Oportunidade de negócios: aprenda identificá-las com sucesso!

Você sabia que toda ideia tem prazo de validade? Algo que parece uma excelente oportunidade de negócios hoje pode estar obsoleto amanhã. Portanto, é fundamental manter-se sempre antenado para identificar o mais rápido possível aquilo que pode se tornar uma tendência e o que está em extinção.

Grandes ideias podem dar origem a um negócio completamente novo ou revolucionar as atividades de uma empresa que já existe. Neste artigo, vamos apresentar algumas dicas para que você consiga identificar as melhores oportunidades e implantar um modelo de negócio inovador. Acompanhe!

Procure os vazios do mercado

Para encontrar as melhores oportunidades de investimento, identifique as necessidades que o mercado ainda não conseguiu atender plenamente. Ao invés de desenvolver o produto primeiro e depois procurar gente para comprá-lo, é interessante deixar que o público indique o que está faltando. Para encontrar esse espaço vazio, faça pesquisas e observe as situações do cotidiano.

Uma pessoa com perfil empreendedor sabe que as boas ideias são aquelas que resolvem problemas. Então, pense nas reclamações frequentes das pessoas a sua volta: existe algo que elas gostariam de adquirir, mas é caro demais ou não está disponível? Fique atento aos pequenos sinais  a chance de ouro pode estar naquilo que não se vê.

Concentre-se em um segmento específico

Ao invés de ter um negócio que procure atender todo mundo, por que não se especializar em algo focado para um público restrito? Desenvolver uma ideia para atender as necessidades de uma faixa específica do público pode ser bastante lucrativo. Há segmentos em que uma loja especializada inspira mais confiança nos consumidores do que aquela que tenta vender de tudo.

Além de dar atenção a aspectos como idade, sexo e estado civil, observe as preferências dessas pessoas, procure entender o que elas gostariam de ter por perto. Também é essencial conhecer profundamente o tipo de produto ou serviço oferecido. Evidentemente, é necessário avaliar se o tamanho desse nicho de mercado justifica o investimento.

Atraia vários públicos ao mesmo tempo

O item anterior falava sobre fazer algo para um público específico, mas o caminho inverso também pode render boas oportunidades. Oferecer diversas mercadorias e serviços em um mesmo estabelecimento pode ser bastante interessante, pois atrai clientes com perfis distintos.

O sucesso de um produto ou estabelecimento multifuncional dependerá do custo-benefício percebido pelo consumidor. Um grande exemplo é o smartphone: ao contrário dos celulares antigos, que só ligavam e mandavam mensagens de texto, ele acumula funções de computadores, câmeras, scanners, despertadores etc.  

Jamais perca o senso crítico

Às vezes, algo que parece uma excelente oportunidade no papel, torna-se um pesadelo na prática. Por isso, é importante que você não trate suas ideias de forma emocional. Esteja preparado para pensar em todos os prós e contras com imparcialidade. Veja quanto é preciso investir na abertura de um negócio e avalie se é viável ou não.

Se perceber que a ideia ainda não está madura, espere o momento mais propício para lançar mão dela e torná-la uma oportunidade de negócios. Assim você terá mais tempo para corrigir as falhas e limitações do projeto, reduzindo o risco de perder tempo e recursos financeiros.

E aí, gostou do conteúdo deste post? Então aproveite para acompanhar outros temas como esse seguindo as nossas páginas no Facebook, LinkedIn, Instagram e Twitter.