Benefícios de multifranquia: saiba por que optar por mais de uma unidade de franquia 1

Benefícios de multifranquia: saiba por que optar por mais de uma unidade de franquia

Optar por multifranquia pode ser uma ótima opção para quem quer investir mais com maior segurança. Entenda nesse conteúdo quais são os benefícios do modelo

Investir em mais de uma franquia ao mesmo tempo é uma alternativa de negócios que vem representando uma fatia importante do franchising brasileiro — atualmente, 31% das unidades de franquia são gerenciadas por multifranqueados.

Reconhecendo essa evolução no Brasil, agora em 2018, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) reuniu o seu 1º grupo oficial para participar do Multi-Unit Franchising Conference, o evento mais importante do mundo quando o assunto são multifranquias.

Mas quais são realmente os benefícios de multifranquia? Você já havia pensando nessa possibilidade?

Entenda no artigo como esse formato de expansão pode ser interessante para a sua jornada empreendedora!

Estimulo ao empreendedorismo
Redução de riscos
Suporte diferenciado
Melhor relacionamento com o mercado
Equilíbrio das contas

Estímulo ao empreendedorismo

 

De modo geral, os franqueados que ingressam na lógica de multifranquia já têm experiência e, portanto, são mais bem preparados para gerir diferentes unidades. Quem escolhe esse caminho entende o potencial que a diversificação oferece e se planeja para uma expandir os negócios.

A necessidade de dar atenção para operações diversas e simultâneas exige constante atualização do franqueado e também o desenvolvimento cada vez mais intenso de suas características empreendedoras.

Essa evolução, que tende a se dar naturalmente com a evolução do empreendedor, é um estímulo ao empreendedorismo. Isto é, percebendo o próprio crescimento, o empresário se sente mais motivado para seguir no mercado.
 
e-book guia de franquias
 

Redução de riscos

 

Abrir negócios é uma missão sempre cheia de incertezas, e problemas certamente aparecerão ao longo do caminho. Porém, para quem já é franqueado, o gerenciamento de mais franquias de um mesmo tipo de negócio — mesmo que de marcas diferentes — pode diminuir os riscos, como perda dos lucros e até mesmo quebra da unidade.

Quando trabalha com um portfólio diversificado, o empreendedor consegue driblar épocas de crise ou de recessão de algum setor, pois não depende diretamente da sazonalidade do mercado nem de algum fenômeno de vendas (quem não lembra da febre das paletas mexicanas há apenas alguns anos?).

E se o empreendedor decidir crescer dentro de uma só franqueadora, uma possibilidade interessante é a de fazer o negócio chegar a diferentes locais. Por exemplo, se uma franquia de idiomas cresce na região central de uma cidade, será que não seria interessante levá-la também para um bairro universitário?

A estratégia de expansão territorial favorece a visibilidade da marca, algo indispensável para evitar a perda de possíveis clientes para a concorrência.

Suporte diferenciado

 

O primeiro contato de um novo franqueado com uma franqueadora, em linhas gerais, é mais focado no aspecto operacional. Isso acontece porque existe a necessidade primária de instalar a unidade e dar sequência a um plano básico para o começo das atividades. Logo, o suporte existe, mas tem caráter mais amplo e menos específico.

Por outro lado, os multrifranqueados têm à disposição um suporte diferenciado. Isso é uma realidade principalmente para aqueles empresários que investem em mais de uma loja de uma mesma rede. Sabe por quê?

As empresas projetam sobre esses empreendedores uma visão estratégica, já que são
pessoas que realmente acreditam no negócio, criando oportunidades de ampliação da marca. Logo, as franqueadoras enxergam os multifranqueados como parceiros, uma motivação a mais para quem deseja trilhar um caminho de sucesso no franchising.

Melhor relacionamento com o mercado

 

Imagine uma pessoa bem-sucedida na gestão de franquias. Imaginou? Então, agora, pense que, até chegar a esse ponto, ela desenvolveu uma série de habilidades de negociação e, assim, começou a criar uma reputação no mercado.

Esse pacote de atribuições é um muito positivo e bastante comum entre aqueles que optam pelo investimento em mais de uma franquia. Pessoas com esse know-how conseguem lidar com mais sabedoria no momento de fechar negócios com outros estabelecimentos, como centros comerciais, shoppings e imobiliárias, e também com fornecedores e investidores.

Além de serem mais habilidosos nas tratativas, os mutifranqueados tendem a já ser reconhecidos no mercado, e isso tende a melhorar o desenvolvimento de suas lojas. A cada novo contato, mais as relações se solidificam, ampliando positivamente o networking.

Equilíbrio das contas

 

Os multifranqueados conseguem alcançar estabilidade financeira pessoal e do negócio com mais facilidade. Afinal, a rentabilidade no franchising é percebida, essencialmente, pelo trabalho em rede. Logo, quando um empreendedor gerencia mais de uma unidade, as possibilidades de retorno são bem maiores.

Isso é ainda mais notável quando acontece, por exemplo, a queda de vendas de uma determinada loja. Num cenário em que o empreendedor toca apenas uma unidade, a situação pode ser bem desesperadora. No entanto, quando o trabalho é diluído entre mais fontes, o empresário consegue fazer compensações e, assim, reorganizar as contas para manter o equilíbrio financeiro.

Como você viu neste post, os benefícios de microfranquias são variados e também muito atrativos para quem realmente deseja crescer dentro do franchising. Essa forma de empreender é um passo seguinte na carreira de um franqueado, sinalizando o seu profissionalismo.

Quer entender mais sobre como funciona essa forma de empreendedorismo? Então, leia já o post “Multifranquia: como crescer sem sair do franchising!
 
Acesse também nosso e-book:
 
e-book guia de franquias