tecnologia-e-alimentacao

Tecnologia e alimentação: como aproveitar essa combinação no empreendedorismo

Em uma sociedade cada vez mais guiada pelas inovações tecnológicas, as empresas do mercado de alimentação precisam acompanhar essas tendências para garantir sua sustentabilidade. É um grande desafio de gestão e um passo estratégico necessário para alinhar produtos e serviços tradicionais aos novos formatos de produção e consumo.

Inclusive, é possível antecipar que, daqui para frente, a relação entre tecnologia e alimentação não será mais novidade, mas um pré-requisito de qualquer projeto no ramo. Então, acompanhar as recentes transformações é fundamental para a adaptação e a criação de negócios.

A seguir, entenda sobre algumas frentes em que esse encontro de áreas está se destacando!

 

Rotinas de produção

A elevação dos níveis de qualidade da elaboração e da conservação dos produtos alimentícios está diretamente relacionada à inovação. Atualmente, a indústria alimentar têm à disposição sistemas e maquinários que possibilitam rotinas baseadas em mais segurança, sustentabilidade e eficiência. Produção, conservação, embalagem, armazenamento todas essas subdivisões vêm sendo transformadas pela tecnologia.  

Já nos estabelecimentos de comércio de refeições, como padarias, restaurantes e bares, a tecnologia têm permitido entregas mais padronizadas e rápidas. Afinal, os equipamentos industriais são aperfeiçoados constantemente: suas novas funcionalidades favorecem a otimização das cozinhas e, consequentemente, melhoram a qualidade dos preparos.

 

Criação de conteúdo

A popularização da internet favoreceu o surgimento de canais, páginas e perfis em redes sociais para a divulgação das mais diversas informações. Mais especificamente no ramo de alimentação, você já deve ter percebido a infinidade de pessoas que falam sobre receitas, modos de preparo e dicas de utensílios com a ajuda das redes, não é mesmo?

São diversos os apaixonados e experts que aproveitam o potencial da web para compartilhar conhecimento e influenciar comportamentos. E os negócios podem aproveitar essa combinação entre tecnologia e alimentação para melhorar a publicidade e reposicionar sua imagem.

Produzir materiais de qualidade para web é uma etapa além do marketing tradicional. Um espaço online bem planejado, com riqueza de conteúdo, é o caminho para construir reputação digital e estimular que mais pessoas conheçam o seu empreendimento.

Por exemplo, um restaurante por quilo pode criar um blog focado em culinária caseira, disponibilizando receitas práticas e testadas e contando histórias de cozinha. Esse pano de fundo é uma ótima estratégia para atrair pessoas e mostrar autoridade quando o assunto é comer fora de casa, mas com gostinho do lar.

Atitudes como essa ajudam a ampliar a relevância das empresas entre os potenciais consumidores, o que estimula o engajamento com a marca e também a fidelização.

 

Atendimento ao cliente

A tecnologia está vem agilizando a rotina de pedidos em bares e restaurantes e, assim, transforma a relação entre os estabelecimentos e seus visitantes.

Para todas as operações passando por chegada das pessoas, reserva da mesa, escolha dos pratos, lançamento das comandas, confirmação da entrega, fechamento da conta, pagamento e pesquisa de satisfação , existem soluções específicas em forma de aplicativos e softwares.

Os antigos livros de reservas e bloquinhos, por exemplo, estão sendo gradativamente trocados por smartphones e tablets. Usando esses aparelhos para operar softwares de gestão, além de organizarem melhor as comandas, os empreendimentos conseguem monitorar as entradas e saídas, a movimentação do espaço e, ainda, acompanhar índices de rendimento com agilidade.

Outro exemplo, dentre as inúmeras possibilidades para atendimento, é a mudança na hora da conta. Em vez de lidar com um salão conturbado, cheio de filas para pagamentos, é possível melhorar a circulação do ambiente levando as máquinas de cartão diretamente à mesa, algo que não se imaginava antes da tecnologia wi-fi. Essa transformação tem apenas alguns anos, mas já se tornou indispensável para os negócios.

 

Plataformas de delivery online

Quando os estabelecimentos de alimentação começaram a aderir à tendência das entregas em casa, já estava acontecendo uma enorme revolução. Afinal, quem não queria receber um prato de restaurante no conforto de casa? Para isso, bastava fazer uma ligação com o telefone fixo!

Esse cenário pode até parecer distante, mas não é! O que acontece é que, rapidamente, estamos nos habituando com a praticidade dos sistemas de atendimento online, que ganharam força nesta última década. Atualmente, pedir refeições via web é uma tendência em franco crescimento, sinalizando que tecnologia e alimentação não deverão se separar.

A amplitude de acesso às redes, a melhoria das conexões, a popularização dos dispositivos de comunicação, o hábito de consumir informação em redes sociais e aplicativos e os diversos outros padrões provocados pela tecnologia reforçam a naturalidade com que os sistemas de delivery estão entrando nas rotinas de muita gente. Considerando o contexto, contar com um serviço desse tipo significa ampliar a visibilidade do seu empreendimento.

A combinação entre tecnologia e alimentação está transformando as relações de produção, entrega e consumo de comida. Acompanhar esse fluxo é fundamental para empreender com sucesso no setor!

Agora, que tal saber como a Delivery Much pode ajudar você no processo de adaptação digital do seu empreendimento? Conheça a franquia e entenda como a tecnologia é indispensável para entregas eficazes!