Coca-Cola e Delivery Much: como estamos participando da transformação digital de uma das maiores marcas do mercado

No início desse ano a Delivery Much, juntamente à Coca-Cola Brasil, deram início a um projeto focado em inovação que vem sendo colocado em prática gradativamente. Nesse artigo você irá entender:

Como a Delivery Much funciona

A Delivery Much é um marketplace de delivery de comida online que conecta restaurantes e consumidores nos mais diversos cantos do Brasil. Há mais de seis anos no mercado, vimos o setor de delivery de comida online acontecer e participamos ativamente do seu crescimento, impactando áreas que não tinham tanto acesso à tecnologias de ponta: o interior do Brasil.

Desde que surgimos, nosso foco foi e segue sendo as cidades com menos de 500 mil habitantes. Neste processo, acabamos conhecendo uma infinidade de cidades, contemplando a maior diversidade de costumes, cultura e paladares que você possa imaginar. Não menos diversos se mostraram os comportamentos de compra.

Para encarar essa imensa gama de particularidades, nosso modelo de negócio não poderia ser outro senão um formato que permitisse que tenhamos a compreensão hiperlocalizada de cada região. Através do franchising conseguimos colocar em cada ponta dessa equação um relacionamento próximo e verdadeiro, criando conexões duradouras que hoje já ultrapassam as 160 unidades no país. No caminho dessa evolução, encontramos um gigante em transformação: a Coca-Cola Brasil.

Assim como toda a grande empresa, a Coca-Cola justificou sua solidez ao embarcar numa jornada de transformação, emergindo aos poucos – mas com velocidade – no mundo digital (lugar em que nascemos, demos nossos primeiros passos e agora tentamos correr cada vez mais rápido, cambaleando algumas vezes, naturalmente).

Em janeiro deste ano, sentamos com a Coca-Cola para discutir a possibilidade de colocarmos combustível na sua transformação digital. Acontece que, dados os anos de existência, a Coca-Cola já acumulou uma vida de experiências sobre o que fazer e o que não fazer para colocar o seu produto e marca no mercado e, de uns tempos para cá, vem traçando esse caminho no digital e nós fomos um dos escolhidos para ajudar no desafio.

“Queremos que qualquer produto do portfólio Coca-Cola esteja a um clique de distância do desejo das pessoas, tornando a experiência de compra mais simples, transparente e sem fricção. A parceria com a Delivery Much nos ajuda a garantir que temos os produtos certos, com as informações e preços certos em uma plataforma de fácil acesso que colabora para personalizarmos cada vez mais nossas ofertas com foco no usuário” afirma Laiz El-Assad, gerente de Digital Commerce da Coca-Cola.

 

Como passamos a fazer sentido para a Coca-cola

A parceria entre Coca-Cola e Delivery Much tem como objetivo principal fazer uma combinação de entregas que facilitem e melhorem a experiência do nosso usuário: felicidade e praticidade – dois substantivos que a Coca e a DM têm bastante propriedade. Buscando o entendimento do padrão de consumo no ramo gastronômico no interior, trabalhando em um nível de conexão local aprofundado, estamos construindo nossa base de conhecimento e experiências, entregando, inclusive, Coca-Cola Brasil afora, da maneira mais simples possível. Para atingir esse objetivo, compartilhamos essa experiência através do nosso time de B.I.

Além disso, identificamos que, dado o volume de pedidos, existe muita oportunidade por bebidas do portfólio Coca-Cola. Acompanhando pesquisas de mercado e reconhecendo naturalmente a popularidade de marca, esse dado nos levou a dois questionamentos: a) por que apenas uma parte dos pedidos? e b) facilitar a conexão do usuário com a Coca aumentaria esse número?

Desde então, construímos uma série de intervenções, desde B.I, passando por marketing, customer success  e engenharia, para facilitar aos nossos clientes a adição de Coca-Cola no seus pedidos.

 

Por que a Delivery Much entrou nessa?

Ao mesmo passo que identificamos que os pedidos de bebidas do portfólio Coca-Cola representam apenas uma fatia em relação às demais bebidas, percebemos que esta parte corresponde às cidades que mais crescem, levantando a seguinte hipótese:

+Coca-Colas nos carrinhos = + experiências positivas = + GMV

Todo mundo ganha.

Acreditamos que estas (cidades que mais crescem) oferecem de alguma forma a melhor experiência de compra para o usuário, aumentando a recorrência de compra, a taxa de retenção e, consequentemente, o valor comercializado (GMV) – todos os dados casam com o fator Coca-Cola no carrinho. Além disso, nas palavras do nosso CEO, Pedro Judacheski:

“Ter a Coca-Cola à bordo nesse projeto, despertar o interesse de uma marca dessa expressividade, nos sinaliza que, de alguma forma, estamos no caminho certo.”

Combinados, esses fatores impactam toda a nossa rede em diferentes níveis, dando respaldo para a prospecção de parceiros (restaurantes) e facilitando a nossa penetração junto aos consumidores nesses mercados interioranos. Tudo fica mais fácil com a Coca “assinando embaixo”.

 

Como estamos participando da transformação digital da Coca-Cola

Dia do Consumidor e o push personalizado

No Dia do Consumidor deste ano fizemos a nossa primeira aparição conjunta, entregando não só praticidade mas também felicidade, no melhor estilo Coca-Cola, com o melhor da tecnologia Delivery Much. Ao finalizar o seu pedido, o cliente recebia uma push notification personalizada, ao som do riff musical mais famoso da propaganda, que assina as campanhas da Coca-Cola. Veja o vídeo e sinta como impactamos juntos a experiência de compra de milhares de consumidores:

 

 

Shippo D+ Delivery Much

Dessa vez, lançamos a nossa primeira campanha publicitária conjunta, de impacto nacional e aplicabilidade local, receita que nos trouxe até aqui. Com o apoio de outra gigante, a Ogilvy Brasil, convidamos os consumidores a shipparem uma combinação de sucesso: o seu lache preferido e Coca-Cola. Atuamos através dos nossos consultores com a nossa rede para construirmos combos promocionais envolvendo Coca-Cola, tendo como objetivo o aumento de produtos do portfólio da marca nos carrinhos de compra da DM. Dividimos a campanha em dois pilares, conceitual e comercial. Do ponto de vista conceitual, construímos o fio condutor que dá sustentação e contexto a toda a mensagem, enquanto o franqueado construiu a campanha comercial com os combos que mais fazem sentido para os seus consumidores, naquela localização.

Isso nos deu a possibilidade de desenvolvermos uma campanha extremamente criativa, que cabe em toda e qualquer cidade da nossa rede, mas que impacta os consumidores com ofertas locais, como “o pastel do seu Zé” e a “pizza da tia Rose”. Dá uma olhada no resultado:

 

 

Conclusão

A internet e a tecnologia estão mudando a maneira como fazemos as coisas, como consumimos informação, serviços e produtos. Essa mudança mexeu na estrutura de empresas de todos os tamanhos e, talvez aquelas que ainda não tenham sentido a necessidade de transformar, logo percebam que mudar é indispensável. Nós, da Delivery Much, pelo nosso modelo de startup, estamos em constante mutação, o mais rápido que podemos. A Coca-Cola entendeu que transformar é preciso e já entrou nessa corrida a passos largos. Aos poucos vamos juntos testando canais, estratégias, hipóteses e tudo o que for pertinente à nossa missão de fomentar o empreendedorismo e entregar praticidade. Estamos colhendo excelentes frutos e aprendendo a cada dia um pouco mais sobre o nosso mercado e os nossos consumidores.