abf-associacao-brasileira-de-franchising

Conheça a Associação Brasileira de Franchising e seu papel no mercado de franquias

Você já ouviu falar da Associação Brasileira de Franchising, a ABF? Presente há pouco mais de três décadas no país, ela congrega franqueadores, franqueados e colaboradores com o objetivo de fomentar a cultura de franquias no país.

Tornando-se sócios da ABF, os empreendedores, prestadores de serviços e representantes de instituições do ramo garantem o suporte de uma entidade com presença nacional e internacional e ainda podem participar de diversas iniciativas que integram pessoas e empresas interessadas no desenvolvimento do setor de franchising.

Quer conhecer mais detalhes sobre essa importante associação e entender quais são os benefícios da ABF? Então, siga na leitura deste post!

 

O que é a Associação Brasileira de Franchising?

A ABF é uma instituição sem fins lucrativos que foi criada no Brasil, em julho de 1987, servindo como uma agregadora de quem se dedica a franquias no Brasil.

Com sede em São Paulo, uma seccional no Rio de Janeiro e unidades regionais no interior paulista e nos estados de Minais Gerais e Rio Grande do Sul, é a principal representante dos interesses do franchising brasileiro entre a sociedade civil e o poder público.

A missão da ABF é promover o desenvolvimento técnico e institucional do sistema de franquias e também divulgar e defender as ações desenvolvidas nesse campo de negócios. Inclusive, a associação esteve engajada na busca pelo reconhecimento legal do franchising, fato que ocorreu há mais de duas décadas, quando foi sancionada a Lei de Franquias (nº 8.955/1994).

Periodicamente, a ABF faz contato com a imprensa para publicizar atualizações do sistema de Franchising como a recente divulgação do desempenho das franquias no segundo trimestre de 2018 , boletins informativos e também atividades realizadas pela entidade.

 

Quais são os objetivos da AFB?

A premissa da associação é fortalecer o franchising a partir de diversas frentes de atuação. Para isso, trabalha com uma lista de objetivos. Entenda quais são eles:

  • defender o franchising perante autoridades, órgãos públicos, entidades e associações de classe;
  • incentivar a melhoria da atuação dos associados, através da troca e divulgação de informações e experiências, da elaboração de pesquisas e da promoção de eventos;
  • padronizar a prática de franchising no Brasil;
  • manter o intercâmbio com entidades congêneres do exterior.

Com base nessas orientações, o cronograma anual de trabalho da ABF envolve, além das suas reuniões periódicas, abertas aos associados, também eventos e cursos variados, visando estimular o ingresso de mais pessoas no setor de franquias.

 

Que benefícios a ABF oferece?

A associação confere uma série de vantagens tanto para associados quanto para para pessoas não ligadas à ABF, mas que têm interesse sobre os rumos do Franchising.

Para os associados, fazer parte da entidade oferece a possibilidade de participação das decisões do setor, pois a ABF oferece ampla participação a seus associados em seus encontros. Além disso, são diversas as possibilidade de interação com empresários e negócios. Um bom exemplo disso é a ABF Franchising EXPO, evento anual de networking, exposição, inovação e intercâmbio de conhecimentos do mercado de franquias.

Além disso, o Portal do Franchising, um dos sites institucionais da ABF, traz diversas notícias e leituras importantes, além de um guia completo das franquias associadas. Participando dessa lista, as franqueadoras aumentam a sua visibilidade. E integrando a entidade, as marcas também podem se candidatar o Selo de Excelência em Franchising, promovido todos os anos pela associação.

Para o público em geral, a associação funciona como uma referência em publicações, pesquisas e divulgação sobre o franchising no Brasil. Além disso, a ABF presta serviços de consultoria, tem biblioteca aberta ao público em sua sede e constantemente estabelece parcerias público-privadas para estimular as redes de franquias.

E aí, gostou de conhecer mais detalhes sobre a Associação Brasileira de Franchising? A Delivery Much é uma das associadas e é a primeira e única franquia de delivery online associada à ABF. Apostamos nessa parceria para empreender com base nas inovações do mercado no Brasil.

Para conhecer mais sobre a ABF, acesse o site institucional. E se quiser compartilhar dúvidas ou experiências relacionadas ao tema deste post, deixe seu comentário por aqui!