8 setores que mais movimentam dinheiro no mundo

Setores que mais movimentam dinheiro no mundo

Quem tem espírito empreendedor, não pode deixar de conhecer os 8 setores que mais movimentam dinheiro no mundo. Leia mais e escolha em qual investir!


 

Não é preciso ser um especialista em negócios para saber que diversos fatores influenciam no sucesso ou não de uma empresa. Porém, é notável que alguns setores movimentam mais dinheiro que os outros, tendo grande impacto na economia global.

Um dos movimentos são as tendências de mercado, as oportunidades inesperadas (como a pandemia de Coronavírus), o surgimento de novas tecnologias e a atuação em setores consolidados, como a agricultura.

Continue a leitura e conheça 8 mercados mais lucrativos e saiba como investir em cada um deles. 

Navegue pelo menu

Quais são os setores que mais movimentam dinheiro?

1 – Delivery

Com um crescimento contínuo ano após ano, o delivery é um dos setores que mais se destaca nas tendências mundiais.

Após a pandemia, os serviços de alimentação cresceram 75% em 2022, sendo um dos setores que mais valoriza, segundo o Instituto Foodservice Brasil (IFB). E esse número deve aumentar em 7,5% em 2023

Mesmo com a superação da crise da Covid-19, as transformações da época vieram para ficar. Imagine como seria voltar para o velho hábito de ligar para os restaurantes para pedir um almoço em meio à rotina corrida.

Foi pensando nesse cenário que o delivery cresceu: em um clique você tem acesso a centenas de restaurantes e diferentes tipos de alimentação.  

Sendo o delivery um dos oito setores que mais movimentam dinheiro, é também um ramo que ganhou espaço em cidades pequenas. Acompanhando as tendências globais, a digitalização e a adesão ao serviço de delivery no interior já é uma realidade

Afinal, a pandemia também modificou os nossos hábitos de consumo. Aprendemos a valorizar o nosso tempo e usar as tecnologias para uma vida com mais conforto e segurança. 

2 – Financeiro

Não é novidade que o setor financeiro é um dos que mais cresce e movimenta dinheiro em todo o mundo. Sozinho, ele é responsável pela movimentação de cerca de 115 bilhões de dólares por ano (sendo que algumas entidades financeiras chegam a manter até 800 bilhões em ativos nos seus cofres).

A principal tendência para esse setor envolve a criação de canais digitais. Não é à toa que as fintechs não param de crescer e transformar a forma como os consumidores se relacionam com o setor. 

Inovadoras e com foco na experiência online, as tecnologias de serviço financeiro atraem aqueles consumidores que buscam processos personalizados e menor burocráticos. Da mesma forma, desafiam as instituições tradicionais a repensarem suas estratégias.

 

PARA REFLETIR:

Teríamos movimentando tanto dinheiro nos últimos anos se não houvesse máquina de cartão, aplicativo de banco, pix e outras soluções?

3 – Petróleo

O petróleo é o ouro do nosso tempo! Ele ocupa espaço entre as commodities mais importantes e é um dos setores que mais movimenta dinheiro no mundo.

Sendo pivô de muitas guerras e disputas territoriais, o petróleo é literalmente o combustível do mundo. A partir dele que obtemos gasolina, diesel, combustível de aviação e petroquímicos para plásticos.

Segundo o portal Uol, os maiores produtores de petróleo são:

  • China;
  • Emirados Árabes;
  • Irã;
  • Brasil.

Apesar de movimentar montantes consideráveis, o setor não tem tido um ano fácil.  Por ser fonte econômica de diversos países, o preço do barril de petróleo pode variar muito, impactando todo o globo, inclusive você. 

Com o aumento do preço do ativo, as refinarias repassam o valor para os postos de combustível e, por fim ao consumidor. Assim, a gasolina do seu carro fica mais cara e o diesel também. 

Esse aumento impacta o valor da comida no supermercado, nos restaurantes, o preço do transporte público e assim por diante. 

É por essa influência que a indústria petrolífera é uma das mais importantes e rentáveis.

 

4 – Farmacêutico

A indústria farmacêutica movimenta cerca de 700 bilhões de dólares anualmente. Esse é um dos principais setores da economia e tende a ser menos vulnerável a oscilações econômicas devido ao seu caráter essencial.

Como você pode notar, o número de drogarias espalhadas por todo o território nacional aumenta a cada ano. Enquanto outros negócios sofreram com as medidas restritivas da pandemia, o setor acabou tendo um lucro muito além do esperado e segue inabalado.

