5 dicas de negócio próprio em cidade pequena para abrir agora mesmo

O sonho de qualquer empreendedor é encontrar locais com pouca concorrência e possibilidades para montar uma boa estrutura com baixo investimento. Resolvemos desenvolver este artigo com uma série de dicas de negócio próprio em cidade pequena, justamente porque esses lugares reúnem essas características tão desejadas.

Além dos aspectos que citamos acima, as cidades menores são atrativas para os empreendedores porque sofrem com a falta de produtos e serviços que já são muito comuns nas grandes cidades. Veja algumas opções para aproveitar esse cenário e obter grandes lucros.

1. Setor alimentício

Tendências relacionadas ao ramo de alimentação, como os food trucks e o uso de serviços de delivery online, estão em franca expansão nas metrópoles. Porém muitas cidades pequenas ainda não conhecem suas vantagens. Eis uma excelente oportunidade de levar algo novo a esse público.

Pesquise os estabelecimentos da área e procure identificar seus pontos fortes e fracos. Dessa forma, você terá informações para decidir que tipo de produto oferecer e os aspectos que podem atrapalhar a implantação do modelo de negócio.

Levar a transformação digital para estabelecimentos tradicionais, como padarias, restaurantes e pizzarias, também pode ser interessante.

2. Serviços estéticos

O Brasil é um dos maiores mercados para produtos e serviços relacionados à higiene pessoal e cosméticos. Muitas cidades pequenas carecem de estabelecimentos que, além de cabeleireiros, ofereçam bons serviços de manicure, pedicure e depilação. As barbearias também já estão despontando como uma alternativa lucrativa nesse ramo.

Para ir mais longe nesse mercado, um dos aspectos mais importantes é a localização. Com um bom ponto de atendimento e profissionais de qualidade, seu negócio terá boas chances de sucesso. Caso opte por uma barbearia, pense em um ambiente com outros elementos capazes de atrair o público masculino.

3. Pet shop

A quantidade de pessoas dispostas a gastar para cuidar bem de seus bichinhos de estimação é cada vez maior. Isso fez com que os pet shops se tornassem muito populares.

Caso tenha interesse em investir nesse setor, avalie cuidadosamente os concorrentes e desenvolva diferenciais para atrair e fidelizar a clientela.

4. Academia de musculação

Cuidar do corpo é mais uma tendência que cresce todos os anos no Brasil. Pessoas de diversas faixas etárias procuram pelas academias, seja por questões puramente estéticas ou por preocupações com a saúde.

O caminho para conseguir muitos clientes e expandir esse tipo de negócio rapidamente é investir em serviços variados e personalizados, além de oferecer um ambiente atrativo.

5. Lojas de roupas

O setor de vestuário é bastante estável, pois envolve uma das necessidades básicas do ser humano. Para identificar boas oportunidades de negócios, faça uma pesquisa de mercado e verifique os tipos de produto mais difíceis de encontrar na região.

Você pode oferecer roupas e calçados para todo tipo de público ou focar em um nicho específico, como a moda plus size ou o segmento infantil.

Com planejamento adequado e uma boa dose de perseverança, as alternativas apresentadas aqui têm grandes chances de dar certo. São modelos de negócio que exigem baixo investimento e possuem bons índices de rentabilidade, por isso são ideais para empreendedores iniciantes.

E aí, o que achou das nossas dicas de negócio próprio em cidade pequena? Gostou? Então compartilhe este post nas redes sociais e ajude a espalhar o conhecimento entre seus amigos.