Investigue a credibilidade da marca
4 – Escolha uma franqueadora conforme seus objetivos
5 – Entenda o mercado para ter uma franquia lucrativa

Analise e estime o prazo de retorno

A lucratividade aparece em uma unidade franqueada no momento em que ela “se paga”, ou seja, quando o franqueado consegue faturar o valor que investiu inicialmente e, a partir de então, começa a perceber rendimentos das operações.

De modo geral, se o investimento for baixo, o prazo de ROI (retorno sobre o investimento) tende a ser menor do que quando o montante aplicado é alto. Logo, é possível que uma franquia proporcione retorno médio de meio ano, por exemplo, e outra precise de um período mais longo para oferecer lucros.

Portanto, para conseguir estimar quando você terá o dinheiro e preparar-se financeiramente para entrar em um projeto, busque conhecer qual é o índice de determinada franquia. Converse com pessoas do ramo, leia a documentação da franqueadora, tire dúvidas com a equipe e veja depoimentos de atuais franqueados.

Entenda os valores da marca

Para você programar as finanças e estimar o seu prazo de retorno com mais segurança, conheça as cifras da rede. Por exemplo, é básico que toda franqueadora solicite taxa de franquia, que cobre a cessão de direitos de uso por parte do franqueado. E muitas empresas também trabalham com cotas de publicidade. No entanto, nem todas exigem valores sobre royalties. Logo, considere todas essas questões.

Além disso, você precisará prever gastos para a instalação de uma loja completa e conhecer as despesas relacionadas a treinamentos e o capital de giro necessário.

Investigue a credibilidade da marca

Imagine que você recebeu uma proposta incrível de uma rede que oferece baixíssima aplicação inicial e retorno imediato, exige apenas taxa de franquia e oferece uma série de capacitações ainda antes da instalação da unidade. Parece muito bom, não é?

Porém, mesmo que a oferta pareça ser irrecusável, não se deixe levar sem um estudo detalhado do perfil, da reputação e dos antecedentes da empresa. Averigue a credibilidade da marca vasculhando tudo o que puder sobre ela. Também desconfie de planos com muitas promessas, mas sem explicações claras sobre rendimentos, resultados e operações. Não tenha pressa em assinar um contrato de aquisição nem se sinta obrigado a fazer acordos se perceber alguma incoerência.

Tenha em mente que uma franquia lucrativa de fato não pode esconder informações dos potenciais franqueados e deve estar sempre à disposição para resolver dúvidas sobre valores e procedimentos do negócio.

Escolha uma franqueadora conforme seus objetivos

Empreender em alinhamento com a rede escolhida é um dos pontos importantes para ter uma franquia lucrativa. É importante que você invista em um empreendimento com o qual tenha afinidade.

Opte por um modelo que seja adequado às suas necessidades e ambições — atualmente, por exemplo, muitas pessoas têm apostado em microfranquias, pois elas possibilitam que o franqueado possa trabalhar remotamente, ter uma agenda mais flexível e investir em uma estrutura mais enxuta e econômica.

Entenda o mercado para ter uma franquia lucrativa

Uma parte importante para tomar a decisão é conhecer o ambiente de negócios. A determinação de um setor ajuda a filtrar as alternativas e também é uma forma de direcionar o foco do investimento desde o início.

Para identificar as melhores oportunidades de negócio, estabeleça um cronograma de estudos que considere questões como:

  • buscar conhecimento sobre diferentes ramos;
  • entender variados perfis de investimento;
  • acompanhar os números do franchising;
  • conversar com empreendedores;
  • observar as redes e os hábitos de consumo da região.

O processo de encontrar a melhor marca passa por cuidados imprescindíveis, como os que vimos aqui neste post. Se você for um empreendedor iniciante, não sabote o seu potencial por causa da falta de experiência. Tenha coragem e seja proativo na sua busca por uma franquia lucrativa para empreender com sucesso!

Compartilhe este conteúdo:
Mais posts

Preencha o formulário e fique por dentro do mercado de foodservice.

Novidades quentinhas na sua caixa de entrada.
plugins premium WordPress