Qual é o seu perfil de empreendedor? Aprenda a identificar

A quantidade de pessoas interessadas em abrir um negócio próprio é enorme. Porém, muitas ainda têm dúvidas quanto às características mais adequadas para um perfil de empreendedor.

Os estudiosos do tema procuram analisar casos de sucesso e situações específicas enfrentadas por empresários para determinar o conjunto de características que formam a personalidade ideal.

Neste artigo, vamos abordar alguns dos atributos que, geralmente, estão presentes nos empreendedores bem-sucedidos. Além disso, apresentaremos os principais tipos de empreendedor estabelecidos em uma pesquisa realizada com milhares de empresários brasileiros. Confira!

As características gerais do empreendedor

O empreendedor é a soma de determinadas habilidades técnicas e comportamentais. Elas fazem com que o indivíduo desenvolva as competências necessárias para identificar as melhores oportunidades de negócios.

Enquanto alguns tendem a pensar mais no presente e buscam formas de consertar o que não funciona bem, outros gostam de olhar para o futuro e sonham em construir algo do zero. O que todos têm em comum é a capacidade de tomar iniciativa para converter em realidade os frutos de sua imaginação.

Evidentemente, é necessário planejamento para estabelecer objetivos claros e persistência para enfrentar os riscos da atividade empreendedora. 

Os perfis do empreendedor brasileiro

Endeavor, organização que surgiu para impulsionar o empreendedorismo e criar um ambiente de negócios mais favorável no Brasil, promoveu um estudo com mais 4 mil empresários brasileiros.

Eles responderam questionários e participaram de entrevistas para fundamentar a definição de vários perfis empreendedores. Em qual deles você se enquadra?

Os situacionistas

Pessoas que atuavam em empregos dos quais não gostavam e já estavam cansadas dessa situação. O desejo de mudança as levou a procurar um novo rumo. Algumas delas aproveitaram uma oportunidade inesperada para abandonar os velhos paradigmas e investir em um negócio próprio.

Empreendedores natos 

Aqueles que nasceram com as características típicas do empreendedor. Estão sempre em busca de novas maneiras de fazer as coisas e tendem a identificar oportunidades ocultas para realizar seus objetivos. Mantêm esse comportamento mesmo enquanto funcionários, promovendo inovações em seus locais de trabalho.

Os idealistas

Pessoas que têm o desejo de mudar o mundo por meio de alguma transformação social. Embora busquem o lucro, enxergam a atividade empreendedora como uma forma de colaborar para o bem-estar comum, promovendo valores alinhados com o conceito de responsabilidade social.

Os herdeiros

O convívio intenso com outros empreendedores fez com que esses indivíduos absorvessem suas características. Muitos deles são filhos de empresários e herdaram um negócio administrado pela família. 

“Quero fazer do meu jeito”

Pessoas com crenças muito fortes e que costumam ser bastante críticas. Acreditam ter a melhor solução para determinados problemas e apostam no empreendedorismo como forma de colocar suas vontades em prática.

“Estou em busca do primeiro milhão”

Mais ambiciosos, esses empreendedores colocam a busca pelo lucro como principal motivação. A maior parte de suas decisões considera, em primeiro lugar, os aspectos relacionados à gestão financeira.

Vale destacar que todos nós podemos ter características de vários perfis. Entretanto, as experiências pessoais fazem com que determinados traços se sobressaiam, guiando os comportamentos do empreendedor em cada situação. 

E então, conseguiu se identificar com algum perfil de empreendedor apresentado acima? Deixe seu comentário e colabore para enriquecer este conteúdo.

Compartilhe este conteúdo:
Mais posts

Preencha o formulário e fique por dentro do mercado de foodservice.

Novidades quentinhas na sua caixa de entrada.
plugins premium WordPress