Mesmo com a permissão de permanecer abertas durante o período de isolamento social, as farmácias também aproveitaram o momento para investir no serviço de delivery.

De lá para cá, o que era uma necessidade se tornou uma comodidade. Com um público educado digitalmente, ficou muito mais fácil vender medicamentos, produtos de higiene e cosméticos por aplicativos de entrega

5 – Energia renovável

Assim como a indústria de petróleo, o setor de energias renováveis também entra na lista dos que mais movimentam dinheiro ao redor do mundo.

Acompanhando a expansão das estratégias de ESG (governança ambiental, social e corporativa), o ramo de energia limpa está em alta.  

Nas últimas décadas, vimos o mercado global começar a olhar para os efeitos devastadores da emissão de gases poluentes e da energia provenientes de fontes não renováveis.

Como resultado, vemos a adesão a práticas sustentáveis, como:

  • Criação de políticas públicas para reduzir a emissão de gases poluentes;
  • Investimento em projetos de eficiência energética;
  • Popularização do acesso à energia fotovoltaica;
  • Aumento das fazendas produtoras de energia solar;
  • Crescimento dos parques eólicos;
  • Barateamento das tecnologias de redução do consumo energético, como as lâmpadas de LED e os softwares de gestão de energia.

O Brasil é privilegiado em recursos naturais e energéticos. Atualmente, em todas as regiões do país é possível encontrar soluções energéticas de baixo impacto ambiental.

Então, se você pensa em um investimento a longo prazo, o setor energético é uma boa opção para empreender. 

6 – Comunicação 

A comunicação é um dos pilares de uma sociedade conectada como a nossa.

O setor é extremamente dinâmico e exige um olhar atento, tanto para as tendências de mercado quanto para as respostas dos consumidores.

Nos últimos anos, acompanhamos a explosão da comunicação digital e a importância do setor durante a pandemia. 

Afinal, a nossa forma de interagir mudou e graças ao avanço tecnológico pudemos manter contato, ter acesso ao entretenimento e continuar a rotina de trabalho e estudo durante o isolamento social. 

Desde 2020, nos tornamos mais dependentes das novas tecnologias da comunicação e esse é um processo que vai continuar evoluindo. Por isso, todas as inovações na área são muito bem-vindas.

O mundo está pronto para mergulhar e investir no mundo digital. Por isso, novos aplicativos, plataformas, redes sociais e tantos outros setores podem movimentar uma grande reserva de dinheiro nos próximos anos

7 – Agricultura 

Para alimentar uma população mundial que cresce em ritmo acelerado, é preciso de uma grande cadeia de produção operando.

Para você ter uma ideia, estamos perto da casa dos 8 bilhões de habitantes e, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a estimativa é que o número chegue a 11,2 bilhões em 2100.

Com isso, o setor de agricultura tem enormes desafios envolvendo a produção sustentável de alimentos.

O agro é responsável por girar a economia não só em torno na alimentação, mas também em negociações mundiais. No Brasil, por exemplo, a maior fonte de receita vem da produção agrária e as principais commodities são:

  • soja;
  • cana-de-açúcar;
  • carne bovina;
  • café;
  • celulose;
  • milho.

Acompanhando esse movimento, as tecnologias do campo estão em plena expansão. São cada vez mais necessários serviços que ajudem a monitorar a produção, diminuir a perda de ativos e elevar a qualidade da colheita

E, aí. Esse desafio é para você?

8 – Educação

Assim como o setor de comunicação, a educação também se transformou nos últimos anos.

Os serviços que possibilitam o aprendizado sem sair de casa tiveram um aumento expressivo, mesmo após a pandemia. 

A praticidade e a facilidade de encaixar os estudos na rotina já eram os principais atrativos de alunos que optavam pela educação à distância (EAD). Assim, surge também a possibilidade de investir em formações que antes eram geograficamente inacessíveis.

Tanto a educação tradicional quanto a educação à distância são setores que prometem crescer ainda mais nos próximos anos. Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, investir em qualificação deixa de ser um diferencial e passa a ser uma prioridade para quem quer se destacar.

 

Gostou do conteúdo?

Separamos um link para você continuar estudando novos setores para investir: Empreender: microfranquias baratas para começar seu negócio

Compartilhe este conteúdo:
Mais posts

Preencha o formulário e fique por dentro do mercado de foodservice.

Novidades quentinhas na sua caixa de entrada.
plugins premium WordPress