Conheça as empresas de food service mais bem-sucedidas

empresas de food service

Já parou para pensar em como seria a sua vida sem as empresas de food service?

As refeições estariam restritas à sua casa e, para não correr o risco de bater aquela fome durante o dia, seria melhor aumentar a bolsa térmica para carregar todos os seus lanches. 

Em resumo, a indústria de food service engloba todas as atividades relativas à produção, distribuição e venda de alimentos e bebidas fora do ambiente doméstico.

Pensando nesse cenário, é fácil entender a importância do setor para o nosso dia a dia. Do lanchinho no meio da tarde ao delivery na janta, você precisa de uma empresa de food service para te atender.

Quer conhecer melhor esse mercado e ficar por dentro das empresas mais bem-sucedidas da área? Continue a leitura com a gente!

Navegue pelos menus

Qual é a principal característica do mercado de food service?

Como mencionamos, o setor de food service atende as mais diversas necessidades de alimentação fora de casa. Por estar presente em diferentes espaços, oferece muitas oportunidades para atuar em negócios no ramo de alimentação

 

20 exemplos de empresas de food service:

  1. Restaurantes;
  2. Bares;
  3. Cafeterias;
  4. Lanchonetes em escolas e universidades;
  5. Padarias dentro de condomínios comerciais;
  6. Delivery de comida;
  7. Serviço de buffet em eventos;
  8. Fornecimento de embalagens alimentícias;
  9. Food trucks;
  10. Preparo de refeições para hospitais e creches;
  11. Venda de marmitas;
  12. Alimentação em avião, ônibus e navio;
  13. Serviço de quarto em hotéis;
  14. Delivery de frutas para escritórios;
  15. Loja de conveniência em cinemas e postos de gasolina;
  16. Distribuidora de bebidas;
  17. Aplicativos de pedidos online;
  18. Franquias no setor de alimentação;
  19. Consultoria em segurança alimentar;
  20. Influenciadores digitais especializados em gastronomia. 

 

Não faltam oportunidades para abrir um negócio nesse setor, mas isso não significa que qualquer pessoa possui o perfil ideal. 

As empresas de food service lidam direta ou indiretamente com a alimentação das pessoas. Esse fato demanda muita responsabilidade, como a qualidade dos ingredientes, do preparo, da entrega e da gestão dos alimentos. 

Para saber mais, acesse: Food service: conheça o mercado e as principais tendências.



6 fatores que expandiram as empresas de food service

Pandemia

É inegável que a pandemia de coronavírus trouxe transformações a longo prazo, e o setor de food service foi um dos que mais soube se adaptar

As mudanças como serviço de delivery, take away e aplicativos de comida criaram uma nova cultura que veio para ficar, ligando a tecnologia com a alimentação.

Da mesma forma, muitas pessoas sentiram as necessidade de uma nova fonte de renda ou encontraram no mercado de alimentício uma oportunidade para empreender.  

Não é à toa que é o food service cresceu 75% em 2022 e é o mercado que mais cresce no ramo, segundo o Instituto Foodservice Brasil (IFB).

Digitalização da rotina

No caso da tecnologia, a pandemia apenas acelerou o processo de digitalização que já estava acontecendo. 

No setor de food service, o surgimento ou a atualização de softwares como os gerenciadores de pedidos e de estoque, o pagamento online e os apps de delivery facilitaram a vida de consumidores, lojistas e fornecedores. 

Com mais conforto, o mercado fica mais atrativo para o investimento e melhora a experiência de consumo. 

Novos modelos de negócio

A inovação é o lema da atual economia. E não basta criar novas soluções ou produtos, mas saber atualizar as opções que já temos disponíveis

Quer um exemplo? No mundo contemporâneo, sempre existiu o serviço de food service. Afinal, as pessoas começaram a passar longas horas fora de casa e, consequentemente, precisam de opções de alimentação

No entanto, as food techs dão uma nova roupagem ao setor, seja inovando na entrega de comida ou oferecendo alimentos de qualidade com uso da tecnologia.  

 

Busca por conforto

Está cada vez mais difícil abrir mão do conforto depois de um dia corrido. Quando chegamos em casa, queremos descansar, ficar com a família e curtir o nosso lazer.  

Por que trocar tudo isso por filas de supermercado e horas na cozinha? A oferta de refeições é cada vez maior e nas mais variadas faixas de preços. 

É pensando nesse cenário que as empresas de food service estão conquistando um mercado muito rentável.

 

Experiências gastronômicas

Comer fora ou pedir um delivery é uma forma de se reunir com amigos, conhecer restaurantes ou simplesmente relaxar sem se preocupar com a preparação da comida e com a limpeza da louça.

Para quem não manda bem na cozinha, é uma forma de se alimentar melhor, com refeições mais saudável e completas. Tudo isso aliado ao prazer de comer algo gostoso e, muitas vezes, gastando pouco.

Variedade de atuação no mercado

Como mencionamos acima, não faltam opções para atuar no setor de food service. Você pode optar entre restaurantes, bares, delivery e até cursos de harmonização e degustação de comidas e bebidas. 

