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Estratégias comerciais para food service: como potencializar seus negócios

Confira 5 dicas para destacar o seu negócio e aumentar seu faturamento.


Todo empreendedor que investe no food service sonha em ter um negócio de sucesso, seja a partir da aquisição de uma franquia, seja começando um empreendimento do zero. Esse é um mercado que, mesmo em meio a crises, apresenta crescimento todos os anos — o que, consequentemente, é sinônimo de muita competição.

Para se colocar à frente da concorrência, é preciso investir em ações que potencializam o seu negócio e façam dele a primeira opção na mente dos potenciais clientes. 

Confira abaixo 5 estratégias comerciais para ajudar você nessa tarefa:


MENU DE NAVEGAÇÃO
1 → Relacionamento: seja hiperlocal
2 → Invista nas suas redes e nas redes do seu cliente
3 → Busque influenciadores de nicho
4 → Feche negócios b2b, mas pense no b2c
5 → Marketing local: use o que a cidade tem de melhor a seu favor


1 → Relacionamento: seja hiperlocal

Investir no empreendedorismo local é uma estratégia importante para os empreendedores que desejam construir um negócio forte — e com as franquias não é diferente.

Além de gerar mais empregos e renda para a cidade, um franqueado local tem um conhecimento mais profundo sobre o ecossistema e sobre o comportamento dos consumidores. Isso permite que ele invista em produtos, serviços e estratégias que tenham mais chances de sucesso.

Fazer parte da comunidade local e trabalhar junto aos seus fornecedores e parceiros de negócio também representa uma vantagem em momentos de crise. Essa proximidade permite que se proponham soluções em conjunto de forma que nenhum negócio saia prejudicado.

2 → Invista nas suas redes e nas redes do seu cliente

Talvez você já esteja cansado de saber sobre a importância de investir em mídias sociais, mas o fato é que a presença nessas plataformas pode fazer toda a diferença na lembrança que os consumidores têm da marca.

Investir em perfis profissionais nas plataformas que mais conversam com o seu negócio é uma forma de posicioná-lo e aproximá-lo dos seus clientes. Em mercados em que a concorrência é muito acirrada, estratégias como essa influenciam diretamente no momento da compra.

Além de investir nos perfis do seu negócio, você já pensou em impulsionar também os perfis dos seus clientes? Como franqueado, você pode pensar em ações conjuntas com seus parceiros de negócio e fornecedores, por exemplo.

Mostre para sua audiência essa ligação entre negócios, planeje a produção conjunta de conteúdos e faça campanhas que integrem todos os parceiros. Ações conjuntas, além de fortalecer a parceria, também ajuda para todos os negócios cresçam juntos e se apoiem mutuamente.

3 → Busque influenciadores de nicho

Você sabe dizer qual é o nicho do seu negócio? Ter um segmento de consumidores bem definido é essencial para que você consiga satisfazer suas necessidades e conquistar clientes fiéis e alinhados ao seu produto ou serviço. Além disso, seu nicho ajudará a evitar gastos desnecessários e investimentos equivocados, já que será o norte para a definição de esforços de marketing.

Quando você sabe exatamente qual público quer atingir, a busca por influenciadores que atuam no mesmo nicho que o seu se torna uma estratégia importante. Ao invés de investir no alcance de um grande número de pessoas (muitas das quais não terão interesse no que o seu negócio tem para oferecer), o influenciador de nicho vai levar a sua mensagem às pessoas certas.

4 → Feche negócios b2b, mas pense no b2c

Todo empreendedor reconhece a importância de focar na satisfação do cliente. Afinal, atender às suas necessidades é uma das razões principais de um negócio existir. Essa mesma lógica deve ser aplicada quando falamos de negócios b2b.

Por exemplo: se você for franqueado de um app de delivery, deve se preocupar em fechar parcerias com negócios locais que entendam o valor da solução. Mas, ainda que a sua estratégia de venda seja voltada para o b2b, a satisfação do cliente final também deve ser colocada na balança. Por isso, busque negócios que também se preocupem em oferecer o melhor produto/serviço para os seus clientes. Parcerias de qualidade, além de serem mantidas por muito mais tempo, também ajudarão a fortalecer o seu negócio.

5 → Marketing local: use o que a cidade tem de melhor a seu favor

Investir no marketing local é uma das formas mais eficazes de focar nos potenciais clientes que estão fisicamente próximos ao seu negócio.

Essa proximidade permite que você conheça detalhes específicos dos hábitos dos seus clientes, sejam eles b2b ou b2c. Informações como essas podem tanto direcionar suas estratégias de marketing quanto influenciar na forma como você opera o seu negócio no dia a dia.

Esse direcionamento vale tanto para esforços offline quanto online: a partir do momento em que você sabe onde o seu cliente está, fica muito mais simples de se comunicar com ele, entender o que ele busca e investir nos melhores meios de oferecer a sua solução. O marketing online, inclusive, pode se beneficiar muito da obtenção de dados mais precisos para segmentar do público e, consequentemente, potencializar a estratégia.


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