3 maiores franquias de sucesso no Brasil e no mundo

Nos últimos tempos, muito tem se falado sobre as franquias. Para os especialistas do ramo dos negócios, abrir uma franquia é um bom investimento, já que traz um formato anteriormente testado, prometendo lucros significativos ao franqueador. Isso é visível quando notamos o massivo número de franquias de sucesso no Brasil e no mundo.

Mas o que é preciso para, de fato, ter uma franquia de sucesso? Para responder a essa pergunta, selecionamos 5 pilares que são necessários para que a franquia gere lucros e se consolide no mercado. Quer saber quais são? Então continue lendo nosso post e confira!

1. Processos padronizados

Quando você vai a uma loja do Burger King, espera encontrar ali os produtos vendidos em outra loja da franquia, certo? Isso acontece quando os franqueados padronizam seus processos internos, ou seja, uniformizam o atendimento de qualidade e na escolha e apresentação dos produtos. Se uma franquia diverge das outras pode confundir o cliente e gerar perda de vendas.

2. Marca e imagem

Assim como foi dito, a padronização é essencial para que a franquia mantenha a “cara” da marca. Por isso mesmo, o cuidado com a imagem do produto ofertado é importante para que transmita credibilidade e que, ao pensar na marca, o cliente associe o produto à excelência.

3. Consultoria do franqueador

Para que a marca e a imagem do produto seja mantido, é de extrema importância consultorias frequentes do franqueador, afinal, ele conhece a marca mais do que ninguém. Essa “conversa” constante entre franqueador e franqueado evita o risco de que sejam criadas empresas distintas com a mesma marca. É aquilo que já dissemos antes: tudo precisa ser padronizado!

4. Potencial de crescimento

Definir o potencial de crescimento de uma franquia requer cálculos detalhados. Para chegar a um resultado aproximado, é preciso analisar vários fatores como, por exemplo, a quantidade de réplicas da franquia que o mercado é capaz de sustentar, quais são os melhores pontos para abrir o negócio e quais são os produtos atrativos para o cliente em potencial.

5. Perfil do franqueado

Antes de permitir que mais uma franquia seja aberta, a franqueadora precisa analisar o perfil do franqueado. “Mas como isso é feito?”. Antes de mais nada, é necessário que exista capital compatível com o investimento. Além disso, experiências anteriores devem ser consideradas.

Franquias de sucesso

Agora que você sabe quais são os 5 pilares para o êxito de uma franquia, que tal conferir as maiores franquias de sucesso do Brasil e do mundo? Abaixo destacamos as principais. Confira!

1. Cacau Show

A Cacatu Show é uma franquia do setor alimentício de chocolates finos, presente em todo o Brasil. No entanto, a marca só entrou para o franchising em 2001, quando o dono, por falta de espaço em sua garagem precisou abrir um local para vender seus chocolates. Hoje para abrir uma franquia da Cacau Show, o valor do capital investido é de aproximadamente 150 mil.

2. Burger King

Fundada em 1954, nos Estados Unidos, hoje a BK, como também é conhecida, é uma das mais lucrativas redes de alimentação fast-food do mundo. Com marca e modelo de negócio no mercado por 50 anos! Para abrir uma franquia da rede é necessário desembolsar cerca de 600 mil reais.

3. Mc Donald’s

Inaugurada em 1937, a maior rede de comida rápida do globo só começou a usar o sistema de franquias por volta de 1953. Hoje, com mais de 30 mil franquias ao redor do mundo, é uma das mais importantes e conhecidas marcas de fast-food. Porém, para abrir uma franquia, não é nada barato. O capital necessário gira em torno de um milhão e meio de reais.

Para que essas franquias dessem tão certo foram necessárias três coisas: uma boa campanha de marketing, qualidade no atendimento e modelo de negócio, que engloba todos os pilares exemplificados acima.

Seguindo nossas dicas, é possível, sim, fazer parte dessas franquias de sucesso! E se você está procurando uma franquia com alto potencial de crescimento em um mercado em expansão, saiba mais sobre a única franquia de delivery online do Brasil!