Pix ou cartão: qual o meio de pagamento mais usado no país?

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Vem descobrir os hábitos de consumo e o meio de pagamento mais usado pelos brasileiros, com os dados de pesquisa mais atualizados!

Conhecer o meio de pagamento mais usado é uma forma de planejamento financeiro e os empreendedores estão sempre de olho nos hábitos de consumo. Afinal, tudo entra para a contabilidade: a taxa da maquininha, a mensalidade do pagamento online para e-commerce e por aí vai. 

Por isso, reunimos aqui os dados mais atualizados do mercado sobre os meios de pagamento mais usados. As pesquisas foram realizadas pela OpinionBox e McKinsey & Company, em 2023.

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Qual é o meio de pagamento mais usado pelos brasileiros? 

A OpinionBox fez um levantamento dos meios de pagamento mais usados em 2023. No ranking estão:

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Com movimentações cada vez mais digitais, não surpreende ninguém o fato do dinheiro não estar no topo. Afinal, todos já observam nas ruas o sumiço de notas e moedas e, até mesmo, a dificuldade em conseguir troco.  

Um fato interessante é que em 2022, a forma de pagamento preferida era o cartão de crédito. Em apenas um ano, caiu de 70% para 59% na preferência dos entrevistados.

A revolução do Pix

 

O Pix foi uma inovação proposta pelo Banco Central (BC) em 2020 e desde o primeiro dia teve alta adesão. Indo para o 4º ano de funcionamento, a solução já ganhou várias melhorias, como: agendamento, parcelamento e Pix no crédito.

Como meio de pagamento mais usado entre os entrevistados da OpinionBox, 80% afirmam ter experiência com Pix por QR Code e 79% usam a função para transferir dinheiro

 

Substituições feitas pelo Pix

Não é nenhuma novidade que o Pix está substituindo meios de pagamento consolidados e quem confirma é a pesquisa realizada pela McKinsey & Company.

Além de ultrapassar os cartões de débito, crédito e dinheiro, o Pix já rouba espaço nos seguintes cenários

  • Transferências DOC e TED para 18% dos entrevistados;
  • Boletos para 15%;
  • Cheques para 14%.

 

E se você pensa que foi só esse meio de pagamento que cresceu, está enganado. No próximo tópico vamos falar sobre o boom das contas digitais e o reflexo no mercado

O avanço dos bancos digitais


Assim como o Pix, os
bancos digitais e as fintechs estão transformando a rotina financeira dos brasileiros. A principal estratégia é oferecer mais benefícios, menos taxas e burocracia.

Sem perder a segurança do banco tradicional e aumentando o acesso da população ao crédito, os bancos digitais romperam barreiras históricas na digitalização dos pagamentos. 

Hoje, qualquer pessoa portadora de um CPF pode abrir uma conta digital, inclusive menores de idade com o consentimento dos pais. Tudo isso porque o e-commerce não é mais uma possibilidade e sim um direito que todos têm de consumir. Dessa forma, é justo que todos tenham acesso a formas de pagamento compatíveis. 

Leia também: Delivery Much e Stone: a história por trás do investimento


Digitalização das contas

Com a facilidade de acesso ao Pix e ao cartão de crédito, conseguimos entender porque esses são os meios de pagamentos mais usados pelos brasileiros. 

Segundo o levantamento feito pela McKinsey & Company em 2022, 88% afirmava que a principal conta pertencia a um banco tradicional e apenas 12% a uma instituição digital

Hoje, o cenário já é bem diferente. De acordo com os dados da OpinionBox, 58% dos entrevistados possuem um cartão de crédito vinculado a bancos tradicionais e 51% a bancos digitais.

Qual é o meio de pagamento mais usado em apps de delivery?

Saindo de um plano mais geral, agora vamos focar no comportamento do nosso público que é o usuário de app de delivery

Segundo a OpinionBox, quando alguém abre o aplicativo para fazer um pedido de comida, os meios de pagamento mais usados são:

  • Cartão de crédito cadastrado no app com 33%;
  • Pagamento na entrega, com cartão de crédito, 21%; e
  • Pix com 18%.

E quando o cartão de crédito é o meio de pagamento, como ele é usado?

O uso cartão de crédito no Brasil traz dados bem interessantes sobre o consumo no Brasil e, segundo os dados da pesquisa, destacamos:

  • 67% usam a função de aproximação;
  • 46% tem o hábito de parcelar as compras;
  • Enquanto 38% parcelam apenas valores altos

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