Conheça os 4 pilares da gestão da inovação nas empresas

Quem deseja abrir um negócio nos dias de hoje precisa ser inovador. Essa é uma das maiores características de sucesso, e para colocá-la em prática, o ideal é apostar na gestão da inovação na empresa.

Mas, você sabe o que é isso? Conhece seus pilares de funcionamento? Quer aprender a fazer a gestão de inovação em seu negócio e se destacar em meio aos concorrentes? Então este post foi feito para você! Continue com a leitura e aprenda um pouco mais sobre o tema!

O que é gestão da inovação?

Inovar é o ato de criar coisas novas e modificar o mundo ao seu redor. Dentro do universo empresarial, por meio de algo que já existe, o empreendedor cria algo novo (um processo, um modelo de atendimento, um produto ou um modelo de negócio, por exemplo), tornando-se referência e conquistando grandes oportunidades de crescimento.

A gestão da inovação é o processo estruturado para se alcançar esse objetivo. Por meio de etapas definidas, o negócio consegue trabalhar melhor suas ideias criativas e torná-las em algo concreto:

  • etapa 1: entradas das ideias;
  • etapa 2: processamento das ideias;
  • etapa 3: saídas e geração de resultados.

Quais os 4 pilares para a gestão da inovação na empresa?

Ser inovador é liderar o mercado e colocar sua empresa em lugar de destaque, conquistando uma clientela fiel. Para isso, o empreendedor deve conhecer os pilares que não poderão faltar durante esse processo. Acompanhe!

1. Liderança

Ter um líder responsável por todo o processo de inovação é essencial. Essa pessoa pode ser o próprio gestor ou algum funcionário, mas é preciso deixar claro de quem é essa responsabilidade, visto que os líderes comandarão o dia a dia na empresa.

2. Competência

Você consegue definir quais os pontos fortes da sua empresa? E aquilo que ela faz de melhor? Esse é outro importante pilar para a gestão da inovação. Conhecer as competências do negócio é a maneira mais rápida e eficiente de se definir a área em que se deve inovar.

3. Estratégia

Qualquer processo empresarial necessita de uma estratégia para ser colocada em prática. Portanto, você deve escolher quais os métodos, indicadores de desempenho e passos que seguirá para alcançar uma empresa inovadora.

4. Pessoas

As pessoas são elementos essenciais para o processo de inovação. Um negócio só alcança o sucesso quando têm colaboradores motivados para isso. Portanto, é vital que o líder conheça a sua equipe e trabalhe para que ela seja inovadora.

Como fazer a gestão de inovação em seu negócio?

Agora que você já compreendeu o conceito e os pilares para implementar a gestão da inovação, separamos algumas dicas infalíveis para o seu dia a dia. Lembre-se de que um empreendedor de sucesso tem a inovação como foco e que seus esforços são direcionados a fazer com que todos na empresa adotem essa cultura. Prossiga com a leitura e acompanhe as dicas:

Crie um ambiente favorável

O ambiente empresarial deve ser favorável à inovação. Mas, o que isso quer dizer? Em poucas palavras, o gestor deve deixar claro que as ideias são bem vindas em seu negócio e que o colaborador pode sugerir mudanças sem medo de ser repreendido.

Sensibilize e estimule os colaboradores

Além de estabelecer um ambiente favorável, é interessante adotar métodos que sensibilizem e motivem o grupo a participar do processo de inovação. Para isso, é possível criar sistemas de recompensas e monitorar o desempenho dos funcionários.

Consiga boas parcerias

Por último, é essencial firmar boas parcerias. Um empreendedor inteligente sabe que uma empresa não opera sozinha, e que os fornecedores e parceiros devem trabalhar lado a lado para se alcançar grandes resultados. Desse modo, procure por parceiros que tenham a inovação como base de funcionamento e aprenda a compartilhar ideias.

Conforme visto, a gestão da inovação na empresa é uma estratégia muito importante para as organizações contemporâneas, e é a melhor maneira de se manter competitivo em um mercado cada vez mais complexo e com consumidores tão exigentes e seletivos. Por isso, não perca mais tempo e comece a colocar em prática o que aprendeu!


Compartilhe este conteúdo:
Mais posts

Preencha o formulário e fique por dentro do mercado de foodservice.

Novidades quentinhas na sua caixa de entrada.
plugins premium WordPress