Plano de carreira em franquias: como crescer dentro da rede

plano-de-carreiras-em-franquias

Mesmo em períodos de incerteza econômica, o franchising vêm se mantendo positivo: o crescimento de 8,4% no segundo trimestre de 2018, em comparação ao mesmo período de 2017, é um indicativo dessa perspectiva. Logo, é uma boa oportunidade para quem deseja começar um negócio, mesmo para empreendedores iniciantes.

Porém, se você pensa que, por causa da estabilidade e da segurança, o investimento em franquias é somente de perfil conservador, está na hora de rever conceitos. Nos últimos dez anos, cresceu a presença de multifranqueados no Brasil.

Empresários que trabalham com mais de uma unidade, em uma mesma rede ou em marcas diferentes, são inovadores e contam com a parceria das empresas para desenvolver um plano de carreira em franquias e, assim, ampliam seus negócios.

Quer entender como isso funciona para também crescer no ramo do franchising? Então, anote as dicas deste conteúdo!

 

O que é plano de carreira em franquias?

Esse plano é o guia de diretrizes que definem uma trajetória de crescimento através da qual o franqueado pode evoluir na organização. O processo considera os talentos, as competências e os resultados do empreendedor dentro de sua unidade.

O objetivo do plano de carreira é, portanto, motivar os profissionais no aperfeiçoamento de sua performance, de modo que não só a marca melhore, mas que o sucesso pessoal seja valorizado. Esse planejamento envolve um organograma hierárquico, que considera o patamar inicial do franqueamento e os estágios futuros que ele poderá atingir.

Em uma comparação com empregos formais, a franquia é como a empresa empregadora, enquanto o franqueado é o colaborador. O diferencial está justamente na possibilidade de expansão profissional em um ambiente empreendedor, diferentemente do mercado tradicional.

 

Por que é interessante optar por redes com esse plano?

Bem, se você leu com atenção o item anterior, pôde perceber que um plano de carreira em franquias é favorável ao empreendedorismo. Logo, se a sua vontade é ter um negócio para chamar de seu, mas contar com o apoio especializado para isso, definitivamente é bom apostar em uma franquia que prioriza a evolução dos franqueados.

Isto é, se o franqueador oferece possibilidades de expansão, isso significa que a empresa está aberta para estimular o desenvolvimento dos franqueados. Em contrapartida, a marca também cresce, pois amplia sua atuação e atrai pessoas motivadas para investir na ideia de negócio. Desse modo, o cenário de fechamento de unidades é afastado, uma garantia de que o ingresso na rede é ainda mais confiável para o futuro gerente de unidade.

 

Que diferenciais a franqueadora pode oferecer?

Empresas baseadas nessa política facilitam a abertura de novas unidades de franquias, seja na própria cidade de investimento, seja em uma localidade próxima. Esse benefício pode ser conquistado pelo franqueado a partir do comprometimento que demonstrar em sua rotina.

Para a construção dessa trajetória multifranquia, durante o percurso evolutivo da marca, existem ações que a empresa pode realizar, visando estimular a sucesso profissional.

Alguns exemplos de medidas são:

  • valorizar as conquistas do franqueado;
  • estimular o aperfeiçoamento de competências e conhecimentos;
  • possibilitar a participação na tomada de decisões;
  • entregar comissões especiais a cada ciclo;
  • oferecer bônus para metas comerciais e administrativas;
  • conceder títulos/honrarias relativos aos níveis alcançados.

Todo esse cuidado serve para estimular no franqueado uma visão positiva sobre a empresa e criar um ambiente de trabalho instigante, que justifique o empenho em cada passo tomado.

 

O que as franqueadoras ganham em retorno?

Contar com franqueados e funcionários motivados é o desejo de toda rede de franquias. O desempenho de vendas e serviços e a consequentemente lucratividade que retorna das operações é o que garante a sobrevivência do negócio. E isso é impossível sem um time bem alinhado.

Logo, além de oferecer um local bacana para o desenvolvimento do empreendedorismo, o plano de carreira é uma decisão estratégica das empresas para manterem franqueadores, evitando o fechamento de unidades e o rompimento de contratos.

Outro ponto positivo de trabalhar com um plano de expansão para os franqueados é o fomento de uma cultura empreendedora sólida. As marcas que vêm assumindo essa postura evidenciam um mindest atualizado, que conversa com as transformações da sociedade e do mercado. Assim, além de garantirem a sua sobrevivência, são mais reconhecidas e melhoram sua reputação empresarial.

Entendeu o que é plano de carreira em franquias e ficou motivado para expandir a sua atuação? Então, saiba como ser parceiro de redes do franchising lendo as dicas do post “Abriu uma franquia? Saiba como evitar conflitos entre franqueado e franqueador?”.

Compartilhe este conteúdo:
Mais posts

Preencha o formulário e fique por dentro do mercado de foodservice.

Novidades quentinhas na sua caixa de entrada.
plugins premium WordPress