Como usar o Instagram em estratégias comerciais de delivery

Como usar o Instagram na sua estratégia de delivery

A mídia social é uma das principais ferramentas para aproximar potenciais clientes do seu negócio. Entenda neste conteúdo como usar esta estratégia!


Quem não faz parte de ao menos uma mídia social hoje em dia é uma exceção. A quantidade de plataformas que tentam despontar todos os anos é impressionante, assim como os números daquelas que se tornam populares.

Lançada há 10 anos, em 6 de outubro de 2010, o Instagram é uma delas. De lá para cá, a mídia social focada em compartilhamento de fotos já ultrapassou a marca de 1 bilhão de usuários em todo o mundo. O Brasil ocupa a 3ª posição no ranking de usuários da rede.

Mas não são apenas os usuários comuns que são atraídos pela plataforma: há um bom tempo as marcas identificaram aí uma oportunidade de conversarem com seus potenciais clientes de uma forma mais próxima e de potencializarem suas estratégias comerciais, sejam elas b2c ou b2b.

Neste artigo entenda como usar o Instagram voltado para negócios e saiba como a plataforma pode fortalecer tanto a sua estratégia de delivery quanto a dos negócios parceiros da sua marca.


MENU DE NAVEGAÇÃO

1 → Como usar o Instagram para negócios
2 → Criando uma estratégia de mídia compartilhada
3 → A importância dos influenciadores para sua estratégia
4 → Criando postagens que geram engajamento
5 → A importância das hashtags


1 → Como usar o Instagram para negócios

O Instagram para negócios (ou Instagram for business) é um recurso que permite às empresas terem acesso a métricas importantes para avaliar o desempenho da marca na plataforma, além de conferir um profissionalismo maior para o perfil.

A transição de um perfil normal para um comercial é gratuita e simples de ser feita: basta ir em configurações e clicar em “Alternar para o perfil de negócios”.

Através da conta comercial, a análise de desempenho não se limita a curtidas e comentários: com a ferramenta Insights é possível saber quais posts tiveram o maior alcance, quantidade de impressões e engajamento em determinados períodos de tempo, por exemplo. Também é possível entender o perfil do público que segue a conta através de dados específicos como idade, gênero e localização, além de horários e dias com maior volume de acessos à plataforma.

Dados como estes permitem não só estruturar a estratégia de marketing da sua marca como também analisar se o público que segue o perfil está alinhado à persona definida como ideal. Se ele estiver muito distante, talvez seja o momento de repensar as suas estratégias para atrair as pessoas certas.

2 → Criando uma estratégia de mídia compartilhada

Além de pensar em ações apenas para o seu negócio, que tal fortalecer sua estratégia com ações conjuntas com os seus parceiros?

Se você tem uma franquia de delivery, pode sugerir parceria com os negócios locais que integram a plataforma. Se tem um restaurante, também pode investir em ações de mídia compartilhada com seus fornecedores. A ideia é unir diferentes perfis no Instagram a fim de aumentar o alcance, acelerar o crescimento do perfil e fortalecer a relação que você já tem com seus parceiros de negócio. 

Você pode pensar em vídeos, stories, posts, lives, reels e todos os demais recursos lançados pela plataforma que façam sentido para o seu negócio e, principalmente para a sua audiência.

Por exemplo: convide um restaurante parceiro para fazer lives de culinária. Ao mesmo tempo em que isso vai atrair potenciais clientes do restaurante, também pode despertar a atenção de outros negócios que podem ter interesse de integrar a sua plataforma também.

3 → A importância dos influenciadores para sua estratégia 

Um conceito ligado ao marketing que você já deve ter ouvido por aí diz que pessoas se conectam com pessoas. Pois os influenciadores sabem fazer isso muito bem.

Além de possuírem um grande número de seguidores em mídias sociais, os influenciadores investem seus esforços na construção de uma relação próxima com eles. Isso faz com que eles construam autoridade, confiança e tenham sua opinião respeitada em muitos aspectos, principalmente no que diz respeito a decisões de compra.