Basta ter um perfil empreendedor e começar a investir no segmento! 

Top 5 empresas de food service no mundo

McDonald’s

O fast-food mais famoso do mundo tem mais de 38.000 lojas em todo o planeta. Fundada em 1955, a McDonald’s é um exemplo de franquia de food service bem-sucedida.

Subway

Fundada em 1965, a Subway é conhecida pelos seus sanduíches mundo afora. Com mais de 44.000 lojas, é conhecida pela variedade de pães, recheios e por permitir que os clientes montem os seus pedidos.

Pizza Hut

Fundada em 1958, a Pizza Hut é uma das maiores cadeias de pizzaria. São com 18.000 unidades reconhecidas pela variedade de sabores e pelas ofertas imperdíveis

Domino’s Pizza

Falando em pizza, a Domino’s é uma franquia conhecida pela velocidade de entrega e pela tecnologia usada em pedidos online. A empresa foi fundada em 1960 e possui 17.000 lojas em todo o mundo. 

KFC

Fundada em 1930, a Kentucky Fried Chicken (KFC) moldou o gostou pelo frango frito! Com mais de 22.000 lojas, a empresa ganha fãs pelo mundo todo devido ao sabor único e pelos molhos de acompanhamento.

Top 5 empresas nacionais de food service

Cacau Show 

Fundada em 1988, a Cacau Show conquistou o coração dos brasileiros pela variedade de chocolates finos, trufas, bombons, barras de chocolate e cestas para presente. A franquia possui mais de 2.800 lojas pelo país e exporta os produtos para o exterior. 

Madero 

A rede de restaurantes Madero foi fundada em 2005 e é conhecida pelos hambúrgueres de qualidade artesanal. Atualmente a Madero possui 270 unidades no Brasil, além de lojas nos Estados Unidos, Argentina, Panamá e Portugal

Bob’s

O Bob’s é a cara do fast-food brasileiro e foi fundado em 1952! Com mais de 1.000 lojas em todo o país, a empresa oferece sanduíches, porções de fritas e milk-shakes.

Giraffas

O Giraffas é a rede de fast-food que inovou oferecendo um cardápio variado, incluindo sanduíches, saladas e pratos quentes. Fundada em 1981, a franquia possui mais de 400 unidades em todo o país.

Spoleto

O Spoleto é uma rede de restaurantes brasileiros especializados em culinária italiana, fundado em 1992. São mais de 400 lojas frequentadas pelos amantes de massas frescas e molhos variados.

Agora que você conhece o macrocenário de food service… 

O que acha de abrir uma empresa que seja referência na sua região?

Razões para abrir uma empresa de food service no interior:

O mercado de food service é promissor nas cidades do interior e nós vamos te contar o motivo!

Como você deve perceber, a regra é empreender em grandes centros. Por isso, as cidades pequenas recebem pouco investimento, mesmo possuindo um mercado inexplorado e com baixa concorrência.   

Além disso, o interior possui uma característica única que é a relação próxima com clientes e parceiros.

Usando do senso de comunidade, fica muito mais fácil fidelizar clientes e se beneficiar do marketing boca a boca.

Conseguimos te convencer dos benefícios?

Conheça um excelente modelo de negócio, com alta rentabilidade e baixo investimento inicial.

Delivery Much: um exemplo de empresa de food service

A Delivery Much é o maior aplicativo de delivery do interior do Brasil. Com a missão de democratizar o delivery online, leva tecnologia e digitalização para o interior do país. 

A empresa trabalha com 3 frentes de atuação: foco no consumidor final, no lojista e no franqueado.

Para o empreendedor, a Delivery Much é uma oportunidade de negócio. Para o restaurante, uma nova fonte de renda. Para o usuário, é uma praça de alimentação online, onde encontra os melhores restaurantes da cidade e acompanha o status do pedido em tempo real. 

 

Conheça essa história de sucesso

 

Gustavo Moraes é franqueado Delivery Much e atua há 12 anos no mercado digital de São Roque (SP).  Em 2018, assumiu a franquia e, mesmo a cidade já tendo uma cultura digital, a chegada do app de delivery ajudou a consolidar uma nova fase no município.

Pedro Judacheski, CEO da Delivery Much, conta que a empresa de food service nasceu em Santa Maria (RS), uma cidade com o hábito de pedidos de lanches muito enraizado na cultura.

No entanto, a cidade sofria com problemas básicos, como encontrar o cardápio, o valor do pedido e combinar adicionais. “Tudo isso era muito complicado de se fazer pelo telefone”, relata o CEO.

“Com o tempo percebemos que esse é um problema comum em todos os locais, mas potencializado no interior, pelo difícil acesso à tecnologia. Percebemos então uma oportunidade de negócio e também de um propósito: levar tecnologia ao interior”, completa Pedro Judacheski.

Conheça mais sobre a Delivery Much e a revolução do app de entrega em cidades pequenas!

Ficou interessado no mercado de food service?

Compartilhe este conteúdo:
Mais posts

Preencha o formulário e fique por dentro do mercado de foodservice.

Novidades quentinhas na sua caixa de entrada.
plugins premium WordPress