Vincular a sua marca aos influenciadores certos pode fazer toda a diferença na sua estratégia dentro do Instagram. Busque aqueles que têm um bom número de seguidores, mas que também conversem com o seu nicho.

Se você tem um restaurante voltado para o público jovem, busque influenciadores que tenham um público semelhante. Se a persona da sua marca for uma mulher, isso também deve ser levado em conta na hora de fazer a sua escolha. E se o seu objetivo for fazer uma ação local para a sua franquia de delivery, buscar por influenciadores na sua cidade e região faz muito mais sentido do que fechar uma parceria com grandes influenciadores nacionais que podem não ser relevantes para o seu público.

4 → Criando postagens que geram engajamento

Todo mundo que cria conteúdos para mídias sociais está em busca de engajamento. Ainda que o algoritmo do Instagram possa ser um mistério em vários momentos, existem estratégias que podem ajudar a aumentar a sua influência na mídia:

Diversifique seus posts

Investir em vários formatos de posts é importante para que o seu conteúdos não caia na mesmice. Quando você investe em posts sempre iguais, seus seguidores podem ficar entediados e diminuirem sua interação, o que leva o algoritmo a diminuir a entrega do seu conteúdo para os seus seguidores. Por isso, certifique-se de explorar ao máximo os recursos do app, como vídeos, stories e IGTV.

Inove em seus conteúdos

Investir em temáticas diferentes também é importante para construir um perfil dinâmico e atraente. Além de expor produtos e promover vendas, aproveite a proximidade que a plataforma proporciona para mostrar bastidores e promover conversas sinceras com os seguidores.

Cuidado com as imagens

Já falamos por aqui várias vezes sobre a importância de investir em imagens de qualidade, mas nunca é demais reforçar. No Instagram, uma rede social criada para o compartilhamentos de fotos, a qualidade visual do que você posta é diretamente proporcional ao engajamento que você gera. Para despertar o interesse dos seus seguidores, invista em imagens de alta qualidade, com ângulos que favoreçam o seu produto ou imagens que ilustram bem o seu serviço. 

Mantenha um relacionamento próximo com seus seguidores

Não seja daquele tipo de perfil que ignora completamente as interações em postagens e directs. Se um seguidor investiu o seu tempo para deixar um comentário na sua postagem, dedique também um tempo para interagir de volta. Os usuários buscam conexão com os perfis que seguem. Se são ignorados quando demonstram engajamento, dificilmente voltarão a interagir com o mesmo entusiasmo.

5 → A importância das hashtags 

As hashtags não possuem a mesma força no Instagram do que em mídias como o Twitter, por exemplo, mas não devem ser negligenciadas.

Seguir hashtags é um recurso do qual os usuários dispõem para receber em sua timeline o conteúdo de diversos criadores que a utilizarem. Assim, criar uma hashtag própria da marca é uma boa estratégia para destacar o nome do seu negócio ou promover uma ação específica de marketing. Estimule seus clientes a seguirem e usarem a hashtag (isso facilita que você pesquise e compartilhe postagens dos seus clientes). Para facilitar a adesão, crie uma hashtag simples, não muito longa e que possa ser entendida facilmente.

Assim como as hashtags podem ajudar a melhorar o desempenho de uma publicação, elas também acabam diminuindo o alcance quando usadas de forma errada. Algumas hashtags fazem com que as publicações sejam ocultadas da timeline por denúncias de que elas não estariam de acordo com as diretrizes da comunidade.

Como são universais, as hashtags podem ser usadas em diversos contextos e, por isso, podem acabar assumindo diferentes significados. Um exemplo é a hashtag #italiano. Um restaurante de comida italiana pode usá-la para divulgar os seus pratos e acabar tendo o seu alcance diminuído, mesmo que não faça muito sentido. O algoritmo está sempre trabalhando em melhorias, mas é sempre bom ficar atento a esse tipo de questão.

Dica: para saber se as hashtags que você usa apresentam esse risco, pesquise na lupa do Instagram. Se aparecer uma mensagem falando sobre ocultação de postagens, evite o uso.


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